Pular para o conteúdo principal
Sean O'Malley punches Petr Yan of Russia in a bantamweight fight during the UFC 280 event at Etihad Arena on October 22, 2022 in Abu Dhabi, United Arab Emirates. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)
Listas

Lista: As Maiores Surpresas de 2022

Confira uma seleção de resultados inesperados que tivemos este ano no Octógono

Quais foram as grandes surpresas que tiveram destaque no Octógono em 2022? Continue lendo para saber mais sobre a temporada de prêmios altamente não-oficial da equipe do UFC.com.

1 – Leon Edwards x Kamaru Usman 2

Leon Edwards of Jamaica lands a head kick to Kamaru Usman of Nigeria in the UFC welterweight championship fight during the UFC 278 event at Vivint Arena on August 20, 2022 in Salt Lake City, Utah. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Leon Edwards acerta um chute alto em Kamaru Usman no UFC 278. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Leon Edwards se tornou o campeão do peso meio-médios com um nocaute sobre Kamaru Usman nos segundos finais da luta principal do UFC 278.

O nigeriano teve dificuldades contra o rival no começo da luta, mas passou a dominar o combate nos rounds seguintes, até que a grande surpresa veio. Edwards acertou um chute alto em cheio no rosto de Usman, que caiu desacordado enquanto o jamaicano radicado na Inglaterra comemorava sua vitória.

2 – Carla Esparza x Rose Namajunas 2

Carla Esparza kicks Rose Namajunas in the UFC strawweight championship fight during the UFC 274 event at Footprint Center on May 07, 2022 in Phoenix, Arizona. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Carla Esparza chuta Rose Namajunas no UFC 274. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


A luta co-principal do UFC 274 não foi o que podemos chamar de empolgante, mas após 25 minutos, Carla Esparza repetiu a vitória que teve sobre Rose Namajunas em 2014 e reconquistou o cinturão peso-palha por decisão dividida.

Os juízes pontuaram 49-46, 48-47 e 47-48 para Esparza, em um combate muito estudado e cauteloso, onde as duas atletas tiveram poucas brechas para explorar nos cinco rounds.

3 – Sean O'Malley x Petr Yan

Petr Yan of Russia and Sean O'Malley talk after their bantamweight fight during the UFC 280 event at Etihad Arena on October 22, 2022 in Abu Dhabi, United Arab Emirates. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Petr Yan e Sean O'Malley se cumprimentam após lutarem no UFC 280. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Essa foi uma luta absolutamente fenomenal que não apenas respondeu qualquer dúvida sobre a capacidade de Sean O'Malleymas também mostrou a qualidade de Petr Yan - apesar da vitória do norte-americano por decisão dividida;

Essa foi uma vitória importantíssima de O'Malley, que agora está invicto em suas últimas cinco lutas e o coloca a um passo muito próximo para disputar o cinturão.

4 – Kai Kara-France x Askar Askarov

Kai Kara-France of New Zealand celebrates his victory over Askar Askarov of Russia in a flyweight fight during the UFC Fight Night event at Nationwide Arena on March 26, 2022 in Columbus, Ohio. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC)

Kai Kara-France comemora sua vitória no UFC Columbus. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Kai Kara-France solidificou seu posto como um lutador de elite no peso-mosca ao dar a Askar Askarov sua primeira derrota como profissional no UFC Columbus, quando venceu por decisão unânime.

Todos os juízes marcaram 29-28 para Kara-France, que passou apuros no 1° round, mas defendeu as quedas de Askarov a partir do 2° round e impôs sua trocação nos últimos cinco minutos para sair com o braço levantado.

5 – Victor Henry x Raoni Barcelos

Victor Henry punches Raoni Barcelos of Brazil in their bantamweight fight during the UFC 270 event at Honda Center on January 22, 2022 in Anaheim, California. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Victor Henry golpeia Raoni Barcelos no UFC 270. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Em um duelo empolgante, Victor Henry e Raoni Barcelos trocaram golpes durante 15 minutos no Octógono, que terminou com uma vitória impressionante - e inesperada - do estreante.

Todos os juízes marcaram 30-27 para Henry, que teve uma visão perfeita do tempo de luta do brasileiro e foi superior tanto na velocidade quanto na precisão de seus golpes.

6 – Alex Poatan x Israel Adesanya

Alex Pereira of Brazil punches Israel Adesanya of Nigeria in the UFC middleweight championship bout during the UFC 281 event at Madison Square Garden

Alex Poatan golpeia Israel Adesanya na luta principal do UFC 281. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Alex Poatan é o novo campeão peso-médio do UFC! O brasileiro se manteve como o grande algoz de Israel Adesanya, assim como foi no kickboxing, e nocauteou o nigeriano na luta principal do UFC 281.

Poatan perdia na pontuação dos juízes ao entrar no 5° round, mas ele foi com tudo para cima em busca do nocaute e, com Adesanya na grade, acertou um golpe de esquerda que balançou o nigeriano. Logo em seguida, uma sequência de golpes fez com que o árbitro central interrompesse a luta.

7 – Aljamain Sterling x Petr Yan 2

Aljamain Sterling punches Petr Yan of Russia in their UFC bantamweight championship fight during the UFC 273 event at VyStar Veterans Memorial Arena on April 09, 2022 in Jacksonville, Florida. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Aljamain Sterling golpeia Petr Yan of Russia no UFC 273. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Aljamain Sterling não conquistou o cinturão peso-galo da maneira que esperava, mas na revanche contra Petr Yan, o lutador não deixou dúvidas de que tem as ferramentas necessárias para estar no topo da categoria.

Sterling superou o russo em uma decisão dividida apertada no UFC 273, com dois juízes marcando 48-47 para ele e um juiz marcando o mesmo para Yan. O "Funk Master" fez dois rounds primorosos na disputa e segurou o ímpeto do russo nos minutos finais, o que lhe deu a vitória.

8 – Tai Tuivasa x Derrick Lewis

Tai Tuivasa of Australia punches Derrick Lewis in their heavyweight fight during the UFC 271 event at Toyota Center

Tai Tuivasa golpeia Derrick Lewis no UFC 271. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Tai Tuivasa e Derrick Lewis fizeram uma luta co-principal emocionante em Houston, com o australiano nocauteando o atleta da casa no UFC 271.

Muitos esperavam que Lewis, o maior nocauteador na história do UFC, sairia com a vitória no combate, mas uma troca franca de golpes com pouco menos de dois minutos do 2° round mostrou que a força de Tuivasa é devastadora, deixando o norte-americano de cara na lona e, em seguida, correndo para fazer seu famoso "shoey".

9 – Roman Dolidze x Jack Hermansson

Roman Dolidze of Georgia punches Jack Hermansson of Sweden in a middleweight fight during the UFC Fight Night event at Amway Center

Roman Dolidze golpeia Jack Hermansson no UFC Orlando. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Roman Dolidze não poderia ter deixado melhor impressão ao aproveitar uma luta de última hora. O lutador da Geórgia conseguiu uma linda vitória contra Jack Hermansson no UFC Orlando e se colocou de vez como um nome a ser batido no peso-médio.

Hermansson parecia estar no controle da luta por boa parte do tempo e ditava o ritmo na luta em pé, mas quando a luta foi para o chão, Dolidze mostrou toda a sua qualidade para sair com a vitória e mostrar que é um páreo duro para qualquer um da divisão.

10 – Marcin Tybura x Alexandr Romanov

Marcin Tybura of Poland punches Alexandr Romanov of Moldova in a heavyweight fight during the UFC 278 event at Vivint Arena on August 20, 2022 in Salt Lake City, Utah. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Marcin Tybura golpeia Alexandr Romanov no UFC 278. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Marcin Tybura se tornou o primeiro homem a derrotar Alexandr Romanov no Octógono.

O polonês foi completamente dominado nos cinco minutos iniciais, mas sobreviveu à blitz do moldavo e mostrando um excelente condicionamento físico, passou a ditar o ritmo do duelo de forma metódica, especialmente com os chutes no abdômen, para sair com a vitória por decisão majoritária.