Pular para o conteúdo principal
Jean Silva comemora a vitória sobre Melsik Baghdasaryan no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Atletas

Jean Silva: do Dana White's Contender Series ao protagonismo no Noche UFC

Brasileiro chega à sua primeira luta principal no Ultimate invicto com cinco vitórias no Octógono, todas pela via rápida

O brasileiro Jean Silva chega ao Noche UFC para viver o momento mais importante de sua trajetória no Ultimate. No dia 13 de setembro, ele fará a luta principal do evento contra o compatriota Diego Lopes em San Antonio, nos Estados Unidos. O paranaense conquistou este posto de destaque após vencer de forma contundente todos os seus cinco compromissos no Octógono, firmando-se como um dos nomes mais promissores da divisão peso-pena.

Integrante da equipe Fighting Nerds, ao lado de atletas como Caio Borralho, Mauricio Ruffy e Carlos Prates, Jean chegou ao UFC após se destacar em 2023 no Dana White's Contender Series, onde conquistou um contrato após superar Kevin Vallejos por decisão unânime. O brasileiro então teve ascensão acelerada entre 2024 e 2025, mostrando não apenas um alto nível dentro do Octógono, mas também pela forma intensa com que vive cada luta, expressando emoção e energia a cada vitória.

Jean Silva comemora a vitória no 5° episódio da 7ª temporada do Dana White's Contender Series. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC)

Jean Silva comemora a vitória no 5° episódio da 7ª temporada do Dana White's Contender Series. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC)


A estreia no UFC veio com um nocaute técnico no 1° round contra Westin Wilson. Na ocasião, "Lord" manteve o ritmo agressivo que se tornaria sua marca registrada. O segundo combate no Ultimate aconteceu no UFC 303, durante a International Fight Week, contra Charles Jourdain. Jean tornou-se o primeiro lutador a nocautear o canadense no Ultimate, quando acertou um uppercut no 2° round que encerrou o confronto. Duas semanas depois, subiu provisoriamente para o peso-leve para enfrentar Drew Dober no UFC Denver, vencendo por interrupção médica após uma luta de grande intensidade.

O retorno ao peso-pena aconteceu no UFC Seattle, em fevereiro deste ano, diante de Melsik Baghdasaryan. Após momentos de cordialidade e até diversos cumprimentos no Octógono, o brasileiro aproveitou a primeira brecha dada pelo rival para conectar um golpe que iniciou a sequência do nocaute ainda no round inicial.

Jean Silva comemora vitória no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Jean Silva comemora vitória no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


O resultado abriu caminho para um duelo contra Bryce Mitchell no UFC 314, em Miami. A luta ganhou destaque antes mesmo de acontecer, com Jean respondendo publicamente a declarações polêmicas do adversário e provocando-o de forma assertiva durante a Coletiva de Imprensa que promoveu o evento. No combate, o paranaense manteve a pressão de sempre até conseguir uma finalização no 2° round, resultado que o colocou no Top 10 da categoria.

Agora, diante de Diego Lopes, Jean terá seu primeiro compromisso como protagonista de um evento do UFC. O confronto colocará frente a frente dois lutadores conhecidos pela ofensividade e pela disposição de trocar golpes, o que aumenta a expectativa para um duelo movimentado. Com o cenário do peso-pena indefinido após a ascensão de Lerone Murphy – que venceu Aaron Pico de forma fulminante no UFC 319 – uma vitória convincente no Noche UFC pode colocar Jean Silva a um passo de disputar o cinturão e ser o primeiro "Nerd" a chegar ao topo no Ultimate.

O Noche UFC: Lopes x Silva foi um evento realizado em 13 de setembro de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all