Eventos
Com a vitória por finalização sobre Glover Teixeira na luta principal do UFC 275, Jiri Prochazka se tornou o 15º detentor do cinturão linear dos meio-pesados na história do UFC.
A divisão até 93 Kg, criada em 1997, teve como primeiro campeão Frank Shamrock. Em sequência, ocuparam o posto Tito Ortiz, Randy Couture, Vitor Belfort, Chuck Liddell, Rampage Jackson, Forrest Griffin, Rashad Evans, Lyoto Machida, Maurício Shogun, Jon Jones, Daniel Cormier, Jan Blachowicz e Glover.
Mais UFC 275: Todos os resultados | Pontuações Oficiais | Reações em Tweets
O atleta da República Tcheca é apenas o segundo europeu a chegar ao topo da categoria. Jiri conquista o cinturão apenas em sua terceira luta no UFC, sendo um dos atletas que mais rapidamente alcançou o cinturão na organização.
Por fim, sua vitória aos 4m32s do 5º round foi a segunda mais tardia da história do UFC, atrás apenas da finalização de Demetrious Johnson sobre Kyoji Horiguchi aos 4m59s, em 2015.
Outras marcas atingidas no UFC 275
- Valentina Shevchenko conquistou a nona vitória seguida no Octógono, 5ª maior marca do UFC na atualidade, atrás de Kamaru Usman (15), Charles Oliveira e Alex Volkanovski (11) e Islam Makhachev (10).
- Valentina Shevchenko venceu a oitava luta com cinturão em disputa no UFC, se tornando a 2ª entre as mulheres com mais triunfos em lutas de título, atrás apenas de Amanda Nunes (9).
- Zhang Weili se tornou a segunda mulher na história do UFC a nocautear com um soco ou cotovelada giratório(a). A primeira foi Molly McCann, em março deste ano.
- Zhang Weili conquistou a sexta vitória no peso-palha no UFC, se igualando na 2ª posição entre as mulheres que mais venceram na categoria desde que a chinesa estreou no Octógono em 2018. Carla Esparza e Angela Hill também têm seis triunfos no período e apenas Mackenzie Dern venceu mais (7).
- Brendan Allen conquistou a sexta vitória no peso-médio no UFC, chegando à 2ª posição entre os atletas com mais triunfos na categoria desde sua estreia no Octógono em 2019. Apenas Israel Adesanya e Kevin Holland (7) venceram mais no período.
- Apesar da derrota para Allen, Jacob Malkoun se tornou o primeiro peso-médio na história do UFC a aplicar seis ou mais quedas em três lutas consecutivas.
- O nocaute de Silvana Gomez Juarez sobre Liang Na em 1m22s foi o 6º mais rápido na história do peso-palha.
- Com 164 golpes significativos conectados na vitória sobre Ramona Pascual, Joselyne Edwards estabeleceu um novo recorde na divisão peso-pena. Anteriormente, o maior número de golpes conectados em uma única luta na categoria era 124, feito de Amanda Nunes na vitória sobre Felicia Spencer em 2020.
Tags