Pular para o conteúdo principal
Don't Miss A Moment Of UFC Fight Night: Usman vs Buckley, Live From State Farm Arena In Atlanta, Georgia On June 14, 2025
Atletas

Kamaru Usman x Joaquin Buckley: O que esperar da luta principal do UFC Atlanta?

Integrantes do Top 10 dos meio-médios lideram o card que acontece neste sábado (14), nos Estados Unidos

Integrantes do Top 10 do peso meio-médio, Kamaru Usman e Joaquin Buckley serão os protagonistas do UFC Atlanta, evento que marca o retorno do Octógono à cidade neste sábado (14), nos Estados Unidos. O duelo entre os dois promete agitar a elite da divisão até 77 Kg e terá impacto direto no futuro dos atletas dentro da organização.

No aquecimento para o esperado duelo, o UFC.com.br conta um pouco da trajetória dos dois atletas no Ultimate e como eles chegam para o UFC Atlanta.

 

Kamaru Usman

Kamaru Usman com o cinturão do peso meio-médio após vencer Colby Covington na revanche que marcou o UFC 268. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Kamaru Usman com o cinturão do peso meio-médio após vencer Colby Covington na revanche que marcou o UFC 268. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Detentor do cinturão dos meio-médios entre 2019 e 2022, Kamaru Usman carrega o retrospecto de três derrotas consecutivas pela primeira vez em sua carreira. Após ser destronado por Leon Edwards e batido novamente pelo inglês na trilogia, o nigeriano aceitou um confronto diante de Khamzat Chimaev - em outubro de 2023 - com pouco mais de 10 dias de antecedência e foi derrotado em uma apertada decisão majoritária. 

Campeão da 21ª temporada do The Ultimate Fighter, realizado em 2015, Usman construiu uma trajetória vitoriosa superando grandes nomes do esporte e se consolidou como um dos maiores lutadores da história dos meio-médios. O nigeriano ostenta o recorde de maior número de vitórias consecutivas (15), o terceiro maior número de lutas por cinturão (6) e o quinto maior número de triunfos nessa faixa de peso (15).

Oriundo do wrestling, ele foi campeão nacional da divisão II da NCAA em 2010 e eleito três vezes All American pela Universidade do Nebraska. O “Pesadelo Nigeriano” ficou conhecido pelo seu forte jogo de luta agarrada, com muita imposição física, controle posicional e domínio sobre os rivais com quem dividiu o Octógono.

Leia mais: O que mudou no UFC desde a última luta de Kamaru Usman?

Durante as 15 vitórias consecutivas - seis delas em lutas por cinturão - Usman venceu grandes nomes, como Rafael dos Anjos, Demian Maia, Colby Covington e Gilbert “Durinho” Burns. Os sete anos de invencibilidade no Octógono o consolidaram como um dos maiores nomes da história da divisão até 77 Kg. 

Há, no entanto, fatores que jogam contra o ex-campeão nesse confronto. Além dos 38 anos de idade recém completados, há também a longa inatividade na carreira, visto que sua última apresentação foi justamente na derrota para Chimaev. 

 

Joaquin Buckley

Joaquin Buckley golpeia Colby Covington na luta principal do UFC Tampa. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Joaquin Buckley golpeia Colby Covington na luta principal do UFC Tampa. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Joaquin Buckley ganhou fama no UFC como um dos atletas com maior poder de nocaute na atualidade. Desde o chute giratório que derrubou Impa Kasanganay em outubro de 2020, o norte-americano conquistou outros oito triunfos por esse método, consolidando a sua reputação.

O atual número 7 da divisão liderada por Jack Della Maddalena possui um estilo de striking que combina precisão e força bruta, aliado a uma boa movimentação no Octógono. “New Mansa” também apresenta eficiência em sua defesa de quedas com o impressionante índice de 74% nesse quesito.

Buckley chegou ao Ultimate em agosto de 2020 e demorou a encontrar a regularidade em seus resultados. Em suas nove primeiras apresentações, todas no peso-médio, o norte-americano conquistou cinco vitórias e sofreu quatro derrotas. Porém, a partir de maio de 2023, Joaquin desceu de categoria e ascendeu de forma impressionante.

Veja também: Saiba mais sobre Atlanta – a cidade que recebe o UFC neste sábado (14)

Desde então, foram seis vitórias consecutivas no Octógono. Em suas duas últimas apresentações, Buckley venceu o ex-desafiante Stephen Thompson e o antigo detentor do cinturão interino Colby Covington, ambos por nocaute, e chegou ao Top 10.

O confronto deste sábado (14) promete movimentar a elite da divisão dos meio-médios. De um lado, um ex-campeão buscando mostrar que ainda faz parte do panteão de principais nomes da categoria. Do outro, um atleta em ascensão que vive o melhor momento de sua carreira e que sonha em conquistar o cinturão que já esteve em posse do seu rival no UFC Atlanta. O vencedor? Será o assinante do UFC Fight Pass que assistir a esse aguardado embate.

O UFC Atlanta: Usman x Buckley foi um evento realizado no dia 14 de junho de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all