Eventos
Quais foram as grandes surpresas que tiveram destaque no Octógono em 2022? Continue lendo para saber mais sobre a temporada de prêmios altamente não-oficial da equipe do UFC.com.
1 – Leon Edwards x Kamaru Usman 2
Leon Edwards se tornou o campeão do peso meio-médios com um nocaute sobre Kamaru Usman nos segundos finais da luta principal do UFC 278.
O nigeriano teve dificuldades contra o rival no começo da luta, mas passou a dominar o combate nos rounds seguintes, até que a grande surpresa veio. Edwards acertou um chute alto em cheio no rosto de Usman, que caiu desacordado enquanto o jamaicano radicado na Inglaterra comemorava sua vitória.
2 – Carla Esparza x Rose Namajunas 2
A luta co-principal do UFC 274 não foi o que podemos chamar de empolgante, mas após 25 minutos, Carla Esparza repetiu a vitória que teve sobre Rose Namajunas em 2014 e reconquistou o cinturão peso-palha por decisão dividida.
Os juízes pontuaram 49-46, 48-47 e 47-48 para Esparza, em um combate muito estudado e cauteloso, onde as duas atletas tiveram poucas brechas para explorar nos cinco rounds.
3 – Sean O'Malley x Petr Yan
Essa foi uma luta absolutamente fenomenal que não apenas respondeu qualquer dúvida sobre a capacidade de Sean O'Malley, mas também mostrou a qualidade de Petr Yan - apesar da vitória do norte-americano por decisão dividida;
Essa foi uma vitória importantíssima de O'Malley, que agora está invicto em suas últimas cinco lutas e o coloca a um passo muito próximo para disputar o cinturão.
4 – Kai Kara-France x Askar Askarov
Kai Kara-France solidificou seu posto como um lutador de elite no peso-mosca ao dar a Askar Askarov sua primeira derrota como profissional no UFC Columbus, quando venceu por decisão unânime.
Todos os juízes marcaram 29-28 para Kara-France, que passou apuros no 1° round, mas defendeu as quedas de Askarov a partir do 2° round e impôs sua trocação nos últimos cinco minutos para sair com o braço levantado.
5 – Victor Henry x Raoni Barcelos
Em um duelo empolgante, Victor Henry e Raoni Barcelos trocaram golpes durante 15 minutos no Octógono, que terminou com uma vitória impressionante - e inesperada - do estreante.
Todos os juízes marcaram 30-27 para Henry, que teve uma visão perfeita do tempo de luta do brasileiro e foi superior tanto na velocidade quanto na precisão de seus golpes.
6 – Alex Poatan x Israel Adesanya
Alex Poatan é o novo campeão peso-médio do UFC! O brasileiro se manteve como o grande algoz de Israel Adesanya, assim como foi no kickboxing, e nocauteou o nigeriano na luta principal do UFC 281.
Poatan perdia na pontuação dos juízes ao entrar no 5° round, mas ele foi com tudo para cima em busca do nocaute e, com Adesanya na grade, acertou um golpe de esquerda que balançou o nigeriano. Logo em seguida, uma sequência de golpes fez com que o árbitro central interrompesse a luta.
7 – Aljamain Sterling x Petr Yan 2
Aljamain Sterling não conquistou o cinturão peso-galo da maneira que esperava, mas na revanche contra Petr Yan, o lutador não deixou dúvidas de que tem as ferramentas necessárias para estar no topo da categoria.
Sterling superou o russo em uma decisão dividida apertada no UFC 273, com dois juízes marcando 48-47 para ele e um juiz marcando o mesmo para Yan. O "Funk Master" fez dois rounds primorosos na disputa e segurou o ímpeto do russo nos minutos finais, o que lhe deu a vitória.
8 – Tai Tuivasa x Derrick Lewis
Tai Tuivasa e Derrick Lewis fizeram uma luta co-principal emocionante em Houston, com o australiano nocauteando o atleta da casa no UFC 271.
Muitos esperavam que Lewis, o maior nocauteador na história do UFC, sairia com a vitória no combate, mas uma troca franca de golpes com pouco menos de dois minutos do 2° round mostrou que a força de Tuivasa é devastadora, deixando o norte-americano de cara na lona e, em seguida, correndo para fazer seu famoso "shoey".
9 – Roman Dolidze x Jack Hermansson
Roman Dolidze não poderia ter deixado melhor impressão ao aproveitar uma luta de última hora. O lutador da Geórgia conseguiu uma linda vitória contra Jack Hermansson no UFC Orlando e se colocou de vez como um nome a ser batido no peso-médio.
Hermansson parecia estar no controle da luta por boa parte do tempo e ditava o ritmo na luta em pé, mas quando a luta foi para o chão, Dolidze mostrou toda a sua qualidade para sair com a vitória e mostrar que é um páreo duro para qualquer um da divisão.
10 – Marcin Tybura x Alexandr Romanov
Marcin Tybura se tornou o primeiro homem a derrotar Alexandr Romanov no Octógono.
O polonês foi completamente dominado nos cinco minutos iniciais, mas sobreviveu à blitz do moldavo e mostrando um excelente condicionamento físico, passou a ditar o ritmo do duelo de forma metódica, especialmente com os chutes no abdômen, para sair com a vitória por decisão majoritária.
Tags