Pular para o conteúdo principal
José Aldo posa com uma coroa nos bastidores do UFC 301, após a vitória sobre Jonathan Martinez no Rio de Janeiro, em maio de 2024 (Mike Roach/Zuffa LLC)
Atletas

José Aldo analisa luta no UFC 307 e faz promessa: "Voltei para ser campeão"

Ex-campeão peso-pena enfrenta Mario Bautista no card principal do evento deste sábado (5), em Salt Lake City

Pouco mais de cinco meses após o seu retorno da aposentadoria, José Aldo tem outro duro compromisso no Octógono. No card principal do UFC 307 que acontece neste sábado (5), em Salt Lake City, o ex-campeão dos penas mede forças com o norte-americano Mario Bautista em duelo de ranqueados da divisão peso-galo. 

Em entrevista ao UFC Brasil, o "Rei do Rio" reforçou que não voltou apenas para figurar, mas que ainda sonha em reconquistar o cinturão do Ultimate.

“Eu voltei para ser campeão", disse. "A chama ainda está muito acesa dentro de mim e a partir do momento que eu voltei, foi por causa disso. Eu não me via mais lutando MMA naquela época quando eu parei. Depois disso, aconteceram algumas coisas comigo e eu pude ver de novo aquela chama".

Primeiro campeão peso-pena da história do UFC, Aldo defendeu sete vezes o seu título durante o reinado que durou de 2011 à 2015. A sua segunda coroação aconteceu no ano seguinte, porém, a nova trajetória como rei da divisão até 66 Kg foi interrompida logo em seu primeiro confronto, diante do havaiano Max Holloway, em junho de 2017.

Leia mais: Cinco lutas de José Aldo para assistir antes do UFC 307

José Aldo Junior comemora a vitória no UFC 301. (Foto por Alexandre Loureiro/Zuffa LLC)

José Aldo Junior comemora a vitória no UFC 301. (Foto por Alexandre Loureiro/Zuffa LLC)


Após a derrota para Merab Dvalishivili já pelo peso-galo, em agosto de 2022, Aldo anunciou a sua aposentadoria do esporte, porém, o seu afastamento durou menos de dois anos. O retorno do "Rei do Rio" ao Octógono aconteceu no UFC 301, no último mês de maio, no Rio de Janeiro, com uma vitória por decisão unânime sobre Jonathan Martinez.

“Primeiramente, todo mundo achou que seria uma luta de despedida né? Então, a gente pôde chegar lá dentro (no Octógono) e fazer uma grande luta, com uma velocidade acima do comum e todo mundo tomou um susto", disse. "Então, estamos voltando aqui de novo. Eu pedi para lutar o mais rápido (possível) e com o objetivo que eu quero, eu tenho que lutar assiduamente, então, graças a Deus, estamos aqui de novo”.

José Aldo enfrentou Frankie Edgar no histórico UFC 200. (Foto por Rey Del Rio/Zuffa LLC)

José Aldo enfrentou Frankie Edgar no histórico UFC 200. (Foto por Rey Del Rio/Zuffa LLC)


No UFC 307, o "Rei do Rio" enfrentará o norte-americano Mario Bautista, rival sete anos mais novo e sem o mesmo currículo de alguns grandes adversários que enfrentou ao longo da carreira. Porém, Aldo garantiu que manteve a mesma dedicação durante os treinamentos e mostrou muito respeito pelo oponente.

“Eu sempre encaro todo adversário da mesma maneira, eu faço um estudo, tudo nos mínimos detalhes e me preparo da melhor maneira, independente de quem seja", afirmou. "Agora (no UFC 307) vai ser o Mario, mas se fosse o número um, ou qualquer outro que tivesse ali, seria da mesma maneira (a preparação). Eu estou me preparando muito bem, para chegar o mais bem treinado possível e fazer uma grande luta”.

Leia mais: Card Completo | UFC 307: Pereira x Rountree Jr.

O UFC 307: Pereira x Rountree Jr. foi um evento realizado em 5 de outubro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all