Eventos
Em uma candidata precoce ao prêmio de Luta do Ano de 2019, Israel Adesanya venceu Kelvin Gastelum por decisão unânime na luta co-principal do UFC 236 e é o novo campeão interino dos pesos-médios do Ultimate.
Mais UFC 236: Poliana e Pantoja vencem no card preliminar | Todos os resultados
“Eu estava pronto para a guerra” foi a primeira frase dita por Adesanya após receber o cinturão. E de fato, o confronto foi uma verdadeira batalha.
Apesar de ser o kickboxer mais técnico, Adesanya teve problemas com Gastelum, principalmente no primeiro round. A partir do segundo, o nigeriano passou a exercer sua superioridade em pé e abrir vantagem no duelo.
Ainda teve um susto no quarto round, quando Gastelum conectou um chute alto que deixou Israel atordoado, mas o novo campeão se recompôs e terminou imprimindo um ritmo fortíssimo, quase nocauteando o norte-americano - que mostrou muito coração para se manter no duelo - nos segundos finais.
Um mês após Kamaru Usman conquistar o título dos meio-médios e se tornar o primeiro campeão africano da história do UFC, Adesanya se junta ao seu compatriota nigeriano com o título interino dos médios, e aguarda o campeão linear Robert Whittaker para a unificação dos cinturões dos 84kgs.