Pular para o conteúdo principal
Diego Lopes of Brazil poses for a portrait after his victory during the UFC 300 event at T-Mobile Arena on April 13, 2024 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Mike Roach/Zuffa LLC)
Atletas

A improvável história de sucesso de Diego Lopes

Brasileiro pode se sagrar campeão peso-pena no UFC 314, neste sábado (12) em Miami

Apenas 708 dias marcam a trajetória meteórica do peso-pena Diego Lopes no Ultimate. Desde a sua estreia na organização, em maio de 2023, até a disputa do cinturão peso-pena no UFC 314, o manauara vem traçando uma caminhada de triunfos impressionantes, belos nocautes e vitórias contundentes sobre grandes nomes da categoria.

Relembre a trajetória do manauara no Octógono até a disputa do cinturão vago diante do ex-campeão Alexander Volkanovski na luta principal do card que acontece neste sábado (12), em Miami, nos Estados Unidos.

Quem é Diego Lopes?

Diego Lopes durante sua participação no Dana White's Contender Series. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Diego Lopes durante sua participação no Dana White's Contender Series. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Nascido em Manaus, em dezembro de 1994, Diego Lopes possui ligação com as artes marciais desde os primeiros anos de vida. O brasileiro começou a treinar jiu-jitsu com apenas cinco anos de idade, por incentivo do pai, Elias Freitas, que se tornou o seu mentor e mestre.

Lopes iniciou sua trajetória no MMA aos 17 anos, ainda no Brasil, vencendo sete de suas nove primeiras lutas como profissional. Em 2015, Diego recebeu a oportunidade de ensinar jiu-jítsu em uma academia no México, ao lado do atual peso-mosca do plantel do UFC Alessandro Costa. 

Já habituado ao país, o lutador decidiu fincar raízes onde foi acolhido e se mudou de forma definitiva para o México, mais precisamente para a cidade de Puebla. Em solo mexicano, Diego construiu boa parte de sua relação com as artes marciais mistas e com pessoas que seriam importantes para o prosseguimento de sua carreira.

Quem luta no UFC 314?  Card Completo | UFC 314: Volkanovski x Lopes

Entre estas pessoas estão Luis Grasso, líder da Lobo Gym, quem convidou Diego a juntar-se à equipe, e sua filha, a ex-campeã peso-mosca Alexa Grasso, de quem o brasileiro tornou-se treinador de jiu-jítsu.

Com um cartel de 19-3 e então ocupando o posto de campeão peso-pena da Lux Fight League, Lopes foi convidado a participar do Dana White’s Contender Series em 2021, mas viu sua ascensão ser freada ao ser derrotado pelo compatriota Joanderson “Tubarão” Brito, por decisão técnica unânime.

Após o duro revés, Diego precisou de mais duas vitórias em três lutas para, finalmente, alcançar o maior momento de sua carreira, até então.

A chegada ao UFC

Diego Lopes busca finalizar Movsar Evloev no UFC 288. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Diego Lopes busca finalizar Movsar Evloev no UFC 288. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Em maio de 2023, no UFC 288, Diego Lopes foi chamado às vésperas do evento para substituir o norte-americano Bryce Mitchell e já debutou no Octógono com uma dura missão: enfrentar o ranqueado do peso-pena e invicto Movsar Evloev.

Apesar da derrota por decisão unânime, Diego deu muito trabalho ao atleta russo mostrando uma boa defesa de quedas, trocação fluída e com golpes potentes e um jiu-jitsu de altíssimo nível, chegando a quase a finalizar Evloev com um triângulo. Ao fim do confronto, o CEO do Ultimate Dana White fez questão de cumprimentar Lopes, parabenizando-o pela coragem de aceitar o duelo e pela excelente atuação.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o UFC 314

O retorno de Diego ao Octógono foi rápido. Menos de três meses depois, o peso-pena radicado no México enfrentou o norte-americano Gavin Tucker e finalizou o seu rival de forma rápida, com pouco mais de um minuto, tendo pela primeira vez sua mão erguida após uma luta no Ultimate.

Encerrando o excelente ano de 2023, o brasileiro nocauteou Pat Sabatini também no 1° round, no UFC 295, mostrando ser um atleta completo e com condições de chegar ao alto nível da divisão peso-pena.

2024: na elite do peso-pena

Diego Lopes golpeia Sodiq Yusuff no UFC 300. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Diego Lopes golpeia Sodiq Yusuff no UFC 300. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Se 2023 foi de bons ventos para Diego Lopes na organização, 2024 foi ainda melhor. A primeira atuação do brasileiro na temporada aconteceu no histórico card do UFC 300, realizado no mês de abril. No card preliminar do show, o peso-pena nocauteou o nigeriano Sodiq Yusuff ainda no 1° round e foi ovacionado pelo público presente na T-Mobile Arena, em Las Vegas.

Menos de três meses depois, Diego enfrentaria o ex-desafiante ao cinturão Brian Ortega, porém, o norte-americano passou mal horas antes da luta e foi substituído por Dan Ige, que até entregou uma boa atuação, mas não conseguiu superar o brasileiro, que emendou a quarta vitória consecutiva.

Veja também: A jornada vitoriosa de Patrício "Pitbull" Freire até o UFC 314

Próxima parada: cinturão peso-pena?

Diego Lopes comemora a vitória no UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Diego Lopes comemora a vitória no UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


No UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC, Diego protagonizou a maior atuação de sua ascensão meteórica no Ultimate. Agora sim diante de Brian Ortega, o peso-pena dominou o seu rival de ponta a ponta e - com direito a dois knockdowns - garantiu o triunfo por decisão unânime, sendo ovacionado pelo público que lotou a Sphere, em Las Vegas.

Com uma ascensão impressionante e uma média de três lutas por ano desde que pisou no Octógono pela primeira vez, Diego agora terá o maior desafio de sua carreira: enfrentar o ex-campeão peso-pena Alexander Volkanovski, em duelo válido pelo cinturão vago da categoria. 

O fã de MMA que quiser acompanhar o capítulo mais importante da trajetória de Diego já sabe. É só sintonizar no UFC Fight Pass a partir das 19h deste sábado (12).

O UFC 314: Volkanovski x Lopes foi um evento realizado em 12 de abril de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all