Pular para o conteúdo principal
Opponents Rose Namajunas and Joanna Jedrzejczyk of Poland embraces after the conclusion of their women's strawweight title bout during the UFC 223 event inside Barclays Center on April 7, 2018 in Brooklyn, New York. (Photo by Brandon Magnus/Zuffa LLC)
Listas

A história dos ex-campeões que ganharam revanche imediata

Quando um campeão de longa data perde o cinturão, ele normalmente ganha a chance de reconquistá-lo, mas quantas vezes isso aconteceu?

Quando Alex Poatan nocauteou Israel Adesanya no quinto round da épica luta principal do UFC 281, em Nova York, o consenso foi de que o nigeriano merecia uma revanche imediata por conta de seu domínio como campeão do peso-médio. Isso irá acontecer agora, cinco meses depois do primeiro encontro, quando ambos liderarem o UFC 287 em Miami. 

Assista à Alex Poatan x Israel Adesanya 1 no UFC Fight Pass

Ex-campeões neste panorama buscando recuperar o cinturão é algo comum de acontecer, visto como aconteceu com Kamaru Usman contra Leon Edwards no UFC 286, por exemplo. Porém, a primeira defesa de título do britânico foi impressionante, o que frustrou os planos de Usman de voltar a ser o rei da categoria 

Na Era Moderna, apenas três lutadores conseguiram reconquistar o cinturão em revanches imediatas: Randy Couture, Amanda Nunes e Deiveson Figueiredo. 

Antes de Adesanya tentar voltar ao seu posto no trono, confira como foram as outras revanches abaixo.

Vitor Belfort x Randy Couture 3 (UFC 49 – 2/8/2009) 

Depois de um corte ter tirado o cinturão de Couture contra Belfort, “The Natural” deixou sua marca no tira-teima. Couture dominou Belfort durante três rounds até conseguir o nocaute técnico. 

Assista à Vitor Belfort x Randy Couture 3 no UFC Fight Pass

Frankie Edgar x BJ Penn 2 (UFC 118 – 28/8/2010) 

Após Frankie Edgar tornar-se o segundo peso-leve a derrotar BJ Penn, ainda haviam questionamentos se ele tinha feito o suficiente para conquistar o cinturão. Ele então fez jûs ao seu apelido e respondeu a todas essas dúvidas de maneira enfática, quando dominou o havaiano e manteve o cinturão peso-leve. 

Assista à Frankie Edgar x BJ Penn 2 no UFC Fight Pass

Benson Henderson x Frankie Edgar 2 (UFC 150 – 11/10/2012) 

É notório que Edgar sempre teve lutas de alto nível em seus dias de campeão peso-leve. Depois que Benson Henderson tirou seu cinturão, “The Answer” voltou com espírito vingativo para uma luta ultra-competitiva na revanche. A margem foi muito apertada, mas os juízes deram a vitória para Henderson por ter sido mais impactante e efetivo.

Assista à Benson Henderson x Frankie Edgar 2 no UFC Fight Pass

Benson Henderson golpeia Frankie Edgar no UFC 155. (Foto por Nick Laham/Zuffa LLC)

Benson Henderson golpeia Frankie Edgar no UFC 155. (Foto por Nick Laham/Zuffa LLC)


Chris Weidman x Anderson Silva 2 (UFC 168 – 28/12/2013) 

Após Chris Weidman nocautear Anderson Silva e interromper a lendária sequência de vitórias do brasileiro, os dois voltaram a se encontrar e muitos previam que “The Spider” teria um desempenho muito diferente. Weidman, no entanto, lutou bem e vinha mostrando confiança durante a revanche, até que a lesão na perna de Anderson encerrou o combate. 

Assista à Chris Weidman x Anderson Silva 2 no UFC Fight Pass

Max Holloway x José Aldo 2 (UFC 218 – 2/12/2017) 

Essa foi uma revanche imediata acidental. Depois de Holloway unificar o cinturão peso-pena com uma vitória por nocaute técnico no terceiro round contra José Aldo, o havaiano iria enfrentar Frankie Edgar. Um mês antes, Edgar precisou sair da luta e Aldo ganhou uma nova chance. O brasileiro teve sucesso no início, mas o ritmo, pressão e ataque implacável de Holloway se provaram muito para o “Rei do Rio”. 

Assista à Max Holloway x José Aldo 2 no UFC Fight Pass

Rose Namajunas x Joanna Jedrzejczyk 2 (UFC 223 – 8/4/2018) 

Rose Namajunas deu fim ao longo reinado de Joanna Jedrzejczyk como rainha do peso-palha de forma espetacular. As duas se reencontraram e  entregaram ao público um duelo cheio de ação, que desta vez durou 25 minutos. A luta serviu para mostrar que “Thug Rose” era a dona legítima do cinturão e que Joanna, mesmo saindo derrotada, era sem dúvidas uma lutadora de elite.

Assista à Rose Namajunas x Joanna Jedrzejczyk 2 no UFC Fight Pass

Joanna Jedrzejczyk (esquerda) e Rose Namajunas (direita) trocam golpes no UFC 223. (Foto por Ed Mulholland/Getty Images)

Joanna Jedrzejczyk (esquerda) e Rose Namajunas (direita) trocam golpes no UFC 223. (Foto por Ed Mulholland/Getty Images)


TJ Dillashaw x Cody Garbrandt 2 (UFC 227 – 4/8/2018) 

Em uma das grandes rivalidades dos últimos anos, o segundo encontro entre TJ Dillashaw e Cody Garbrant foi muito parecido com o primeiro. Depois de um início intenso, Dillashaw se mostrou mais preciso nas trocas de golpes e acertou o golpe determinante mais uma vez no segundo round. 

Assista à TJ Dillashaw x Cody Garbrandt 2 no UFC Fight Pass

Alexander Volkanovski x Max Holloway 2 (UFC 251 – 12/7/2020) 

As pessoas vão debater para sempre sobre essa luta. Holloway desafiou Volkanovski pelo cinturão peso-pena na Ilha da Luta e ambos entregaram uma das melhores revanches já vistas no Octógono. O combate teve bons momentos de ambos os lados e, sendo sincero, a vitória poderia ter saído para qualquer um. O cinturão ficou com o australiano, mas ambos precisaram depois fazer uma trilogia por conta da dúvida que pairava na cabeça de todos. 

Assista à Alexander Volkanovski x Max Holloway 2 no UFC Fight Pass

Daniel Cormier x Stipe Miocic 3 (UFC 253 – 15/8/2020) 

Stipe Miocic e Daniel Cormier também foram protagonistas de uma das melhores trilogias na história do Ultimate. De 2018 a 2020, os dois conquistaram uma vitória cada, e foi necessário que eles se enfrentassem uma terceira vez para decidir quem ficaria com o cinturão peso-pesado. O duelo aconteceu em um UFC APEX vazio por conta da pandemia de COVID-19, mas mesmo assim foi memorável e que terminou com a vitória de Miocic.

Assista à Daniel Cormier x Stipe Miocic 3 no UFC Fight Pass

Stipe Miocic golpeia Daniel Cormier no UFC 253. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Stipe Miocic golpeia Daniel Cormier no UFC 253. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo 3 (UFC 270 – 22/1/2022) 

Todas as vezes em que Brandon Moreno e Deiveson Figueiredo se enfrentaram, parecia que eles estavam destinados a lutar um contra o outro. Na terceira luta, Moreno entrou no Octógono com a lembrança de que havia finalizado o brasileiro no segundo duelo, mas Deiveson mudou seu camp de treinos para a Fight Ready e aprendeu novas técnicas e estratégias com Henry Cejudo e companhia, saindo com a vitória. 

Assista à Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo 3 no UFC Fight Pass

Julianna Peña x Amanda Nunes 2 (UFC 277 – 30/7/2022) 

Talvez a finalização de Julianna Peña sobre Amanda Nunes seja a maior surpresa na história do MMA feminino junto do nocaute de Holly Holm sobre Ronra Rousey. No reencontro, no entanto, a “Leoa” reconquistou o cinturão com uma performance dominante nos cinco rounds, relembrando a todos o motivo dela ser considerada a maior lutadora de MMA de todos os tempos. 

Assista à Juliana Peña x Amanda Nunes 2 no UFC Fight Pass

Leon Edwards x Kamaru Usman 3 (UFC 286 – 18/3/2023) 

A última luta desta lista aconteceu justamente no último card numerado que tivemos. Depois de chocar o mundo com um chute na cabeça que nocauteou Kamaru Usman no UFC 278, o campeão Leon Edwards teve a chance de defender seu título em Londres, na frente de sua torcida – e ele não decepcionou os fãs ingleses ao manter seu cinturão após uma vitória por decisão majoritária. 

Assista à Leon Edwards x Kamaru Usman 3 no UFC Fight Pass

Leon Edwards comemora ao fim da luta principal do UFC 286. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Leon Edwards comemora ao fim da luta principal do UFC 286. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


O UFC 287: Pereira x Adesanya 2 foi um evento realizado em 8 de abril de 2023 em Miami, nos Estados Unidos. Confira aqui a cobertura completa.

News and announcements

View all