Pular para o conteúdo principal
Entrevistas

Espelho de Anderson Silva: conheça o estreante Marcos “Dhalsim”

Paulista faz estreia no UFC 234, em 9 de fevereiro

A vida de lutador de MMA requer muitos sacrifícios. Mudar de cidade, se dedicar a outros empregos e abrir mão de momentos da vida pessoal são apenas algumas das coisas que tantos atletas fazem, e não foi diferente com Marcos Mariano.

“Antes de ser lutador, eu tive vários trabalhos. Além de modelo, fui pedreiro, flanelinha, e hoje sou um professor. Sou faixa-preta de muay thai e kickboxing, dou aula de boxe também, e vivo para a luta. Saí da periferia de São Paulo e vim para Curitiba. A minha história de vida é uma inspiração para as pessoas também. Acho que eu não estou no UFC por acaso. Foi muito suor”, disse o mais novo contratado em entrevista à reportagem do UFC Brasil.

Há três anos morando na capital paranaense, o atleta apelidado de “Dhalsim” (por ter braços e pernas longos como o personagem do jogo Street Fighter) se mudou a convite do mestre Rodrigo Vidal, professor de seu grande ídolo e inspiração, o ex-campeão dos médios Anderson Silva.

Agora ele terá a chance de mostrar seu trabalho ao mundo. Marcos encara Lando Vannata no UFC 234, que acontece em 9 de fevereiro – mesmo evento em que o “Spider” enfrenta Israel Adesanya.

Estrear na mesma noite em que seu ídolo entra em ação é motivo de grande emoção para o peso-leve.

“Quando falaram que era o mesmo card que o Anderson, meu Deus do céu! Não tem palavras para falar. Eu vou lutar no mesmo card que o mestre, um cara em quem eu me inspiro. Estou muito feliz, muito feliz mesmo. Eu dou a vida nos treinos. Tenho certeza de que dia 9 vai ser o dia da minha vitória”.

Mestre Anderson Silva

Um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos, Anderson Silva sempre foi inspiração para Marcos. Ele conta que acompanhava o Spider desde o Meca, e que buscava mais informações sobre o ídolo em revistas e vídeos. Isso foi moldando seu estilo dentro dos ringues.

“Eu gosto de me divertir lutando. Muita gente fala que eu lembro o Anderson, até pela fisionomia. Eu me espelho nele. Ele me deu esperança para lutar, ele me motivou. O estilo de luta dele, a história de vida dele, como pessoa também.

De admirador, Marcos passou a ser eventual parceiro de treinos de Anderson, quando a “vida corrida” permite.

Estilo agressivo

“Dhalsim” define seu estilo como técnico e agressivo, e ninguém melhor que o dinâmico e resistente Lando Vannata para trazer isso à tona.

O cartel 6-4 no MMA pode causar desconfiança aos fãs, mas o atleta garante que é mais experiente do que parece. Seu início nas artes marciais aconteceu aos 15 anos com o kung fu, e desde então ele passou pela capoeira e kickboxing, onde ganhou títulos mundiais e nacionais. Quando tinha 25 anos, ele passou a se dedicar ao MMA.

“Minha vida inteira eu lutei em pé. Tenho muita experiência, lutei em muitos eventos, inclusive no Glory. Muita gente pode desacreditar, mas pode ter certeza que dia 9 de fevereiro vai ser um lutão. Acredito que o jogo casa muito para mim. Ele aceita brigar, então vai ser muito bom. Dia 9 vai ser o dia da vitória”, declarou.

“Eu vou dar tudo o que eu tenho. Vou entregar tudo dentro do Octógono”.