Eventos
No MMA, atletas competem em categorias de peso, e precisam pesar até um determinado limite no dia anterior às suas lutas, o que é feito na pesagem oficial.
O UFC possui atualmente nove categorias de peso definidas por determinados limites. De forma geral, os atletas tentam pesar no exato limite, para que possam perder o mínimo de peso possível durante sua preparação para a luta.
Não atingir o peso limite para sua categoria no dia da pesagem pode resultar na transferência de parte da bolsa de determinado atleta ao adversário, em um acordo entre dois atletas para competirem fora de uma categoria específica (peso casado) ou no cancelamento da luta.
Confira os rankings oficiais do UFC de todas as divisões
A pesagem oficial do UFC é realizada no dia anterior às lutas, e requer que os atletas se pesem entre 9h e 11h da manhã no horário local. Dependendo da comissão atlética reguladora do evento e/ou da quantidade de peso excedida em relação ao limite, um atleta que não atingir o referido limite recebe uma hora adicional a partir do momento de sua pesagem para tentar perder o excedente e se pesar novamente.
Para lutas sem cinturões em disputa, os atletas podem pesar até uma libra (aprox. 450g) acima do limite da categoria - tolerância que não é concedida em casos de disputas de título.
Pareceu confuso? Porque, de fato, é. Então aqui está tudo o que você precisa saber para entender as categorias de peso do UFC:
Peso-Palha - 52,1 Kg (115 libras)
A divisão peso-palha é a mais leve no UFC atualmente, e uma das quatro categorias femininas. Em 2014, a atual campeã peso-palha Carla Esparza derrotou Rose Namajunas, se tornando campeã inaugural do peso. Desde então, a categoria contou com lendas da organização, como a própria Namajunas, Joanna Jedrzejczyk, entre outras.
Para lutas sem o cinturão em disputa, atletas do peso-palha podem pesar até 52,6 Kg. Quando o título está em jogo, atletas precisam pesar até 52,1 Kg ou menos.
Peso-Mosca - 56,7 Kg (125 libras)
A divisão peso-mosca é a primeira de três que possuem categorias masculina e feminina. Ambas tiveram poucos campeões nos últimos anos, com Valentina Shevchenko defendendo o cinturão feminino desde dezembro de 2018, enquanto a masculina aguarda Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno encerrarem uma série de quatro combates consecutivos pelo título no UFC 283, em 21 de janeiro.
Confira as lutas já anunciadas para o UFC 283, no Rio de Janeiro
Para lutas sem o cinturão em disputa, atletas do peso-mosca podem pesar até 57,1 Kg. Quando o título está em jogo, atletas precisam pesar até 56,7 Kg ou menos.
Em 2020, Deiveson estava escalado para enfrentar Joseph Benavidez em luta pelo cinturão da divisão. No entanto, o brasileiro pesou 57,8 Kg, cerca de 1,1 Kg acima do limite para uma disputa de título. Apesar de vencer a luta, Deiveson não se tornou campeão na ocasião, e recebeu a oportunidade de uma revanche cinco meses depois.
Peso-Galo - 61,2 Kg (135 libras)
Mais uma categoria que possui divisões masculina e feminina, o peso-galo teve alguns dos atletas e lutas mais icônicos desta geração. Uma das pioneiras do MMA feminino, Ronda Rousey construiu seu legado no peso-galo, assim como aquela que é por muitos considerada a maior lutadora de todos os tempos, a "Leoa" Amanda Nunes.
Para lutas sem título em disputa, atletas do peso-galo podem pesar até 61,6 Kg, enquanto disputas de cinturão requerem 61,2 Kg ou menos.
Peso-Pena - 65,7 Kg (145 libras)
A última categoria com divisões masculina e feminina é o peso-pena. Criado em 2010, após absorver a categoria do extinto evento WEC, o peso-pena teve algumas das lutas mais comentadas de todos os tempos, incluindo o duelo entre seu campeão original, o brasileiro José Aldo, e a superestrela irlandesa Conor McGregor.
Para lutas sem título em disputa, atletas do peso-pena podem pesar até 66,2 Kg, enquanto disputas de cinturão requerem 65,7 Kg ou menos.
Peso-Leve - 70,3 Kg (155 libras)
Conhecida como uma das divisões mais repleta de talentos, o peso-leve tem estado no centro das atenções nos últimos anos após a aposentadoria do membro do Hall da Fama do UFC e ex-campeão Khabib Nurmagomedov.
No UFC 280, o pupilo de Khabib, Islam Makhachev conquistou o título da divisão ao vencer Charles Oliveira, que havia perdido o cinturão em sua luta anterior ao não bater o peso por meia libra (aprox. 226g) antes de sua defesa de cinturão contra Justin Gaethje.
Para lutas sem título em disputa, atletas do peso-leve podem pesar até 70,7 Kg, enquanto disputas de cinturão requerem 70,3 Kg ou menos.
Peso Meio-Médio - 77,1 Kg (170 libras)
A divisão dos meio-médios é a primeira em que há uma diferença de 6,8 Kg para a anterior, e ela teve uma ascensão de grandes nomes nos últimos anos. Em agosto, Leon Edwards surpreendeu o ex-campeão e então número um peso por peso do mundo, Kamaru Usman, com um nocaute no 1º round. Khamzat Chimaev e Belal Muhammad também se consolidaram no Top 5 com vitórias recentes.
Para lutas sem título em disputa, atletas do peso meio-médio podem pesar até 77,5 Kg, enquanto disputas de cinturão requerem 77,1 Kg ou menos.
Peso-Médio - 83,9 Kg (185 libras)
No UFC 281, a divisão peso-médio estará no centro das atenções no Madison Square Garden, em Nova York, para a disputa de título entre o campeão Israel Adesanya e o desafiante, Alex "Poatan" Pereira. Adesanya é o detentor do título desde outubro de 2019, e busca sua sexta defesa consecutiva.
Para lutas sem título em disputa, atletas do peso-médio podem pesar até 84,3 Kg, enquanto disputas de cinturão requerem 83,9 Kg ou menos.
Peso Meio-Pesado - 92,9 Kg (205 libras)
Um salto de 9 Kg separa o peso-médio do meio-pesado, categoria que teve um dos maiores talentos da história do UFC Jon Jones como campeão entre 2011-2015 e entre 2018-2020, somando 11 defesas de cinturão no período.
Confira os próximos eventos do UFC
Para lutas sem título em disputa, atletas do peso meio-pesado podem pesar até 93,4 Kg, enquanto disputas de cinturão requerem 92,9 Kg ou menos.
Peso-Pesado - 120,2 Kg (265 libras)
É aqui que a coisa fica divertida. A divisão dos pesos-pesados tem a maior tolerância de peso na organização, e os atletas que competem nela frequentemente ficam vários quilos abaixo do limite. Por exemplo, no UFC Paris, em setembro deste ano, Ciryl Gane pesou 112 Kg para sua luta com Tai Tuivasa, que ficou com 120,6 Kg. Alguns atletas do peso-pesado optam por se manterem mais leves ou mais pesados, privilegiando agilidade ou força, dependendo de seus estilos de luta.
Para lutas sem título em disputa, atletas do peso meio-pesado podem pesar até 120,6 Kg, enquanto disputas de cinturão requerem 120,2 Kg ou menos.