Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Entrevista pós-luta com Cezar Mutante

Cezar Ferreira, mais conhecido como Mutante, foi o vencedor do combate no quinto episódio do TUF Brasil. Garantido na semifinal dos pesos médios, Mutante levou o time de Vitor Belfort à quarta vitória. Ele foi o segundo da divisão até 84kg a conquistar vaga, ao lado do companheiro de equipe Daniel Sarafian.  

Na noite do último domingo, Mutante derrotou Leonardo Macarrão, mas, apesar da finalização no segundo round, não teve moleza pela frente. O primeiro assalto foi eletrizante e Macarrão surpreendeu com um muay thai de qualidade e boa absorção dos golpes.

"Lembro que acertei um direto nele logo no começo, mas ao mesmo tempo levei um cruzado de esquerda e senti o golpe também. Isso atrapalhou. Em uma situação normal eu teria liquidado a fatura naquele momento", analisa Mutante.

"Mas não achei que ele impôs o jogo dele, muito pelo contrário. Eu o fiz andar para trás a maior parte do tempo, tiveram alguns ataques dele que conectaram assim como os meus nele. Em um combate com dois trocadores, estamos sujeitos a bater e apanhar. O importante é ter um bom corner para te conduzir e, se preciso, mudar a estratégia de luta e buscar uma área mais segura", completa.

E foi exatamente o que aconteceu. No segundo assalto, Mutante confundiu Macarrão. Quando todos esperavam que ele fosse continuar aceitando a luta em pé, em um bote certeiro Mutante derrubou e trabalhou no solo até forçar o adversário a dar os três tapinhas, ação que caracteriza a desistência por finalização.

"Foi uma lição muito importante que aprendi na casa do TUF Brasil e vou levar por toda a minha carreira: ouvir o seu técnico e cumprir tarefas. Nesta luta eu fiz as duas coisas: ouvi meu corner, que me mandou manter a distância do oponente, e cumpri a tarefa quando os treinadores Luiz Dórea e o Gilbert Durinho mandaram eu levar o Macarrão para o solo. Isso faz a diferença em horas difíceis." 

Enfim, depois que derrubou Macarrão, Cezar trabalhou muito bem com as técnicas de chão até estrangular. Apesar de ser especialista na luta em pé, com bons socos e chutes, ele treinou numa das grandes escolas de jiu-jitsu de Belo Horizonte e desenvolveu boas técnicas de estrangulamento. Vale destacar também que, através deste tipo de golpe, Mutante passou pela última eliminatória para garantir vaga no programa.

"Sou faixa preta de jiu-jitsu do Cristiano "Titi" Lazarini, um grande campeão, e a guilhotina (estrangulamento usado por Cezar) é um dos golpes preferidos dele. Ainda bem que eu não faltei nas aulas de guilhotina (risos)!", brinca Mutante, que avisa: "Estrangulo bem, entretanto, tenho muito mais armas que gosto de usar no jiu-jitsu. Mas isso é segredo."

Mutante não teve uma infância fácil. O lutador nasceu numa pequena cidade de São Paulo, mas sua mãe faleceu quando ainda era muito jovem, por conta de um câncer no estômago. O drama aumentou depois que seu pai se tornou alcoólatra e o irmão se envolveu com drogas. Nesta fase, Cezar teve que se virar para garantir o sustento. A luta foi uma salvação em sua vida, por isso o atleta afasta as declarações de Wanderlei Silva no último programa. O treinador do time adversário disse que o pupilo de Belfort tinha cara e jeito de playboy.

"Acho que ele falou sem pensar e não é por isso que vou deixar de admirá-lo, adoro o seu trabalho e acho que ele, assim como o Vitor, fizeram muito pelo nosso esporte. O importante para mim não é o que os outros pensam, pois só eu sei tudo o que passei para tentar realizar o meu sonho. Eu me importo com o que a minha família pensa, minha esposa e minha filha, e é para elas que eu devo satisfação."

Cezar Mutante segue firme para realizar o sonho de assinar um contrato com o UFC, mas seu caminho não está fácil. Apesar das duas finalizações até então, o lutador enfrentou dificuldades na sua maior especialidade, a luta em pé. Alie isso à pressão que envolve um reality show e as acusações que já apareceram, sugerindo que o lutador é protegido por Vitor Belfort, o líder do seu time. Mutante vai ter que mostrar todo o seu valor. 

"Eu ainda não consegui render meus 100% dentro do TUF Brasil, mas espero que na próxima luta consiga mostrar todo o meu talento e usar bem o meu boxe, muay thai e a capoeira, que são as minhas principais habilidades", encerra.