
Eventos
O peso-médio Gregory “Robocop” Rodrigues chega ao UFC Vegas 102 para sua primeira luta principal na organização, diante do norte-americano Jared Cannonier. Antes do confronto mais importante da sua carreira, que acontece neste sábado (15) no UFC Apex, em Las Vegas, saiba mais sobre a carreira do brasileiro e a sua ascensão vitoriosa no Ultimate.
O UFC Fight Pass transmite o card completo ao vivo e com exclusividade a partir das 18 horas (horário de Brasília).
Contratado pelo Ultimate em 2021, Gregory chegou à organização com a moral de atual campeão peso-médio do LFA, evento que mais revela talentos para o UFC. Em um início arrasador, o brasileiro venceu suas primeiras apresentações no Octógono, sobre Dusko Todorovic e Jun Yong Park, o último por nocaute. Em fevereiro de 2022, a primeira derrota veio de forma polêmica: em uma complicada decisão dividida para o armênio Armen Petrosyan.
Leia mais: Conheça os lutadores brasileiros do UFC Vegas 102
Depois do conturbado revés sofrido, Robocop emendou mais dois triunfos consecutivos, ambos por nocaute, sobre Julian Marquez e Chidi Njokuani. Em seu compromisso seguinte, Gregory sofreu sua derrota mais dolorosa. No UFC 283, realizado no Rio de Janeiro, o ex-campeão do LFA foi nocauteado pelo estreante Brunno “Hulk” Ferreira que havia aceitado o duelo com poucos dias de antecedência, substituindo o norte-americano Brad Tavares.
Gregory Rodrigues golpeia Jun Yong Park no UFC Vegs 41. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Veja também: Card Completo | UFC Vegas 102: Cannonier x Rodrigues
Desde a derrota para Brunno Ferreira, Rodrigues não sabe mais o que sair do Octógono com um resultado negativo. De lá para cá foram três triunfos em sequência, sobre Denis Tiuliulin, Brad Tavares e Christian Leroy Duncan, que colocaram Robocop bem próximo do ranking dos médios e o alçaram à sua primeira luta principal na organização.
Gregory Rodrigues venceu Christian Leroy Duncan no UFC 304. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Mesmo sendo um grappler de origem - faixa preta de jiu-jítsu - Gregory se apaixonou pela trocação e lapidou o seu estilo de luta, tornando-se um atleta completo e competente em todas as áreas do jogo. Com um cartel de 16-5, o brasileiro conquistou oito desses triunfos por nocaute e três por finalização, anotando cerca de 70% dos seus resultados positivos pela via rápida.
Se Gregory acabou tornando-se um trocador com um impressionante poder de nocaute, alguns traços fortes da luta agarrada permanecem em seu estilo e o ajudam na estratégia para cada combate. O brasileiro mantém um impressionante índice de 100% de defesas de quedas, ou seja, nunca foi derrubado por nenhum oponente que enfrentou até aqui.
No grappling ofensivo, Robocop também se destaca com 42% de assertividade nas tentativas de quedas. Apesar de ainda não ter conquistado nenhuma vitória por finalização na organização, Gregory costuma derrubar para conseguir a montada e decidir os rounds equilibrados ou nocautear no ground and pound, como no triunfo diante de Chidi Njokuani.
Neste sábado (15), o brasileiro terá o maior desafio de sua carreira diante do ex-desafiante Jared Cannonier. Mas, em caso de triunfo, Gregory provavelmente conseguirá a sonhada vaga no Top 15 da divisão até 84 Kg e começará a vislumbrar voos mais altos. O assinante do UFC Fight Pass não perde por esperar o resultado desse aguardado confronto.
O UFC Vegas 102: Cannonier x Rodrigues foi um evento realizado em 15 de fevereiro de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.