Pular para o conteúdo principal
Glover Teixeira celebrates his knockout victory over Rashad Evans in their light heavyweight bout during the UFC Fight Night event at Amalie Arena on April 16, 2016 in Tampa, Florida. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Atletas

Glover Teixeira reflete sobre sua jornada

Campeão meio-pesado fará a primeira defesa de cinturão no UFC 275, em 11 de junho

Em 11 de junho, Glover Teixeira fará sua primeira defesa do cinturão meio-pesado contra Jiri Prochazka na luta principal do UFC 275, em Singapura. É o próximo capítulo da história inspiradora do brasileiro, que jamais imaginou que conquistaria um título aos 42 anos.

Glover sequer imaginava que iria lutar até os 40 anos, especialmente durante os intermináveis dias de treinamento.

"Eu achei que ia me aposentar aos 35", disse o meio-pesado. "Eu realmente não achava que estaria lutando até os 40 e continuar amando isso. Talvez pelo fato de eu ter treinado muito, exagerando muitas das vezes, e aí eu ficava ranzinza e estressado. Tinha alguns camps que eu não parava de pensar na aposentadoria. Eu pensava que não aguentaria mais. Daí eu via o Anderson Silva e o Daniel Cormier e pensava que não ia perder para esses caras. Eu ia continuar lutando. Eu amo isso."

E enquanto muitos lutadores entram na decadência ao bater os 40 anos, Glover conseguia vitórias e se mantinha na elite da categoria. No processo, ele conseguiu diversos fãs que passaram a treinar em idades mais avançadas, inclusive um membro de 82 anos de sua academia.

Glover Teixeira lidera o UFC 275 contra Jiri Prochazka

Glover Teixeira conversa com Dana White no UFC 267

Glover Teixeira conversa com Dana White no UFC 267. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


"Muitas pessoas chegam na academia com 35, 45, 50 anos", disse o brasileiro. "A pessoa mais velha tem 82 anos. Eles se motivam por causa disso. Até mesmo jovens chegam e falam 'ei, eu tenho 25 anos, você acha que eu estou velho para começar?'. E eu digo que não. Digo que passei dos 40 e estou competindo com os atletas jovens do UFC. Nunca pensei nisso quando era mais jovem".

Como todos os lutadores, a versão jovem de Glover achava que poderia ultrapassar qualquer obstáculo, chegando ao UFC em 2012. Ele então continuou conquistando vitórias e teve a chance de enfrentar Jon Jones pelo cinturão em 2014.

Glover saiu derrotado na luta principal do UFC 172, mas entre seus altos e baixos, voltou a mostrar a já conhecida resiliência e, especialmente, não ligar para os comentários daqueles que o criticavam de forma abusiva.


"Seis anos atrás, eu perdi duas lutas seguidas. Jon Jones e Phil Davis. As pessoas diziam que eu estava acabado. Então eu cheguei perto do cinturão mais uma vez e perdi de novo, mas eu continuei indo, escalando pouco a pouco. Continuo melhorando e me esforçando ao máximo".

E é por isso que após os 40 anos, ele continua relevante no cenário, diferente dos lutadores que mantiveram o mesmo estilo durante toda a carreira. Glover fez ajustes e hoje consegue mostrar tanto seu poder de nocaute quanto sua habilidade em finalizar. 

"Eu estou sempre melhorando. Erros acontecem e eu perdi lutas aqui e ali, mas estou em um estágio da minha vida onde não estou tão estressado quanto antes. Sou um cara feliz. Então quando vem o camp de treinamento, tem sido incrível".

"Parei de treinar feito um maluco. Percebi que eu não tenho mais 25 e tive a humildade de aprender e melhorar. Estou orgulhoso do que fiz".

O UFC 275 será realizado no dia 11 de junho, com Glover Teixeira e Jiri Prochazka fazendo a luta principal do evento. Você acompanha tudo ao vivo no Combate.

Não perca o UFC 275: Teixeira x Procházka, neste sábado, 11 de junho, a partir das 20 horas (horário de Brasília), ao vivo e com exclusividade no Canal Combate.