Eventos
Lutador foi pego no antidoping por uso de cocaína
O que deveria ser um momento de celebração para Jon Jones, após oitava defesa consecutiva do cinturão dos meio-pesados, em 3 de janeiro, se transformou em um desastre quando foi revelado que o nova-iorquino testou positivo para cocaína um mês antes da luta. Na segunda-feira à noite, Jones quebrou seu silêncio em uma entrevista com Charissa Thompson, na FOX Sports 1.
- Viaje com o Hotel Urbano e assista às lutas do UFC de perto
“Eu definitivamente não tenho uma desculpa”, disse Jones. “Eu não estou aqui para dar desculpas sobre o que aconteceu. Eu fiz isso. Eu não irei culpar meus amigos, ou a pressão ou o estresse. Eu fiz besteira. Eu não posso chamar isso de um erro porque fiz conscientemente.”
- Assine o Canal Combate e acompanhe todas as edições do UFC em 2015
Admitindo o uso de cocaína durante uma festa, Jones sabia que quando foi testado em 4 de dezembro, as coisas não iriam sair muito bem para ele.
"Foi um dia estressante. Eu sabia que tinha feito algo errado e que o teste mostraria isso. Eu sabia que o teste daria positivo, e sabia que não havia nada que pudesse fazer.'
Com o exame positivo vindo em um período fora de competições, Jones, aos 27 anos, foi autorizado a competir na luta principal do UFC 182 contra Daniel Cormier, a quem venceu por decisão unânime. A notícia foi divulgada poucos dias depois, com Jones anunciando imediatamente que ele iria para a reabilitação, o que não durou muito tempo.
"Eu fui para uma avaliação de 24 horas", Jones comentou, explicando que conversou com três médicos por cerca de sete horas. A conclusão foi que ele seria enviado para um programa ambulatorial, onde passaria por sessões de aconselhamento enquanto seria testado semanalmente para o uso de drogas. E enquanto ele admite ter experimentado cocaína no colégio, levando-o a estender o hábito até o dezembro de 2014, sua decisão lhe custou uma multa de U$25 mil, por violar a política do Código de Conduta de um atleta do UFC.
- Declaração do UFC sobre Jon Jones
"Eu não sou um viciado em cocaína, nem mesmo um usuário frequente", disse ele. "Eu só tomei uma decisão realmente estúpida e fui pego desprevenido por toda essa situação. Não tem desculpas para isso. Eu só posso pedir desculpas e tentar fazer as coisas melhorarem.
"Minha mensagem para os fãs é que eu sinto muito."