Pular para o conteúdo principal
Khamzat Chimaev of Russia works out for fans and media during a UFC open workout at Yas Mall on October 23, 2024 in Abu Dhabi, United Arab Emirates. (Photo by Francois Nel/Zuffa LLC)
Atletas

Khamzat Chimaev: o caminho até a disputa do cinturão peso-médio

Invicto no MMA profissional, ele enfrenta Dricus Du Plessis na luta principal do UFC 319, neste sábado (16)

Não há dúvidas de que Khamzat Chimaev é um verdadeiro fenômeno. Desde que entrou no Octógono pela primeira vez, em 2020, seu nome passou a ser apontado como um possível futuro campeão do UFC. Cinco anos depois, o lutador invicto chega ao momento mais importante da carreira: a disputa do cinturão dos médios contra o sul-africano Dricus Du Plessis na luta principal do UFC 319, em Chicago.

Chimaev estreou no UFC contra John Phillips, em luta válida pelo peso-médio. Em uma grande apresentação, ele finalizou o rival no 2º round e recebeu seu primeiro bônus de Performance da Noite. Dez dias depois, voltou ao Octógono e quebrou o recorde de intervalo mais curto entre vitórias no UFC moderno, derrotando Rhys McKee por nocaute técnico no 1º round em duelo válido no peso meio-médio, novamente faturando um bônus.

Em setembro do mesmo ano, ampliou seu cartel vitorioso ao nocautear Gerald Meerschaert em apenas 17 segundos, completando três vitórias no espaço de dois meses. Nascia assim uma grande estrela e muitos pensavam: quem pode parar Chimaev?

Khamzat Chimaev comemora a vitória no UFC 279. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Khamzat Chimaev comemora a vitória no UFC 279. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Obstáculos e retomada

Os próximos anos, no entanto, não seriam tão ativos para o atleta. Ele enfrentou problemas de saúde reduziram seu ritmo no Octógono. Em 2021, lutou apenas uma vez, finalizando Li Jingliang no 1º round. No ano seguinte, teve seu duelo mais difícil até o momento, quando encarou o veterano Gilbert "Durinho"Burns

Foram 15 minutos intensos de combate, com os dois atletas trocando golpes de forma franca e desferindo knockdowns um no outro. Pela primeira vez, Chimaev foi até a decisão dos juízes para sair com o braço levantado, mas a vitória lhe rendeu mais um bônus - desta vez o de Luta da Noite.

Ainda em 2022, estava escalado para enfrentar Nate Diaz no UFC 279, mas falhou na pesagem e acabou enfrentando Kevin Holland em peso combinado. O "Lobo Solitário" não teve problemas em dominar o norte-americano e acabou vencendo por finalização no 1º assalto. A partir daí, passou a focar no peso-médio.

Khamzat Chimaev comemora a vitória no UFC 308. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Khamzat Chimaev comemora a vitória no UFC 308. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Escalada no peso-médio

Em 2023, Chimaev enfrentou o ex-campeão meio-médio Kamaru Usman no UFC 294. O nigeriano chegou ao evento de última hora, pois preciosu substituir o brasileiro Paulo Borrachinha. Pela segunda vez, ele encarou um adversário que lhe fez frente no Octógono. Apesar de dominar o 1º round, ele viu o combate se equilibrar nas parciais seguintes, mas garantiu a vitória por decisão majoritária graças ao wrestling e ao controle no solo.

O próximo passo seria contra Robert Whittaker na estreia do UFC na Arábia Saudita, mas problemas médicos o tiraram da luta. O confronto foi remarcado para o UFC 308, em Abu Dhabi, onde Chimaev finalizou o ex-campeão ainda no 1º round, aplicando um estrangulamento que forçou a interrupção imediata.

Rumo ao cinturão

Com o triunfo sobre Whittaker, Khamzat chegou ao cartel de 14 vitórias e nenhuma derrota. A sequência consolidou sua posição como desafiante número um e abriu o caminho para a disputa contra Du Plessis. Invicto, com vitórias sobre ex-campeões e adversários de alto nível, o lutador agora busca confirmar as expectativas construídas desde a estreia e conquistar seu primeiro título no UFC.

O UFC 319: Du Plessis x Chimaev foi um evento realizado em 16 de agosto de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all