
Eventos
Apenas 708 dias marcam a trajetória meteórica do peso-pena Diego Lopes no Ultimate. Desde a sua estreia na organização, em maio de 2023, até a disputa do cinturão peso-pena no UFC 314, o manauara vem traçando uma caminhada de triunfos impressionantes, belos nocautes e vitórias contundentes sobre grandes nomes da categoria.
Relembre a trajetória do manauara no Octógono até a disputa do cinturão vago diante do ex-campeão Alexander Volkanovski na luta principal do card que acontece neste sábado (12), em Miami, nos Estados Unidos.
Diego Lopes durante sua participação no Dana White's Contender Series. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Nascido em Manaus, em dezembro de 1994, Diego Lopes possui ligação com as artes marciais desde os primeiros anos de vida. O brasileiro começou a treinar jiu-jitsu com apenas cinco anos de idade, por incentivo do pai, Elias Freitas, que se tornou o seu mentor e mestre.
Lopes iniciou sua trajetória no MMA aos 17 anos, ainda no Brasil, vencendo sete de suas nove primeiras lutas como profissional. Em 2015, Diego recebeu a oportunidade de ensinar jiu-jítsu em uma academia no México, ao lado do atual peso-mosca do plantel do UFC Alessandro Costa.
Já habituado ao país, o lutador decidiu fincar raízes onde foi acolhido e se mudou de forma definitiva para o México, mais precisamente para a cidade de Puebla. Em solo mexicano, Diego construiu boa parte de sua relação com as artes marciais mistas e com pessoas que seriam importantes para o prosseguimento de sua carreira.
Quem luta no UFC 314? Card Completo | UFC 314: Volkanovski x Lopes
Entre estas pessoas estão Luis Grasso, líder da Lobo Gym, quem convidou Diego a juntar-se à equipe, e sua filha, a ex-campeã peso-mosca Alexa Grasso, de quem o brasileiro tornou-se treinador de jiu-jítsu.
Com um cartel de 19-3 e então ocupando o posto de campeão peso-pena da Lux Fight League, Lopes foi convidado a participar do Dana White’s Contender Series em 2021, mas viu sua ascensão ser freada ao ser derrotado pelo compatriota Joanderson “Tubarão” Brito, por decisão técnica unânime.
Após o duro revés, Diego precisou de mais duas vitórias em três lutas para, finalmente, alcançar o maior momento de sua carreira, até então.
Diego Lopes busca finalizar Movsar Evloev no UFC 288. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Em maio de 2023, no UFC 288, Diego Lopes foi chamado às vésperas do evento para substituir o norte-americano Bryce Mitchell e já debutou no Octógono com uma dura missão: enfrentar o ranqueado do peso-pena e invicto Movsar Evloev.
Apesar da derrota por decisão unânime, Diego deu muito trabalho ao atleta russo mostrando uma boa defesa de quedas, trocação fluída e com golpes potentes e um jiu-jitsu de altíssimo nível, chegando a quase a finalizar Evloev com um triângulo. Ao fim do confronto, o CEO do Ultimate Dana White fez questão de cumprimentar Lopes, parabenizando-o pela coragem de aceitar o duelo e pela excelente atuação.
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o UFC 314
O retorno de Diego ao Octógono foi rápido. Menos de três meses depois, o peso-pena radicado no México enfrentou o norte-americano Gavin Tucker e finalizou o seu rival de forma rápida, com pouco mais de um minuto, tendo pela primeira vez sua mão erguida após uma luta no Ultimate.
Encerrando o excelente ano de 2023, o brasileiro nocauteou Pat Sabatini também no 1° round, no UFC 295, mostrando ser um atleta completo e com condições de chegar ao alto nível da divisão peso-pena.
Diego Lopes golpeia Sodiq Yusuff no UFC 300. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Se 2023 foi de bons ventos para Diego Lopes na organização, 2024 foi ainda melhor. A primeira atuação do brasileiro na temporada aconteceu no histórico card do UFC 300, realizado no mês de abril. No card preliminar do show, o peso-pena nocauteou o nigeriano Sodiq Yusuff ainda no 1° round e foi ovacionado pelo público presente na T-Mobile Arena, em Las Vegas.
Menos de três meses depois, Diego enfrentaria o ex-desafiante ao cinturão Brian Ortega, porém, o norte-americano passou mal horas antes da luta e foi substituído por Dan Ige, que até entregou uma boa atuação, mas não conseguiu superar o brasileiro, que emendou a quarta vitória consecutiva.
Veja também: A jornada vitoriosa de Patrício "Pitbull" Freire até o UFC 314
Diego Lopes comemora a vitória no UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
No UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC, Diego protagonizou a maior atuação de sua ascensão meteórica no Ultimate. Agora sim diante de Brian Ortega, o peso-pena dominou o seu rival de ponta a ponta e - com direito a dois knockdowns - garantiu o triunfo por decisão unânime, sendo ovacionado pelo público que lotou a Sphere, em Las Vegas.
Com uma ascensão impressionante e uma média de três lutas por ano desde que pisou no Octógono pela primeira vez, Diego agora terá o maior desafio de sua carreira: enfrentar o ex-campeão peso-pena Alexander Volkanovski, em duelo válido pelo cinturão vago da categoria.
O fã de MMA que quiser acompanhar o capítulo mais importante da trajetória de Diego já sabe. É só sintonizar no UFC Fight Pass a partir das 19h deste sábado (12).
O UFC 314: Volkanovski x Lopes foi um evento realizado em 12 de abril de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.