Eventos
Brasileiro encara Derek Brunson neste domingo (21)
Os fãs mais novos podem pensar que Roan “Jucão” Carneiro, que faz a luta co-principal do UFC Pittsburgh, neste domingo (21) contra Derek Brunson, é mais um brasileiro que começa a dar seus primeiros passos na maior organização de MMA do mundo. Grande engano. Aos 37 anos, Jucão já tem uma longa estrada percorrida nas artes marciais e, em sua segunda passagem pelo UFC, parece viver os melhores momentos de sua carreira.
Os primeiros passos de Jucão no MMA foram dados na lendária academia Brazilian Top Team, onde treinou ao lado de nomes como Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro e muitas outras feras do esporte.
Apesar das boas companhias, o começo não foi fácil. O carioca foi derrotado em suas duas primeiras lutas profissionais, sendo a segunda para um então promissor atleta do muay thai curitibano chamado Anderson Silva.
Mais UFC Pittsburgh: Augusto Tanquinho e a saga dos campeões de jiu-jitsu | Alex: "Sou o verdadeiro Cowboy" | Quatro lutas imperdíveis
Talentoso na luta de chão, Jucão se recuperou dos reveses, acumulou vitórias e, em 2007, recebeu a chance de pisar no octógono mais famoso do mundo, a qual aproveitou, estreando com vitória sobre Rich Clementi. A primeira passagem pelo UFC foi irregular, e Jucão deixou a organização pouco mais de um ano depois, com duas vitórias e três derrotas no currículo.
Anos depois, ele se mudaria para os Estados Unidos, se tornaria o líder de uma das principais filiais da famosa equipe American Top Team, e passaria a conciliar a vida de atleta com a de treinador de lutadores como o peso-pesado Antônio Pezão.
Mas a vontade de vingar dentro do octógono não diminuiu, e após cinco vitórias consecutivas, Jucão foi chamado novamente pelo UFC e fez sua reestreia em fevereiro de 2015, quando enfrentou, e venceu, o experiente Mark Muñoz, no UFC 184.
“Sou muito persistente, trabalho forte e tinha colocado coisas boas na minha cabeça. Treinava com vários atletas do UFC e me perguntava por que não estava lutando aqui. Agora, vou me manter nesse nível até quando conseguir", falou o lutador para a reportagem do UFC.
Neste domingo, o 15º colocado no ranking dos pesos-médios tenta aproveitar o melhor momento da longa carreira para conquistar o segundo triunfo consecutivo na organização. Assine o Combate e não perca o UFC Pittsburgh.
Assine o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC
Eventos