Pular para o conteúdo principal
Jacqueline Cavalcanti sobe na balança da Pesagem Cerimonial do UFC Paris, em setembro de 2024. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Atletas

Jacqueline Cavalcanti: quem é a luso-brasileira que luta no UFC Vegas 102?

Peso-galo encara Julia Avila no primeiro duelo do evento deste sábado (15), no UFC Apex

A peso-galo Jacqueline Cavalcanti entra no Octógono neste sábado (15) para enfrentar Julia Avila na luta de abertura do UFC Vegas 102 - evento que será realizado no UFC Apex, em Las Vegas. Atual 13ª colocada no ranking da categoria, a lutadora busca manter sua invencibilidade no Ultimate e se aproximar do topo da divisão.

Apesar de representar Portugal, Jacqueline nasceu no Brasil, em São Paulo, e viveu na capital paulista até os 11 anos de idade. Em 2009, sua mãe decidiu sair de Pirituba - bairro localizado na zona noroeste do município - e se mudar para a Europa em busca de melhores oportunidades. Elas acabaram então se fixando em Almada, cidade portuguesa localizada na Área Metropolitana de Lisboa e com pouco mais de 80 mil habitantes, onde a lutadora cresceu e iniciou sua trajetória nos esportes de combate. 

Jacqueline teve contato com diversas modalidades na infância, incluindo kickboxing e muay thai, antes de descobrir o MMA. Em 2018, decidiu focar exclusivamente nas artes marciais mistas, com o objetivo de um dia alcançar o sonho de poder lutar no UFC.

A luso-brasileira chegou a competir representando as duas bandeiras em eventos anteriores, mas no Ultimate precisou optar por uma única nacionalidade, tornando-se a primeira mulher portuguesa na organização. Ainda assim, ela reforça que o Brasil segue presente em sua história e coração.

Conheça os lutadores brasileiros do UFC Vegas 102

De promessa a realidade no UFC

Aos 27 anos, Jacqueline construiu uma trajetória sólida no MMA, com passagens por eventos europeus e títulos conquistados antes de chegar ao UFC. Ela soma um cartel de oito vitórias e apenas uma derrota, destacando-se pelo estilo agressivo na trocação e pelo alto QI de luta.

A luso-brasileira teve uma conquista expressiva no LFA, onde faturou o cinturão peso-galo ao vencer Melissa Croden. Além disso, teve uma carreira invicta no kickboxing amador, o que reforça sua expertise na luta em pé.

Ela estreou no UFC em setembro de 2023, quando superou Zarah Fairn por decisão unânime. No ano seguinte, consolidou seu espaço na organização com vitórias sobre Josiane Nunes e Nora Cornolle, ambas por decisão dividida. O duelo com a francesa, inclusive, foi uma revanche. Ambas se enfrentaram em 2021, com a luso-brasileira saindo vitoriosa por decisão unânime em sua segunda luta como profissional de MMA.

Logo após a vitória sobre Nora, Jacqueline recebeu uma ligação do campeão peso meio-pesado Alex "Poatan" Pereira, onde foi parabenizada pelo seu desempenho.

Estilo de luta

Com uma sequência de seis triunfos, sendo três deles no Octógono, ela chega embalada para seu próximo desafio contra Avila neste sábado - e uma nova vitória pode fazê-la sonhar com o Top 10 da divisão.

Jaqueline se destaca pela velocidade e inteligência dentro do Octógono. Com uma base sólida no striking, a lutadora utiliza golpes plásticos e combinações precisas para minar suas adversárias. Seu jogo inclui joelhadas e um controle eficaz da distância, além de uma defesa bem ajustada contra tentativas de queda.

Diante de Julia Avila, a luso-brasileira terá um teste importante contra uma oponente experiente. O duelo promete ser um confronto de estilos, já que a norte-americana gosta de utilizar seu jogo de quedas - e quem conseguir impor sua estratégia sairá com a vitória.

Quem leva a melhor? Você confere ao vivo no UFC Fight Pass a partir das 20 horas da (horário de Brasília).

O UFC Vegas 102: Cannonier x Rodrigues foi um evento realizado em 15 de fevereiro de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all