Pular para o conteúdo principal
Israel Adesanya of Nigeria is seen in the Octagon during his UFC middleweight championship bout against Alex Pereira of Brazil during the UFC 281 event at Madison Square Garden on November 12, 2022 in New York City. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Atletas

Israel Adesanya fará sua 12ª luta consecutiva pelo cinturão no UFC 305

Nigeriano encara Dricus Du Plessis na luta principal do evento que acontece no próximo sábado (17) em Perth, na Austrália

O UFC 305 marcará um momento histórico na carreira de Israel Adesanya. O ex-campeão peso-médio terá a oportunidade de recuperar o título contra Dricus Du Plessis na luta principal do evento deste sábado (17) e, de quebra, fará seu 12º duelo consecutivo no Octógono envolvendo o cinturão do Ultimate.

Apenas dois outros lutadores na história do UFC superam o nigeriano neste quesito: o atual campeão peso-pesado Jon Jones (16) e o ex-campeão peso-mosca Demetrious Johnson (13).

Mais UFC 305: Adesanya pode igualar recorde de Couture

A impressionante sequência de Adesanya começou em 2019 com uma vitória sobre Kelvin Gastelum pelo cinturão interino dos médios no UFC 236. Em seguida, ele unificou o título com com um nocaute em Robert Whittaker no UFC 243, em outubro do mesmo ano.

Israel Adesanya comemora a vitória no UFC 243. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Israel Adesanya comemora a vitória no UFC 243. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Adesanya defendeu seu título pela primeira vez contra Yoel Romero em março de 2020, vencendo por decisão unânime, e em seguida nocauteou Paulo "Borrachinha" Costa, encerrando a invencibilidade do brasileiro em uma luta marcada pela rivalidade entre ambos.

O nigeriano então subiu para a categoria dos meio-pesados em busca de um segundo cinturão e enfrentou Jan Błachowicz, mas sofreu sua primeira derrota no MMA por decisão unânime. Retornando aos médios, ele defendeu o título contra Marvin Vettori e Robert Whittaker, em revanches, além de superar Jared Cannonier, mantendo-se como campeão dominante.

Leia mais: O que esperar de Du Plessis x Adesanya?

Em seguida, Adesanya foi um dos protagonistas de uma das grandes rivalidades recentes do MMA. O nigeriano teve pela frente o seu grande algoz nos tempos de kickboxing: o brasileiro Alex "Potan" Pereira. Na luta principal do UFC 281, o ex-campeão dominou os 20 minutos iniciais do confronto, até ser nocauteado no 5º round e perder o cinturão.

Israel Adesanya golpeia Alex "Poatan" Pereira na luta principal do UFC 287. (Foto por Carmen Mandato/Getty Images)

Israel Adesanya golpeia Alex "Poatan" Pereira na luta principal do UFC 287. (Foto por Carmen Mandato/Getty Images)


Na revanche, porém, Adesanya recuperou seu título ao nocautear o brasileiro no 2º round, mas perdeu novamente o cinturão - desta vez para Sean Strickland no UFC 293, em setembro de 2023.

Agora, após um hiato de um ano, Adesanya volta para enfrentar Dricus du Plessis. Esta luta não só representa a chance de "Stylebender" reconquistar seu título, mas também de continuar sua impressionante sequência de lutas pelo cinturão, consolidando ainda mais seu lugar na história do UFC.

Não perca o UFC 305: Du Plessis x Adesanya, dia 17 de agosto, com exclusividade no UFC Fight Pass. O card preliminar começa às 19h30 e o card principal tem início às 23 horas (horários de Brasília).

News and announcements

View all