Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

A Estreia de 'Lights Out' Toney

"Estou me divertindo, eu sou um lutador natural e eu vou me adaptar a qualquer tipo de estilo. Eu pertenço ao cage, porque todo mundo diz que eu sou uma fera".    

"Filho, você realmente quer fazer isso?"      
 "Pops, quero fazer isso".      

Com essas duas sentenças, James Toney, um campeão de três divisões diferentes no Boxe, adicionou o esporte MMA ao seu curriculum, e seu antigo conselheiro, John 'Pops' Arthur, apoiou sua ambição de evoluir do ringue para o octógono.
      
Pode parecer bastante simples, mas com Arthur a bordo, Toney estava livre para fazer o que ele faz de melhor - lutar, falar e dar corpo aos combates - nem sempre nessa ordem. E Arthur, um pouco cético no início, rapidamente passou a acreditar.  
   
"Ele sempre me disse que queria fazer isso, mesmo antes do desafio surgir", ele disse. "Quando o desafio foi lançado, isso o levou a outro nível. Ele tem algo para viver a partir de agora e que o deixa faminto. E ele está com faminto agora".    
   
Se você acompanhou a carreira do homem apelidado de 'Lights Out', você sabe que é um Toney faminto é perigoso, e que ele sempre é mais perigoso quando não lhe dão muitos créditos antes do sino soar.      

De seu primeiro título contra Michael Nunn em 1991, depois de suas vitórias sobre o Iran Barkley, Jirov Vassiliy e Evander Holyfield, Toney gosta de lutar pressionado, criando uma falsa sensação de segurança nos adversários antes de dar uma árdua resposta. Isso foi o que ele fez sua em carreira nos ringues de Boxe, e ele insiste que não haverá mudanças na sua estréia no MMA contra Randy Couture neste fim de semana no co-evento principal do UFC 118, em Boston.    
   
"Eu sou um lutador, eu posso lutar", disse Toney. "Isso é tudo o que importa. Se você é um atleta, você é um atleta, e você aprende a se adaptar".     

Mas será que poucos meses de treinamento em um esporte totalmente novo serão suficientes para Toney enfrentar Couture, um membro do Hall da Fama no MMA com anos de experiência em wrestling? Você sabe a resposta de Toney para essa; e enquanto muitos na indústria do Boxe foram céticos sobre suas intenções quando a luta foi anunciada, ele foi treinar em uma espécie de curso intensivo no esporte.       

"Estou me divertindo com isso", disse. "Quando eu comecei a aprender algumas jogadas, eu comecei a gostar".  
    Treinando com Antonio McKee e Mo Lawal, juntamente com o seu treinador Trevor Sherman, os dias de Toney têm sido preenchidos com quedas, estrangulamentos e luta de solo, o que é necessário, não apenas para ser capaz de competir no octógono, mas porque a melhor forma do ex-campeão médio, super-médio e cruzador atacar no boxe pode não ser eficaz no MMA.       Sendo mais claro - os truques de ataque e defesa que ele aprendeu assistindo Jersey Joe Walcott, Ezzard Charles, e Sugar Ray Robinson não poderão ajudá-lo na noite de sábado, a menos que Couture entre numa improvável trocação franca.      
 Toney discorda.       

"Eu tenho trabalhado para adicionar coisas ao meu velho estilo. Aprendi coisas com Pops, com Trevor, com King Mo e Antonio McKee. E eu ainda estou aprendendo, e eu ainda gosto de aprender. Se você não pode aprender nada de novo, então você não precisa fazer isso. Então, embora eu goste mais dos antigos métodos, estou aberto a coisas novas".       

E se você perguntar a ele sobre o 'dirty boxing', Toney sorri.    
   "Randy vai tentar fazer o que faz melhor, o que vocês chamam de 'dirty boxing', e isso será uma noite curta para ele", disse. "Muito curta. E eu espero que ele tente me agarrar, porque todo mundo sabe qual é meu estilo - eu sou um lutador de curta distância. Bem, e se ele tentar me levar para o chão? Eu tenho algo para ele. Estamos prontos e eu não estou brincando".  
    Com declarações como essas, Toney vs. Couture ganhou vida própria nas últimas semanas, trazendo mais emoção para a luta 'Boxe vs UFC'. Para Couture, é apenas mais um dia no escritório, ele está acostumado com tudo que envolve cada evento no Pay-Per-View. Para Toney, que esteve nessa também, é um retorno bem-vindo ao grande palco, um lugar que ele realmente não via desde a sua série de duas lutas com Sam Peter em 2006-07.    
   Desde então, ele está invicto em quatro lutas (três vitórias e um No Contest), e atualmente detém o título pesado pela IBA. Ele promete um retorno ao Boxe no outono (americano), e também espera continuar a lutar no UFC.       

"Eu vou fazer os dois, porque o Boxe está no meu sangue", ele disse. "Eu tenho uma defesa de título de boxe agendada para outubro, e até eu enfrentar essas 'duas meninas' (os irmãos Klitschko) no ringue, eu vou lutar".       

Neste primeiro passo, ele conquistou a admiração de uma sociedade inteiramente nova entre a mídia e os fãs de MMA, um desenvolvimento surpreendente para a idade (42 anos), e que seu conselheiro Arthur tem gostado.    
  "Nós estamos em choque, porque só estamos trabalhando nisso agora, mas é incrível e estamos gostando", disse Arthur, que também não aceita essa de 'Freakshow' para a luta. "Esse cara que vamos enfrentar (Couture) não é um presente, porque ele é um campeão mundial também, e eu o vejo assim: as pessoas dizem que é um 'freakshow' ou circo e coisas assim, mas como você pode dizer isso? ", ele pergunta. "Você tem dois campeões se enfrentando. Mas a luta começa aqui (levanta os punhos na altura dos ouvidos), e depois disso, veremos o que acontece. Eles não sabem que James é um verdadeiro lutador. E eles vão descobrir. Nunca vi ninguém com mãos como as do James, e mesmo se você tentar agarrá-lo, ele vai sair ".       

E com luvas de quatro onças e uma vida inteira de experiência, James Toney pode acabar sendo o striker mais perigoso que já vimos no octógono Mas isso somente se ele puder soltar seus golpes e evitar as quedas de Couture. São alguns daqueles 'ses' (se isso, se aquilo acontecer) que fazem deste um dos episódios mais interessantes que provavelmente veremos. Quanto a 'Lights Out', ele está apenas curtindo tudo isso.       

"Estou me divertindo, eu sou um lutador natural e eu vou me adaptar a qualquer tipo de estilo", ele disse. "Eu pertenço ao cage, porque todo mundo diz que eu sou uma fera".