Técnicas de respiração que são capazes de diminuir seu estresse e aumentar seu foco (ou aumentar sua energia)
Sabe a máxima do “respira fundo” quando algo sai de nosso controle? Não é balela. A forma como inspiramos e expiramos ao reagir a momentos de irritação, ansiedade ou estresse faz toda diferença em como vamos lidar com a situação. Respirar é algo que fazemos de forma involuntária e sem pensar, mas aprender a respirar de verdade, de forma consciente, pode mudar nossas emoções, nosso humor – e até nossa vida.
A empresa americana TalentSmart, que oferece serviços de consultoria em inteligência emocional para indivíduos e empresas como Apple, Samsung e Disney, fez uma pesquisa com um milhão de pessoas e descobriu que 90% das pessoas que melhor produziam em seus trabalhos sabiam como manter a calma sob situações de pressão.
Não se irrite se você não souber como fazer isso. Há várias técnicas de respiração (muitas delas usadas em práticas de ioga) que podem ser aplicadas em momentos de tensão para acalmar, relaxar e, consequentemente, pensar melhor – não à toa, lutadores como Kron Gracie e Tony Ferguson usam e abusam delas em seus treinos. O negócio tem respaldo científico: um estudo publicado recentemente na revista Science mostra que pesquisadores americanos descobriram que há um grupo de neurônios conectados à respiração, responsáveis por enviar sinais que regulam os níveis de excitação e tranquilidade. Importante lembrar que, quando estamos estressados, respiramos só com a parte superior da caixa torácica, que é capaz apenas de reter cerca de 30% de todo o ar que conseguimos inspirar, o que faz com o que o estresse aumente. Portanto, use as técnicas abaixo prestando atenção se seu abdômen se expande – assim, o ar está indo para o diafragma.
Narinas alternadas
1. Feche a narina direita com o polegar e inspire pela narina esquerda.
2. Feche a narina esquerda com o dedo anelar da mesma não e expire pela narina direita.
3. Mantendo a mão do mesmo jeito, inspire pela narina direita.
4. Exale pela narina esquerda e repita o processo por alguns minutos.
Respiração crescente
1. Respire pelo nariz contando até cinco. Sinta sua barriga expandindo – é a respiração pelo diafragma.
2. Segure a respiração enquanto conta até seis.
3. Solte o ar pela boca enquanto conta até sete, contraindo o abdômen.
4. Repita até sentir-se mais calmo.
Técnica do 4-4-8
1. Inspire pelo nariz enquanto conta até quatro.
2. Segure a respiração enquanto conta até quatro.
3. Expire pela boca enquanto conta até oito.
4. Repita por mais alguns minutos.
Bônus: para ganhar energia
Respiração rápida
Atenção: esta técnica não é recomendada para quem está ansioso ou nervoso. Serve para quem está se sentindo com preguiça ou cansado.
1. Inspire pelo nariz muito rapidamente (como fazem os cães quando estão ofegantes), expandindo o abdômen.
2. Expire bem rapidamente, contraindo o abdômen.
3. Repita várias vezes, prestando atenção no movimento da barriga.