Pular para o conteúdo principal

Jessica Andrade fala após derrota na China: "Não sinto vergonha"

Ex-campeã escreveu um longo texto sobre sua experiência, e recebeu o apoio de grandes personalidades

A luta que marcaria a primeira defesa de cinturão de Jessica Andrade não acabou do jeito que a brasileira gostaria. Bate-Estaca foi nocauteada por Weili Zhang ainda no primeiro round e o cinturão foi para a chinesa, mas a agora ex-campeã encarou a derrota com graça e naturalidade. 

Em seu perfil no Instagram, Jessica publicou um longo texto falando sobre a experiência. 

"Não estou triste não, fizemos tudo certo. Eu estava muito bem treinada e focada, essa foi uma das lutas que fui mais bem preparada, mas infelizmente entrou a mão da Zhang primeiro e eu caí. Em seguida veio uma sequência de cotoveladas em que eu apagava e tentava me recuperar mas logo veio uma joelhada, e então foi impossível continuar". 

A lutadora ainda reforçou que derrotas fazem parte da trajetória de qualquer atleta, e que voltará em breve ao Octógono. 

"Não sinto vergonha porque isso acontece com todos os lutadores um dia. Já aconteceu com o Aldo, com a Joanna, com a Cyborg, com Anderson Silva, com Junior Cigano (...) O que seria das vitórias se não sentíssemos o amargo da derrota?! Um campeão não é feito somente de vitória, essa não foi a minha primeira derrota e certamente não será a última". 

Na caixa de comentários, diversas personalidades mostraram seu apoio à brasileira. A jogadora de futebol Marta Silva disse "Siga firme, você nos orgulha muito". O comediante Whindersson Nunes escreveu: "Estou com você!". As lutadoras Karolina Kowalkiewicz, Poliana Botelho, Ketlen Vieira e Tatiana Suarez também deixaram mensagens, e a própria Zhang fez questão de deixar um recado. 

"Muito obrigada! Quando te conheci no PI americano, achei sua imagem muito boa. Você é muito amigável e gosta de dar risada. Quando nos vimos de novo na coletiva de imprensa em Xangai, senti que éramos como amigas. Você definitivamente é uma lutadora de verdade. Foi uma honra lutar com você". 

Confira o depoimento completo de Jessica Andrade: 

"Estava esperando um momento de tranquilidade para escrever para vocês. Quero agradecer a todos os verdadeiros fãs e amigos por todo apoio! Não estou triste não, fizemos tudo certo, eu estava muito bem treinada e focada, essa foi uma das lutas que fui mais bem preparada, mas infelizmente entrou a mão da Zhang primeiro e eu caí, em seguida veio uma sequência de cotoveladas em que eu apagava e tentava me recuperar mas logo veio uma joelhada, e então foi impossível continuar. Não sinto vergonha porque isso acontece com todos os lutadores um dia, já aconteceu com o Aldo, com a Joanna, com a Cyborg, com Anderson Silva, com Junior Cigano, enfim.

Eu meu mestre Gilliard Paraná e toda equipe PRVT Vale Tudo fizemos todo trabalho muito bem feito! Não temos nada o que falar ou tentar corrigir, ou ao menos pensar que poderíamos ter feito melhor, pois fizemos o melhor! O que seria das vitórias se não sentíssemos o amargo da derrota?! Um campeão não é feito somente de vitória, essa não foi a minha primeira derrota e certamente não será a última, sei lidar muito bem com tudo isso, com essa avalanche de críticas e absurdos que os meus conterrâneos estão dizendo, só quero deixar essa mensagem aos críticos: NINGUÉM TREINA E ENTRA NAQUELE OCTÓGONO PARA PERDER mas a profissão que eu escolhi tem dessas coisas né. 

Vamos voltar sim, mais fortes! E não estamos no fundo do poço, até porque não é o fim de nada, apenas um recomeço. Tenho uma carreira sólida com 27 lutas, fui a primeira brasileira a lutar no Octógono do UFC, sou uma veterana no evento e no mundo do MMA feminino, hoje me tornei a número 1 do mundo. Sim porque acima de mim só existe a campeã Weili Zhang, que lutou muito bem! E merece o título. Nós continuamos no topo porque lá é nosso lugar. 

Vida que segue! Tenho pessoas incríveis aí meu lado, Não vejo a hora de voltar pra casa e descansar, ficar um pouco com amigos e familiares, pois vocês que nos conhecem de verdade sabem que esses últimos meses não foram fáceis, vivi 8 incansáveis meses de trabalho intenso, mas tudo valeu a pena. Hoje durmo tranquila porque o meu trabalho foi bem feito, já dei muitas alegrias a esta nação brasileira e não tenho do que me envergonhar."