Eventos
O campeão peso-médio Alex "Poatan" Pereira fará sua primeira defesa de título em uma revanche imediata com o ex-detentor do cinturão, Israel Adesanya, na luta principal do UFC 287, dia 8 de abril, em Miami, nos Estados Unidos. O UFC Fight Pass transmite o card completo a partir das 19 horas (horário de Brasília).
Confira uma análise da luta principal do UFC 287 baseada em dados dos lutadores no Octógono.
(Todas as estatísticas de acordo com o Livro de Recordes do UFC e o Fight Metric em 5 de abril de 2023, e apenas inclui lutadores ativos em suas respectivas categorias, salvo mencionada alguma exceção)
Alex Poatan
Estatísticas chave: 5.23 golpes acertados por minuto, 59% de precisão nos golpes, tempo médio de luta de 11m14s.
O que isso significa: Talvez não exista hoje no MMA um nocauteador mais selvagem do que Alex Poatan. O brasileiro é um kickboxer técnico e preciso, e cada golpe que ele desfere pode ser fatal ao seu oponente. Ele possui fortes chutes nas pernas e gosta de variar a altura de seus golpes. Assim que encontra seu ritmo, ele pode controlar a distância contra seu adversário. Dito isso, seu cruzado de esquerda tem uma potência lendária. Ele possui uma carreira recheada de grandes momentos onde acaba com a luta com um soco, e faz muito disso utilizando suas fintas e movimentação. Em algumas oportunidades ele também consegue achar uma brecha para encaixar golpes quando está sendo pressionado, sendo efetivo em qualquer situação.
Israel Adesanya
Estatísticas chave: 12 knockdowns aplicados (1°), 60% de defesa de golpes significativos (empatado em 6°), tempo médio de luta de 18m26s (3° maior na história).
O que isso significa: Israel Adesanya é metódico, meticuloso e calculista quando se trata de quebrar seus oponentes round após round. Ele ama começar os combates chutando as pernas dos rivais enquanto apresenta diversas fintas e ângulos diferentes para esses ataques. Ele constantemente troca de base e tem uma habilidade rara de se defender bem em qualquer posição. Adesanya tem o costume de mudar seu ritmo e pegar seus adversários nesse meio, que mudam round a round.
O que esperar na luta
O aspecto fascinante deste combate são as diversas facetas que ele apresenta. Primeira, esta será a quarta vez que ambos irão se encontrar em dois esportes de combate diferente, e apenas cinco meses depois da primeira luta de MMA entre ambos. Poucos segredos permanecem entre eles, particularmente o que Adesanya apresentou com seu grappling. De forma argumentativa, podemos dizer que Adesanya estava na frente na segunda luta de kickboxing e na primeira de MMA antes de Poatan virar o jogo. Ele fez um bom trabalho em machucas as pernas do nigeriano quando ele tentava fintar e, com isso, diminuir sua movimentação de forma significativa. Parece que Adesanya precisa controlar a distância e o perigo para lutar de forma perfeita por conta do poder de nocaute do brasileiro. Dito isso, se tem um lutador para fazer isso, é justamente Adesanya. O controle no Octógono será fundamental aqui. Enquanto Adesanya não liga de trocar golpes enquanto se move para trás e está na grade, Poatan é mais do tipo que procura o golpe para nocautear sempre que pode. Ambos estão em posições letais e cada um tem as ferramentas necessárias para vencer.
O UFC 287: Pereira x Adesanya 2 foi um evento realizado em 8 de abril de 2023 em Miami, nos Estados Unidos. Confira aqui a cobertura completa.