Pular para o conteúdo principal
Ultimate Fighting Championship
Hall Of Fame

LUTA ENTRE ISRAEL ADESANYA E KELVIN GASTELUM NO UFC® 236 SERÁ INTRODUZIDA NO HALL DA FAMA DO UFC

O UFC® anunciou hoje que a clássica luta de 2019 entre os pesos-médios Israel Adesanya e Kelvin Gastelum será introduzida no Hall da Fama do UFC como parte da classe de 2025. A Cerimônia do Hall da Fama do UFC 2025 será realizada em Las Vegas e será transmitida ao vivo pelo UFC FIGHT PASS®.

“A luta entre Israel Adesanya e Kelvin Gastelum no UFC 236 foi uma das melhores lutas que já vi em minha vida”, disse o presidente e CEO do UFC, Dana White. “Essa foi uma guerra absoluta com o título interino em jogo. Parabéns a Israel Adesanya e Kelvin Gastelum por uma luta que será sempre lembrada!”            

Como luta co-principal do UFC® 236: HOLLOWAY vs. POIRIER 2, que aconteceu em 19 de abril de 2019, na State Farm Arena em Atlanta, Geórgia, Adesanya e Gastelum chegaram ao evento pelo título interino dos pesos-médios.

Arte anunciando a luta entre Kelvin Gastelum e Israel Adesanya no UFC 236 no Hall da Fama do UFC. (Divulgação)

Adesanya entrou no Octógono com um cartel invicto de 16-0 (5-0 UFC), tendo recentemente garantido uma vitória sobre o ex-campeão peso-médio do UFC, Anderson Silva.

Gastelum chegou na luta com um cartel de 17-3, 1 NC (10-3,1 NC UFC) e vitórias anteriores sobre o Hall da Fama do UFC Michael Bisping, o ex-campeão dos pesos-médios do UFC Chris Weidman, o ex-campeão dos pesos meio-médios Johny Hendricks, o ex-campeão dos pesos-médios do Strikeforce Nate Marquardt e o ex-campeão dos pesos médios do Strikeforce Ronaldo “Jacare” Souza.

Os dois atletas avançaram rapidamente para o centro do Octógono, trocando uma série de chutes e socos para começar o 1º round. Faltando 2m52s para o fim dos cinco minutos iniciais, Gastelum acertou um gancho de direita que mandou Adesanya para a grade, garantindo a primeira grande interação da luta e assumindo o controle do restante do round. 

Adesanya assumiu o controle do 2º round, acertando uma série de chutes e socos no corpo, criando separação com sua vantagem de alcance. Gastelum acertou um potente jab de direita quando faltavam 3m20s para o fim do segundo round, enquanto os dois lutadores se enfrentavam em um ritmo rápido e próximo. Gastelum continuou a pressionar como agressor, forçando Adesanya a ir para a grade e ao redor do perímetro do Octógono com uma enxurrada de socos. 

Adesanya acertou um overhand de direita faltando 2m14s para o fim do round, derrubando Gastelum e causando seu primeiro dano na luta. Adesanya controlaria o restante do round, derrubando Gastelum pela segunda vez com uma cotovelada invertida e igualando o placar em um round cada. O nigeriano continuou a ditar a ação durante o 3º round, liderando a troca contínua de jabs, chutes baixos e joelhadas no corpo.

Israel Adesanya golpeia Kelvin Gastelum no UFC 236. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Israel Adesanya golpeia Kelvin Gastelum no UFC 236. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Gastelum atacou Adesanya na abertura do 4º round, acelerando o ritmo e iniciando as trocas de golpes no centro do Octógono. Adesanya acertou uma joelhada no corpo aos 40 segundos do round, seguida de um gancho de direita para assumir o controle inicial. Os dois lutadores continuaram a trocar socos, ficando frente a frente enquanto se movimentavam no círculo interno do Octógono. O nigeriano surpreendeu com um jab de direita faltando um minuto para o fim do round, mas Gastelum respondeu com um chute alto de esquerda, permitindo que aplicasse pressão perto da grade para encerrar o round.

Adesanya, com o rosto visivelmente inchado e um corte sobre o olho, permaneceu de pé no início do 5º round, com as câmeras capturando-o conversando com Gastelum do outro lado do Octógono, enquanto o público lotado aplaudia com expectativa pelo início dos cinco minutos finais.

A emoção continuou com os dois lutadores dando tudo de si para garantir o título interino. Os dois lutadores continuaram a trocar socos e chutes a curta distância, com Adesanya tentando uma guilhotina aos 90 segundos, conseguindo uma queda rápida com Gastelum rolando para fora e ficando em uma posição montada em cima dele. Adesanya tentou um triângulo pelas costas, mas o norte-americano escapou e os dois lutadores se levantaram enquanto o público inteiro os aplaudia com três minutos de luta.

Gastelum continuou a balançar violentamente, mas Adesanya, agora no controle, evitou o ataque e rebateu cada ataque com um golpe próprio. Adesanya surpreendeu Gastelum com um direto de direita faltando 2m20s, diminuindo seu ímpeto e restabelecendo sua vantagem de alcance. Gastelum continuou a pressionar, mas o nigeriano se esquivou de todos os ataques e continuou a contra-atacar, conseguindo um knockdown a um minuto do fim do round. Adesanya acertou várias cotoveladas e socos para encerrar o round, derrubando um Gastelum ensanguentado a 25 segundos do fim e encerrando a luta em posição de montagem completa.

Israel Adesanya golpeia Kelvin Gastelum no UFC 236. (Foto por Logan Riely/Getty Image Sports)

Israel Adesanya golpeia Kelvin Gastelum no UFC 236. (Foto por Logan Riely/Getty Image Sports)


Adesanya conseguiu três knockdowns no round, o maior número já registrado no 5º round de uma luta pelo título do UFC. Seus quatro knockdowns no total também foram os maiores de todos os tempos em uma luta pelo título do UFC.

Adesanya venceu a luta por decisão unânime, tornando-se o novo campeão interino dos pesos-médios. Ele unificaria o título seis meses depois ao derrotar Robert Whittaker por nocaute no segundo round no evento principal do UFC® 243: WHITTAKER vs. ADESANYA, que ocorreu em 6 de outubro de 2019, no Marvel Stadium em Melbourne, Austrália.

A luta ganhou vários prêmios, incluindo as honras de Luta do Ano do MMA Junkie e do MMA Fighting. 

Para assistir a essa luta no UFC FIGHT PASS, clique aqui.

Para ver uma lista completa dos atletas e lutas do UFC consagrados no Hall da Fama do UFC, bem como detalhes sobre o formato do Hall da Fama do UFC, clique aqui. 

Para obter informações adicionais, visite UFC.com.br.