Pular para o conteúdo principal
Jean Silva comemora no Octógono após a vitória sobre Charles Jourdain no UFC 303, em junho de 2024. (Ian Maule/Getty Images)
Entrevistas

Flávio Álvaro projeta “lição” de Jean Silva em Bryce Mitchell no UFC 314

Treinador dos Fighting Nerds falou ao UFC.com.br sobre o aguardado duelo que acontece no evento do dia 12 de abril, em Miami, nos Estados Unidos

Uma das principais revelações do Ultimate em 2024, o brasileiro Jean Silva começou a atual temporada no mesmo ritmo em que terminou a anterior e chegou ao quarto triunfo no Octógono no último mês de fevereiro, quando nocauteou Melsik Baghdasaryan no UFC Seattle.

Logo após a vitória, o “Lord” lançou um desafio ao atual 13º colocado no ranking dos pesos-pena, o norte-americano Bryce Mitchell, sugestão que foi prontamente aceita pelos matchmakers da organização, que casaram o duelo para o UFC 314, dia 12 de abril em Miami.

Bryce Mitchell e Jean Silva se encaram em coletiva de imprensa do UFC 314, em Las Vegas, em março de 2025. (Chris Unger/Zuffa LLC)

Bryce Mitchell e Jean Silva se encaram em coletiva de imprensa do UFC 314, em Las Vegas, em março de 2025. (Chris Unger/Zuffa LLC)


Se para muitos lutadores, competir duas vezes em um curto período de tempo pode ser um problema, para Jean não. Em 2024, ele conquistou dois triunfos em uma janela de apenas duas semanas no Octógono. Agora, terá o embate mais importante da carreira menos de 50 dias após a mais recente apresentação.

“O Jean é muito intenso. Não importa se ele está machucado, cansado, o Jean vai estar sempre querendo lutar. Ele ferido, sem braço, sem perna, sem olho, vai estar querendo lutar", disse um de seus principais treinadores, o experiente Flávio Álvaro.

“Para nós, o principal não é nem deixar o Jean Silva pronto para a luta, porque não importa as condições em que ele esteja, ele vai estar sempre pronto para brigar", prosseguiu. “Nosso maior foco na academia é fazer com que o Jean cuide um pouco dessa intensidade e consiga dar o melhor sempre, sem exagerar na dose".

Jean Silva posa com sua equipe nos bastidores do UFC Seattle após a vitória sobre Melsik Baghdasaryan, em fevereiro de 2025. (Mike Roach/Zuffa LLC)

Jean Silva posa com sua equipe nos bastidores do UFC Seattle após a vitória sobre Melsik Baghdasaryan, em fevereiro de 2025. (Mike Roach/Zuffa LLC)


Nome conhecido e respeitado no cenário do MMA brasileiro, o “Lendário” Flávio Álvaro se considera “o cara da energia” nos Fighting Nerds. Segundo ele próprio, Flávio acredita que sua maior contribuição para a equipe é elevar o espírito e a moral de seus atletas, para que acreditem ser capazes de superar qualquer obstáculo no Octógono.

Sendo assim, o treinador viu com bons olhos a participação de Jean na coletiva de imprensa do evento realizada no início de março, em Las Vegas, onde o atleta ficou frente a frente pela primeira vez com seu próximo oponente, trocando farpas que aumentaram ainda mais a expectativa para o confronto.

“O que eu senti nessa coletiva é que a energia do Jean Silva mudou a energia do Bryce Mitchell. Ele simplesmente não queria estar lá", disse. “Ele se sentiu ofendido, magoado, afetado. A tatuagem do ‘Lord’ incomodou, o latido do Jean incomodou. Isso mexeu tanto com a energia do Bryce Mitchell, que eu vi uma postagem dele dizendo que depois de ter contato com Jean Silva, ele começou a sonhar com mulheres, fazendo coisas erradas, traindo a mulher dele".

“Não estou dizendo que será uma luta fácil, nem que está ganha", acrescentou. “Bryce pode achar armas, força para dar uma lição no Jean Silva. Mas a gente acredita que a lição vai ser dada para ele. Bryce Mitchell vai apanhar para ‘cacete’. Vai se arrepender do que falou, vai se arrepender por apoiar Hitler. Vai se arrepender por falar que a Terra é quadrada. A gente vai te dar uma lição muito dolorida".

Jean Silva comemora vitória no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Jean Silva comemora vitória no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Se fora do Octógono, Mitchell é conhecido pelas declarações, no mínimo, polêmicas, dentro dele se provou um atleta eficiente até aqui. Apoiado em um forte jogo de wrestling, “Thug Nasty” tem oito vitórias em 10 apresentações na organização, superando nomes do calibre de Edson Barboza, Dan Ige e, mais recentemente, Kron Gracie.

No entanto, Flávio Álvaro não acredita que o confronto com Jean será, necessariamente, um duelo de estilos. O brasileiro tem como ponto forte sua trocação, visto que conquistou 12 de seus 15 triunfos na carreira por nocaute, mas estará pronto para se provar na luta agarrada, de acordo com seu mestre.

“Acredito que o maior erro de todos os erros que o enfrentaram (Mitchell), foi querer correr disso (luta agarrada) e não enfrentá-lo - querer ganhar dele em outra área", analisou Flávio. “A gente não vai correr, não vai recuar. A gente não vai pedir para parar e não vai sair de perto dele. Ele vai querer nos agarrar e a gente vai agarrar ele mais forte. A gente vai mostrar para ele que, no que ele é bom, a gente é muito melhor".

“A gente vai entrar no jogo dele e mostrar que, dentro desse jogo, existe um rei, e que esse rei não é ele - esse rei se chama ‘Lord’ Jean Silva", acrescentou. “O caminho para ganhar desse cara e de todos os carrapatos que existem no UFC é ser mais carrapato que eles. A gente vai agarrar ele e você pode ter certeza que, quando fizermos isso, ele é quem vai pedir para correr".

O UFC 314: Volkanovski x Lopes foi um evento realizado em 12 de abril de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all