Gilbert Durinho busca reabilitação contra Michael Morales no UFC Vegas 106
Brasileiro encara equatoriano invicto neste sábado (17) após sequência de resultados negativos
A luta principal do UFC Vegas 106 representa muito mais do que apenas mais um duelo no cartel de Gilbert “Durinho” Burns. Neste sábado (17), no UFC Apex, o brasileiro encara o promissor Michael Morales buscando se reabilitar dentro da categoria dos meio-médios.
Atual 8º colocado no ranking, o veterano chega pressionado após três reveses consecutivos e sabe que uma nova derrota pode comprometer sua permanência entre a elite da divisão.
Depois de um 2023 positivo, com vitórias sobre Neil Magny e Jorge Masvidal, e uma derrota para Belal Muhammad em uma eliminatória rumo ao cinturão, o brasileiro teve um 2024 frustrante. Em março, foi nocauteado pelo atual campeão Jack Della Maddalena no UFC 299. Em setembro, perdeu por decisão unânime para Sean Brady na luta principal do UFC Vegas 97. A luta deste sábado será sua primeira aparição em 2025 — e pode marcar um ponto de virada ou o início de uma queda ainda mais acentuada no ranking.
Gilbert Burns comemora a vitória sobre Stephen Thompson no UFC 264. (Foto por Stacy Revere/Getty Images)
O adversário da vez é perigoso e vem em plena ascensão. Invicto no MMA com 17 vitórias, o equatoriano Michael Morales ocupa a 12ª posição no ranking e está em busca de seu maior triunfo na carreira. Uma vitória sobre um veterano como Durinho pode lançá-lo diretamente para o Top 10. Para o brasileiro, o risco é alto: em caso de nova derrota, o caminho de volta ao topo da divisão — onde já esteve como desafiante ao cinturão — se tornaria ainda mais longo.
Durinho chegou a disputar o cinturão dos meio-médios em fevereiro de 2021, quando enfrentou Kamaru Usman no UFC 258. Apesar de um bom início de luta, o brasileiro foi nocauteado no 3º round. Desde então, ele segue tentando retornar à condição de desafiante, mas a irregularidade nos resultados e a forte renovação da divisão têm dificultado esse objetivo.
Aos 38 anos e com mais de uma década de carreira no UFC, o meio-médio não dá sinais de que esteja prestes a encerrar sua trajetória no esporte, mas também sabe que a janela para um novo título está mais estreita.
Gilbert Burns posa na balança durante a pesagem oficial do UFC Vegas 97. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Será que a experiência do brasileiro irá se sobressair contra a juventude do equatoriano? Descobriremos neste sábado (17), a partir das 17 horas, ao vivo e exclusivo no UFC Fight Pass.