Canadense foi um dos mais regulares campeões do UFC
Ex-campeão meio-médio do UFC, Georges St-Pierre completa 33 anos nesta segunda-feira (19 de maio). O canadense marcou época como um dos campeões mais regulares da categoria, e também por ser um dos lutadores que dominou com mais perfeição o conceito híbrido do MMA.
Praticante de caratê kyokushin desde criança, GSP incorporou ao estilo de luta fortes padrões de wrestling, jiu-jitsu e boxe.
Assim, faturou o cinturão em 2007, com vitória sobre Matt Hughes. Em seguida, acabou nocauteado por Matt Serra, em uma das maiores 'zebras' da história do MMA moderno. GSP recuperou o título no tira-teima contra Serra. Após esta luta, disse que já sabia o que fazer para nunca mais perder um combate no Ultimate, e engatou sequência de 12 vitórias seguidas.
Ele reestruturou o padrão de combate, passou a atuar de forma muito mais tática, segura e sem extravagâncias, o que acabou lhe dando fama de 'morno' ou ‘amarrão’. No fim de 2013, após combate bastante parelho contra Johny Hendricks – venceu por pontos em decisão contestada por fãs e especialistas – o canadense resolveu abdicar do cinturão e fazer uma “pausa por tempo indeterminado”. Ele alegou esgotamento físico e mental em virtude das pressões que carregava por defender o cinturão por tanto tempo.
O futuro de GSP ainda é incerto. O atleta seguiu com os treinos sem compromissos, mas recentemente machucou o joelho e teve de passar por cirurgia. O título vago está em posse de Johny Hendricks, que venceu Robbie Lawler em março e alcançou o topo da divisão.
Caso resolva voltar em médio ou longo prazo, GSP encontrará o panorama dos meio-médios totalmente modificado.Quem aí acha que o canadense se 'aposentou' precocemente, e ainda daria trabalho para os principais lutadores na ativa?