
Eventos
O UFC 311 pode se tornar histórico para o campeão peso-leve Islam Makhachev, que defende o seu cinturão pela quarta vez diante do brasileiro Renato Moicano no card que acontece neste sábado (18) em Inglewood, Estados Unidos. Caso supere o desafiante, o pupilo de Khabib Nurmagomedov consolidará ainda mais o seu nome em recordes importantes da divisão até 70,3 Kg.
Islam Makhachev recebe o cinturão peso-leve após vencer Alexander Volkanovski no UFC 294. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Makhachev conquistou o cinturão dos leves em outubro de 2022 ao finalizar o brasileiro Charles “do Bronxs” Oliveira no 2° round da luta principal do UFC 280. No ano seguinte, o russo defendeu o seu título duas vezes, ambas diante do australiano Alexander Volkanovski, com um triunfo por decisão unânime e outro por nocaute.
Leia mais: Voando Abaixo do Radar | UFC 311
A terceira defesa de título veio diante de Dustin Poirier no UFC 302, realizado em junho de 2024, com uma finalização sobre o norte-americano na reta final do 5° round. Com o triunfo diante do “Diamante”, Makhachev se tornou o atleta com mais defesas de cinturão na história da categoria ao lado de BJ Penn, Benson Henderson e Khabib Nurmagomedov, seu mentor.
Islam Makhachev entrando para sua luta no UFC 294, em Abu Dhabi. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Caso supere Renato Moicano no UFC 311, Islam fará história em uma das categorias mais populares da história da organização e se tornará o atleta com mais defesas de título de forma isolada, com quatro. Em caso de recorde batido, o russo já anunciou que pretende migrar para a divisão dos meio-médios em busca da conquista do segundo cinturão.
Mais UFC 311: Conheça os lutadores brasileiros do UFC 311
Outros dois recordes grandiosos esperam Islam Makhachev em caso de triunfo neste sábado (18): já consolidado como atleta com mais vitórias seguidas na história da divisão, com 13, o russo agora mira o recorde geral entre todas as categorias.
Em caso de novo resultado positivo, ele empata com o ex-campeão dos meio-médios Kamaru Usman com 15 vitórias seguidas e fica a uma vitória de empatar com o antigo dono do cinturão dos médios e maior recordista de vitórias seguidas da organização, Anderson Silva, que venceu 16 oponentes e se manteve sem nenhuma derrota entre 2006 e 2013.
Islam Makhachev comemora a vitória sobre Charles Oliveira no UFC 280. (Chris Unger/Zuffa LLC)
Se o triunfo diante de Tsarukyan vier por finalização, Makhachev anotará o 8° triunfo de sua carreira por esse método e entrará para o Top 3 da divisão peso-leve, atrás apenas de Charles Do Bronxs (10) e Jim Miller (11).
Pronto para mais uma defesa de título, Islam conseguirá manter o seu reinado na divisão peso-leve? Você confere neste sábado (18) no UFC Fight Pass.
O UFC 311: Makhachev x Moicano foi um evento realizado em 18 de janeiro de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.