
Eventos
Quando campeões dominantes de outras organizações se juntam ao UFC, há sempre um grau de empolgação, pois os fãs querem ver se o atleta consegue levar sua melhor forma para o maior palco do esporte. Com Patricio “Pitbull” Freire, esse nível de expectativa está nas alturas.
Neste sábado (12), o atleta potiguar estreia na organização no card principal do UFC 314, diante do ex-campeão interino do peso-pena Yair Rodriguez.
Aos 37 anos de idade e com 43 lutas na carreira, Patrício é um atleta experiente que se prepara para fazer sua estreia no UFC. É um campeão mundial genuíno que provou seu valor contra oponentes do mais alto nível na última década.
Patrício "Pitbull" Freire posa durante coletiva de imprensa do UFC 314, em março de 2025. (Chris Unger/Zuffa LLC)
Nascido em Mossoró, no Rio Grande do Norte, Pitbull é o maior lutador a ter competido sob a bandeira do Bellator MMA, organização que encerrou as operações no início deste ano. Sua lista de recordes para a promoção é impressionante, para dizer o mínimo.
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o UFC 314
Em sua antiga organização, Patrício foi quatro vezes campeão mundial, tendo conquistado o cinturão do peso-pena três vezes e o título do peso-leve uma vez. Ele fez nove defesas bem-sucedidas e detém os recordes, agora inquebráveis, de mais lutas, mais vitórias, mais lutas por título e mais triunfos pela via rápida na história da promoção, além de uma série de recordes específicos do peso-pena.
Em 14 anos atuando em sua antiga organização. Patrício enfileirou recordes, alimentou rivalidades e se tornou o maior lutador da história da companhia. Entre 2010 e 2024, o potiguar conquistou 24 vitórias, sendo nove por nocaute e cinco por finalização, e sofreu apenas seis derrotas.
Veja também: Flávio Álvaro projeta “lição” de Jean Silva em Bryce Mitchell no UFC 314
Alguns dos recordes conquistados por Patrício em sua antiga casa, onde ele se despediu como maior atleta da história da companhia: maior número de lutas (30), maior número de lutas pela divisão peso-pena (28), maior número de confrontos valendo cinturão (18), maior número de duelos valendo o título do peso-pena (14), mais vitórias (24) e mais vitórias no peso-pena (22).
Yair Rodriguez e Patricio "Pitbull" Freire se encaram em coletiva de imprensa do UFC 314, em março de 2025. (Chris Unger/Zuffa LLC)
O brasileiro emana uma grande confiança em suas capacidades, apoiada por uma carreira que provou, por mais de uma vez, que tem o temperamento de um campeão condecorado em grandes batalhas.
E, sempre que surge um obstáculo em seu caminho, Patrício se recupera e volta mais forte. Cada vez que perdeu o seu título de peso-pena, buscou forças na academia e derrotou o homem que o destronou para reconquistar a coroa mais uma vez. É o tipo de estatística que prova que Pitbull é um verdadeiro campeão do mundo das lutas.
Brasil no Octógono: Conheça os lutadores brasileiros do UFC 314
Agora, aos 37 anos de idade, abençoado com uma carreira repleta de experiência de ter um alvo em suas costas, Pitbull vai saborear a tarefa de ser o caçador mais uma vez, enquanto mira o topo da divisão peso-pena do UFC.
Ao longo de toda sua carreira, Patrício foi alvo de uma grande questão que rondava a cabeça dos fãs de MMA. Como se sairia o brilhante brasileiro contra a elite dos penas do UFC? Diante de Yair Rodriguez, no UFC 314, finalmente vamos descobrir.
O UFC 314: Volkanovski x Lopes foi um evento realizado em 12 de abril de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.