Eventos
Os holofotes do UFC Apex neste sábado (7) voltam-se para a luta principal do UFC Vegas 97, quando os pesos meio-médios Gilbert "Durinho" Burns e Sean Brady se enfrentam em um duelo programado para cinco rounds.
Com um novo campeão, Belal Muhammad, reinando no topo da divisão, as portas estão abertas para novos desafiantes, e uma vitória decisiva em Las Vegas pode aproximar qualquer um dos dois desse sonho.
No aquecimento para este aguardado confronto, vamos analisar os pontos fortes de cada lutador e o que podemos esperar do encontro de ambos no Octógono.
Gilbert Burns
Gilbert Burns entra no Octógono pela segunda vez em 2024, determinado a reencontrar o caminho das vitórias após a dura derrota para Jack Della Maddalena, em Miami. Ocupando atualmente o 6º lugar no ranking dos meio-médios, “Durinho” busca sua primeira vitória desde que superou Jorge Masvidal em abril do ano passado.
É importante lembrar que, após o duelo com Masvidal, Burns enfrentou Belal Muhammad, o atual campeão, e que uma série de lesões acabou o afastando do Octógono até seu retorno, em março deste ano. Mesmo com os altos e baixos, a experiência é uma vantagem clara para o brasileiro. Desde 2019, ele permanece entre os melhores da categoria e já compartilhou o Octógono com nomes como Kamaru Usman, Khamzat Chimaev e Stephen Thompson.
Um dos maiores trunfos de Burns é seu grappling. Desde que retornou à divisão dos meio-médios, em 2019, ele acumula impressionantes 21 quedas e está empatado em segundo lugar nesse quesito com Colby Covington. Sua habilidade no chão é inegável e, com 17 dos seus 22 oponentes no UFC sendo derrubados, é seguro prever que veremos muita luta de chão no confronto deste fim de semana.
Sean Brady
Do outro lado, Sean Brady não é menos perigoso no chão. Sua capacidade de derrubar os adversários também o coloca entre os melhores grapplers da categoria, com 19 quedas e a segunda maior precisão nos meio-médios - 57,6%. Com cinco finalizações em seu cartel de 16 vitórias, o lutador da Filadélfia tem mostrado evolução constante desde sua estreia no UFC, em 2019.
A luta contra Burns será a primeira de Brady em 2024, após uma lesão que o impediu de enfrentar Vicente Luque no início do ano. Depois de conhecer sua única derrota no Octógono para o atual campeão Belal Muhammad, em 2022, seu retorno foi triunfal em 2023, quando finalizou Kelvin Gastelum com uma kimura no 3º round, demonstrando que está pronto para alçar voos mais altos. Hoje, ocupando a 8ª posição no ranking, Brady tem a chance de consolidar seu nome como um verdadeiro candidato ao cinturão.
O que esperar da luta?
No papel, este confronto parece um verdadeiro duelo de grapplers. Com ambos lutadores apresentando tempos médios de luta em torno de 12 minutos, não será surpresa se o combate se estender até os rounds quatro e cinco. Brady leva vantagem na precisão das quedas, com 57,6%, em comparação aos 38,8% de Burns. Além disso, o norte-americano possui uma defesa de quedas superior, com 87,5%, enquanto o brasileiro registra apenas 50%.
No entanto, não podemos subestimar a capacidade de nocaute de ambos. Burns soma seis vitórias por nocaute, e Brady possui três. Interessantemente, ambos já enfrentaram o atual campeão, Muhammad, e saíram derrotados, com Burns perdendo por decisão unânime e Brady sendo parado no 2º round.
Com dois lutadores entre os 10 melhores da divisão colidindo no UFC APEX, o vencedor poderá se aproximar de uma revanche contra o campeão. E, em uma luta onde o grappling será fundamental, cada detalhe contará para determinar quem sairá do octógono mais próximo de uma disputa pelo cinturão.
O UFC Vegas 97: Burns x Brady foi um evento realizado dia 7 de setembro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.