Pular para o conteúdo principal
Khamzat Chimaev comemora após a vitória sobre Kamaru Usman no UFC 294, em Abu Dhabi, em outubro de 2023 (Chris Unger/Zuffa LLC)
Atletas

Khamzat Chimaev busca consolidar seu nome entre os melhores do MMA no UFC 308

Peso-médio russo enfrenta o ex-campeão Robert Whittaker na luta co-principal do evento deste sábado (26), em Abu Dhabi

Khamzat Chimaev está prestes a enfrentar o maior desafio de sua carreira até o momento. Neste sábado (26), o peso-médio medirá forças com o ex-campeão Robert Whittaker na luta co-principal do UFC 308, em Abu Dhabi. A expectativa é alta para este confronto, já que o vencedor tem grandes chances de ser próximo desafiante ao cinturão da divisão até 84 kg, que hoje pertence a Dricus Du Plessis.

Com um cartel impressionante 13 vitórias e nenhuma derrota, além de performances avassaladoras no Octógono, Chimaev quer provar que está na prateleira dos melhores lutadores de MMA da atualidade. Sua trajetória no UFC é vista como uma das mais dominantes e impressionantes dos últimos tempos, estreando no evento em julho de 2020, substituindo Dusko Todorovic, e finalizando John Phillips com uma chave de braço no 2° round.

Leia mais: A caminhada de Max Holloway até o UFC 308

Apenas dez dias depois, ele retornou ao Octógono, desta vez no peso meio-médio, e nocauteou Rhys McKee no 1°round, estabelecendo o recorde de vitórias consecutivas mais rápidas na era moderna do UFC. Esses feitos lhe renderam uma atenção imediata no cenário do MMA, com muitos fãs e especialistas se perguntando se estávamos vendo o nascimento de um novo fenômeno do esporte.

Khamzat Chimaev comemora a vitória sobre Rhys McKee no UFC Fight Island 3. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Khamzat Chimaev comemora a vitória sobre Rhys McKee no UFC Fight Island 3. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


A ascensão de Chimaev continuou em setembro do mesmo ano, quando ele nocauteou Gerald Meerschaert em impressionantes 17 segundos, estabelecendo o recorde de três vitórias consecutivas em apenas 66 dias. Cada um desses triunfos lhe rendeu o prêmio de Performance da Noite e seu estilo de luta, que mistura um wrestling agressivo com poder na luta em pé, o colocou ainda mais em evidência.

Porém, no fim de 2020, o lutador começou a apresentar seus primeiros problemas de saúde. Chimaev precisou de diversas hospitalizações após contrair COVID-19 em dezembro de 2020, tendo cancelada uma luta contra Leon Edwards em dezembro. O russo chegou a anunciar em março de 2021 sua aposentadoria do esporte por conta da doença, mas o CEO do UFC Dana White comentou em seguida que foi uma fala emocional e que ele retornaria ao Octógono em breve.

Mais UFC 308: Relembre a trajetória do campeão Ilia Topuria

Ele voltou em outubro de 2021, finalizando Li Jingliang ainda no 1° round e faturando mais um bônus. Em seguida, Chimaev enfrentou seu maior teste até então, quando lutou contra o brasileiro Gilbert Burns no UFC 273. Foi um combate épico, em que o russo foi levado ao limite pela primeira vez, mas conseguiu vencer por decisão unânime após três rounds intensos. Esta, inclusive, foi a primeira luta em sua carreira que foi para a decisão dos juízes.

Khamzat Chimaev golpeia Gilbert Burns no UFC 273. (Foto por James Gilbert/Getty Images)

Khamzat Chimaev golpeia Gilbert Burns no UFC 273. (Foto por James Gilbert/Getty Images)


O russo então foi escalado para enfrentar Nate Diaz na luta principal do UFC 279, em setembro de 2022. No entanto, durante a pesagem, o lutador excedeu o limite da categoria meio-médio, registrando 80,9 Kg - mais de 3 kg acima do limite permitido. Com isso, Chimaev foi realocado para a co-luta principal, onde enfrentou Kevin Holland em peso casado e venceu o embate de forma contundente, finalizando o rival ainda no 1° round.

Depois de um ano afastado, e com a certeza de que não lutaria mais no peso meio-médio, o lutador retornou ao Octógono em outubro de 2023, quando enfrentou o ex-campeão dos meio-médios, Kamaru Usman, em um combate na categoria de cima. Em uma luta difícil e equilibrada, Chimaev venceu por decisão majoritária, marcando assim seu retorno. Seu desempenho, porém, não foi o mesmo visto das outras vezes, o que levantou questionamentos sobre sua capacidade em dominar lutadores de elite.

Mais UFC 308: Conheça os brasileiros que lutarão no evento

Agora, ele se prepara para enfrentar Robert Whittaker, um dos lutadores mais técnicos e experientes da divisão dos médios. Se conseguir superar o australiano, Chimaev estará cada vez mais perto de realizar seu sonho de se tornar campeão do UFC e consolidar de vez sua trajetória meteórica na organização.

O UFC 308: Topuria x Holloway foi um evento realizado em 26 de outubro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all