Pular para o conteúdo principal
Jiri Prochazka posa com o cinturão do UFC nos bastidores do UFC 275 após a vitória sobre Glover Teixeira (Mike Roach/Zuffa LLC)
Atletas

Jiri Prochazka se torna o 15º campeão dos meio-pesados da história do UFC

Atleta da República Tcheca é apenas o segundo europeu a reinar na divisão até 93 Kg

Com a vitória por finalização sobre Glover Teixeira na luta principal do UFC 275, Jiri Prochazka se tornou o 15º detentor do cinturão linear dos meio-pesados na história do UFC.

A divisão até 93 Kg, criada em 1997, teve como primeiro campeão Frank Shamrock. Em sequência, ocuparam o posto Tito Ortiz, Randy Couture, Vitor Belfort, Chuck Liddell, Rampage Jackson, Forrest Griffin, Rashad Evans, Lyoto Machida, Maurício Shogun, Jon Jones, Daniel Cormier, Jan Blachowicz e Glover.

Mais UFC 275: Todos os resultados | Pontuações Oficiais | Reações em Tweets

Jiri Prochazka recebe o cinturão dos UFC após derrotar Glover Teixeira no UFC 275 (Yong Teck Lim/Getty Images)

O atleta da República Tcheca é apenas o segundo europeu a chegar ao topo da categoria. Jiri conquista o cinturão apenas em sua terceira luta no UFC, sendo um dos atletas que mais rapidamente alcançou o cinturão na organização.

Por fim, sua vitória aos 4m32s do 5º round foi a segunda mais tardia da história do UFC, atrás apenas da finalização de Demetrious Johnson sobre Kyoji Horiguchi aos 4m59s, em 2015.

Outras marcas atingidas no UFC 275

  • Valentina Shevchenko conquistou a nona vitória seguida no Octógono, 5ª maior marca do UFC na atualidade, atrás de Kamaru Usman (15), Charles Oliveira e Alex Volkanovski (11) e Islam Makhachev (10).

 

  • Valentina Shevchenko venceu a oitava luta com cinturão em disputa no UFC, se tornando a 2ª entre as mulheres com mais triunfos em lutas de título, atrás apenas de Amanda Nunes (9).
Valentina Shevchenko of Kyrgyzstan reacts after her split-decision victory over Taila Santos of Brazil in the UFC flyweight championship fight during the UFC 275 event at Singapore Indoor Stadium on June 12, 2022 in Singapore. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Valentina Shevchenko of Kyrgyzstan reacts after her split-decision victory over Taila Santos of Brazil in the UFC flyweight championship fight during the UFC 275 event at Singapore Indoor Stadium on June 12, 2022 in Singapore. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)


  • Zhang Weili se tornou a segunda mulher na história do UFC a nocautear com um soco ou cotovelada giratório(a). A primeira foi Molly McCann, em março deste ano.

 

  • Zhang Weili conquistou a sexta vitória no peso-palha no UFC, se igualando na 2ª posição entre as mulheres que mais venceram na categoria desde que a chinesa estreou no Octógono em 2018. Carla Esparza e Angela Hill também têm seis triunfos no período e apenas Mackenzie Dern venceu mais (7).

 

  • Brendan Allen conquistou a sexta vitória no peso-médio no UFC, chegando à 2ª posição entre os atletas com mais triunfos na categoria desde sua estreia no Octógono em 2019. Apenas Israel Adesanya e Kevin Holland (7) venceram mais no período.

 

  • Apesar da derrota para Allen, Jacob Malkoun se tornou o primeiro peso-médio na história do UFC a aplicar seis ou mais quedas em três lutas consecutivas.

 

  • O nocaute de Silvana Gomez Juarez sobre Liang Na em 1m22s foi o 6º mais rápido na história do peso-palha.

 

  • Com 164 golpes significativos conectados na vitória sobre Ramona Pascual, Joselyne Edwards estabeleceu um novo recorde na divisão peso-pena. Anteriormente, o maior número de golpes conectados em uma única luta na categoria era 124, feito de Amanda Nunes na vitória sobre Felicia Spencer em 2020.