Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Leitura de luta: Fintas, ângulos e ambidestria; os segredos de Dillashaw

Mais detalhes sobre o que o campeão usou para manter o trono dos galos no UFC 177


Apesar do turbilhão de problemas, tivemos um  bom main event no UFC 177. Após o imbróglio que culminou com a saida forçada de Renan Barão pouco mais de 24 horas antes do combate, o campeão T.J. Dillashaw foi corajoso em aceitar um combate contra Joe Soto, um desafiante 'instantâneo' e para o qual não havia se preparado.

Mesmo com a possibilidade de perder para um cara que sequer estava ranqueado (Soto estreou pelo Ultimate), o detentor do título dos galos novamente aplicou técnicas inteligentes e venceu por nocaute técnico no quinto assalto, demonstrando padrão de luta com detalhes que merecem ser estudadas. Fintas, volumes e ângulos, tudo junto, misturado e destrinchado.
Fintas
Dillashaw pode não ser um striker brilhante, mas dispõe de jogo moderno em pé: ambidestro, dinâmico e repleto de fintas venenosas. Sempre em evolução, as virtudes desse estilo lapidado por Duane Ludwig na Team Alpha Male são desenvolvidas com mais eficiência desde o combate contra Mike Easton, em janeiro deste ano.

As constantes mudanças de base e de níveis (altura) na postura forçam opnentes a se preocupar o tempo todo com suas investidas. Uma das marcas registradas neste combate foi a de abaixar e fingir que agarraria uma das pernas do adversário, para aproveitar o momento de reação e executar um forte uppercut. Isso burlou os reflexos de Soto pelo menos três vezes.

Volume
Após se preparar durante meses para enfrentar Renan Barão, Dillashaw teve de mudar detalhes táticos para o desafio de última hora.

A medida inicial foi adotar estratégia mais cadenciada e longa, abusando do volume de golpes como base ofensiva para cansar Soto gradativamente, já que este havia se preparado para disputar três assaltos, não cinco.

Pra quem gosta de números, o campeão acertou 151 golpes significativos de 464 tentados (média de 33%). O adversário aplicou 62 de 197 (média de 31%). O trabalho extenso deu certo. Mesmo fazendo frente ao campeão em diversos momentos, o desafiante teve queda de rendimento visível da quarta parcial para frente.

Ângulos
As trocas frequentes de bases (canhoto e destro) com steps e passos laterais seguidos de golpes também criam ângulos diferenciados de ataque. Dillashaw aplica golpes retos ou circulares em recuos ou rodando simultaneamente em torno do oponente. Tratam-se de técnicas avançadas, criadas de forma particular e de acordo com as habilidades naturais de cada lutador. Sempre impressiona.

A outra marca do campeão neste sentido foi a de fingir e esboçar, com movimentos de quadril que chutaria alto , mas mandava golpes baixos (low kicks), e vice-versa. Foi assim, inclusive, que alcançou o nocaute no quinto assalto.

Após colocar sequência de dois socos, Dillashaw cercou o adversário para o lado esquerdo. Soto circulou para a direita e pensou que estava fora do raio de ação, com a guarda mais baixa. Mas Dillashaw o enganou, mudando novamente  de base, e rapidamente o acertou pra valer com um chute alto. No contrapé, e de forma muito inteligente.