Eventos
Quando Alex Poatan nocauteou Israel Adesanya no quinto round da épica luta principal do UFC 281, em Nova York, o consenso foi de que o nigeriano merecia uma revanche imediata por conta de seu domínio como campeão do peso-médio. Isso irá acontecer agora, cinco meses depois do primeiro encontro, quando ambos liderarem o UFC 287 em Miami.
Assista à Alex Poatan x Israel Adesanya 1 no UFC Fight Pass
Ex-campeões neste panorama buscando recuperar o cinturão é algo comum de acontecer, visto como aconteceu com Kamaru Usman contra Leon Edwards no UFC 286, por exemplo. Porém, a primeira defesa de título do britânico foi impressionante, o que frustrou os planos de Usman de voltar a ser o rei da categoria
Na Era Moderna, apenas três lutadores conseguiram reconquistar o cinturão em revanches imediatas: Randy Couture, Amanda Nunes e Deiveson Figueiredo.
Antes de Adesanya tentar voltar ao seu posto no trono, confira como foram as outras revanches abaixo.
Vitor Belfort x Randy Couture 3 (UFC 49 – 2/8/2009)
Depois de um corte ter tirado o cinturão de Couture contra Belfort, “The Natural” deixou sua marca no tira-teima. Couture dominou Belfort durante três rounds até conseguir o nocaute técnico.
Assista à Vitor Belfort x Randy Couture 3 no UFC Fight Pass
Frankie Edgar x BJ Penn 2 (UFC 118 – 28/8/2010)
Após Frankie Edgar tornar-se o segundo peso-leve a derrotar BJ Penn, ainda haviam questionamentos se ele tinha feito o suficiente para conquistar o cinturão. Ele então fez jûs ao seu apelido e respondeu a todas essas dúvidas de maneira enfática, quando dominou o havaiano e manteve o cinturão peso-leve.
Assista à Frankie Edgar x BJ Penn 2 no UFC Fight Pass
Benson Henderson x Frankie Edgar 2 (UFC 150 – 11/10/2012)
É notório que Edgar sempre teve lutas de alto nível em seus dias de campeão peso-leve. Depois que Benson Henderson tirou seu cinturão, “The Answer” voltou com espírito vingativo para uma luta ultra-competitiva na revanche. A margem foi muito apertada, mas os juízes deram a vitória para Henderson por ter sido mais impactante e efetivo.
Assista à Benson Henderson x Frankie Edgar 2 no UFC Fight Pass
Chris Weidman x Anderson Silva 2 (UFC 168 – 28/12/2013)
Após Chris Weidman nocautear Anderson Silva e interromper a lendária sequência de vitórias do brasileiro, os dois voltaram a se encontrar e muitos previam que “The Spider” teria um desempenho muito diferente. Weidman, no entanto, lutou bem e vinha mostrando confiança durante a revanche, até que a lesão na perna de Anderson encerrou o combate.
Assista à Chris Weidman x Anderson Silva 2 no UFC Fight Pass
Max Holloway x José Aldo 2 (UFC 218 – 2/12/2017)
Essa foi uma revanche imediata acidental. Depois de Holloway unificar o cinturão peso-pena com uma vitória por nocaute técnico no terceiro round contra José Aldo, o havaiano iria enfrentar Frankie Edgar. Um mês antes, Edgar precisou sair da luta e Aldo ganhou uma nova chance. O brasileiro teve sucesso no início, mas o ritmo, pressão e ataque implacável de Holloway se provaram muito para o “Rei do Rio”.
Assista à Max Holloway x José Aldo 2 no UFC Fight Pass
Rose Namajunas x Joanna Jedrzejczyk 2 (UFC 223 – 8/4/2018)
Rose Namajunas deu fim ao longo reinado de Joanna Jedrzejczyk como rainha do peso-palha de forma espetacular. As duas se reencontraram e entregaram ao público um duelo cheio de ação, que desta vez durou 25 minutos. A luta serviu para mostrar que “Thug Rose” era a dona legítima do cinturão e que Joanna, mesmo saindo derrotada, era sem dúvidas uma lutadora de elite.
Assista à Rose Namajunas x Joanna Jedrzejczyk 2 no UFC Fight Pass
TJ Dillashaw x Cody Garbrandt 2 (UFC 227 – 4/8/2018)
Em uma das grandes rivalidades dos últimos anos, o segundo encontro entre TJ Dillashaw e Cody Garbrant foi muito parecido com o primeiro. Depois de um início intenso, Dillashaw se mostrou mais preciso nas trocas de golpes e acertou o golpe determinante mais uma vez no segundo round.
Assista à TJ Dillashaw x Cody Garbrandt 2 no UFC Fight Pass
Alexander Volkanovski x Max Holloway 2 (UFC 251 – 12/7/2020)
As pessoas vão debater para sempre sobre essa luta. Holloway desafiou Volkanovski pelo cinturão peso-pena na Ilha da Luta e ambos entregaram uma das melhores revanches já vistas no Octógono. O combate teve bons momentos de ambos os lados e, sendo sincero, a vitória poderia ter saído para qualquer um. O cinturão ficou com o australiano, mas ambos precisaram depois fazer uma trilogia por conta da dúvida que pairava na cabeça de todos.
Assista à Alexander Volkanovski x Max Holloway 2 no UFC Fight Pass
Daniel Cormier x Stipe Miocic 3 (UFC 253 – 15/8/2020)
Stipe Miocic e Daniel Cormier também foram protagonistas de uma das melhores trilogias na história do Ultimate. De 2018 a 2020, os dois conquistaram uma vitória cada, e foi necessário que eles se enfrentassem uma terceira vez para decidir quem ficaria com o cinturão peso-pesado. O duelo aconteceu em um UFC APEX vazio por conta da pandemia de COVID-19, mas mesmo assim foi memorável e que terminou com a vitória de Miocic.
Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo 3 (UFC 270 – 22/1/2022)
Todas as vezes em que Brandon Moreno e Deiveson Figueiredo se enfrentaram, parecia que eles estavam destinados a lutar um contra o outro. Na terceira luta, Moreno entrou no Octógono com a lembrança de que havia finalizado o brasileiro no segundo duelo, mas Deiveson mudou seu camp de treinos para a Fight Ready e aprendeu novas técnicas e estratégias com Henry Cejudo e companhia, saindo com a vitória.
Assista à Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo 3 no UFC Fight Pass
Julianna Peña x Amanda Nunes 2 (UFC 277 – 30/7/2022)
Talvez a finalização de Julianna Peña sobre Amanda Nunes seja a maior surpresa na história do MMA feminino junto do nocaute de Holly Holm sobre Ronra Rousey. No reencontro, no entanto, a “Leoa” reconquistou o cinturão com uma performance dominante nos cinco rounds, relembrando a todos o motivo dela ser considerada a maior lutadora de MMA de todos os tempos.
Assista à Juliana Peña x Amanda Nunes 2 no UFC Fight Pass
Leon Edwards x Kamaru Usman 3 (UFC 286 – 18/3/2023)
A última luta desta lista aconteceu justamente no último card numerado que tivemos. Depois de chocar o mundo com um chute na cabeça que nocauteou Kamaru Usman no UFC 278, o campeão Leon Edwards teve a chance de defender seu título em Londres, na frente de sua torcida – e ele não decepcionou os fãs ingleses ao manter seu cinturão após uma vitória por decisão majoritária.
O UFC 287: Pereira x Adesanya 2 foi um evento realizado em 8 de abril de 2023 em Miami, nos Estados Unidos. Confira aqui a cobertura completa.