Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

As lutas imperdíveis de abril no UFC

Saiba quais são os duelos mais aguardados do quarto mês de 2016


Abril marca o início da temporada “Unstoppable” do UFC e, analisando as lutas marcadas para os próximos meses, o título de “imparável” parece definir bem o que podemos esperar dos eventos a seguir.

Durante três semanas consecutivas, o UFC realizará cards que impactam significativamente diversas categorias de peso e trarão muita ação para o fã apreciar. Aqui estão algumas das lutas mais intrigantes do mês que se inicia.


UFC Zagreb - 10 de abril

Gabriel Gonzaga x Derrick Lewis

Em um evento recheado de combates de pesos-pesados, a penúltima luta da noite terá um ex-desafiante ao título tentando chegar ao top 10 medindo forças contra um atleta devastador que está se aproximando do top 15.

Napão teve seus altos e baixos desde que retornou ao octógono com uma vitória sobre Ednaldo Lula no UFC 142. Ele finalizou um dos protagonistas do show, Ben Rothwell, mas perdeu três consecutivas antes de se recuperar contra Konstantin Erokhin em dezembro. Já o nocauteador Lewis conquistou vitórias seguidas sobre Viktor Pesta e Damian Grabowski, e aceitou o combate com pouca antecedência, substituindo o lesionado Ruslam Magomedov.

“The Beast” falhou em suas duas primeiras tentativas de chegar ao próximo nível da hierarquia do peso-pesado, e Napão não será um desafio fácil. Será que o ‘novato’ seguirá subindo, ou o veterano bloqueará seu caminho?


Ben Rothwell x Junior Cigano


É preciso elogiar a abordagem de Rothwell atualmente. Pouco tempo depois de se tornar o primeiro homem a finalizar Josh Barnett, “Big Ben” assinou um contrato para enfrentar o ex-campeão peso-pesado Junior Cigano na luta principal da estreia do UFC na Croácia. Sua linha de pensamento? Todos os outros nomes estão ocupados, então vou continuar a vencer até não me negarem mais o título.

Enquanto Rothwell está em boa fase, Cigano está tentando se acertar. O brasileiro vem de uma derrota por nocaute técnico no segundo round para Alistair Overeem, e está fazendo o retorno mais rápido (quatro meses) de sua carreira recentemente. Encarar o norte-americano é uma decisão corajosa, mas encerrar a sequência de vitórias do rival é o jeito mais rápido de o ex-campeão retornar ao topo.

Assine o Combate e não perca nenhum dos grandes eventos de abril!


UFC Tampa - 16 de abril

Rose Namajunas x Tecia Torres

Uma luta entre duas pesos-palhas do top 5 que, por acaso, também é uma revanche? Essa é uma batalha que você não quer perder.

Depois de uma trajetória cheia de finalizações até as finais do The Ultimate Fighter 20, Namajunas se recuperou da derrota para Carla Esparza com vitórias dominantes sobre Angela Hill e Paige VanZant. Ofuscada pela integrante da Team Alpha Male antes do duelo em dezembro, a protegida do treinador Trevor Wittman provou ser uma estrela da divisão até 52kg, que merece a atenção de todos.
Rose Namajunas
Isso provavelmente não agrada Torres, que venceu Namajunas por decisão unânime quando elas competiram no Invicta FC. Depois de perder para Esparza nas quartas de finais do TUF, a integrante da American Top Team manteve seu cartel invicto com vitórias por pontos sobre Angela Magana, Hill e Jocelyn Jones-Lybarger.

Com a campeã Joanna Jedrzejczyk escalada para defender o título contra a desafiante Claudia Gadelha em julho, a vencedora desta batalha pode surgir como a próxima na fila pela disputa do cinturão este ano.

Khabib Nurmagomedov x Tony Ferguson

Afastado das competições há dois anos, Nurmagomedov retorna no olho do furacão da divisão dos leves, enfrentando o desafiante mais quente do ranking da categoria até 70kg: Ferguson, vindo de sete vitórias consecutivas.

Muitos acreditam que, não fossem as várias lesões que o deixaram parado durante os últimos 24 meses, Nurmagomedov já seria o campeão dos leves no UFC. O russo possui uma vitória convincente sobre o atual rei Rafael dos Anjos, e tem um dos grapplings mais sufocantes do esporte. Adicione uma trocação que tem melhorado continuamente desde a sua estreia no UFC, e é fácil entender por que as pessoas pensam assim.

É claro que Ferguson não concorda com isso. “El Cucuy” tem sido um dos lutadores mais impressionantes do Ultimate nos últimos anos, colecionando vitórias sobre Danny Castillo, Abel Trujillo e, mais recentemente, uma finalização sobre Edson Barboza em dezembro. Com seu boxe baseado na envergadura e uma abordagem agressiva quando caça quedas e oportunidades de finalização, Ferguson se tornou um dos lutadores mais perigosos em uma categoria recheada de competidores de elite.


UFC 197 - 23 de abril

Anthony Pettis x Edson Barboza

Quando se pensa nesta luta, logo vêm em mente imagens de chutes rápidos, ataques giratórios e algo parecido com uma luta de videogame se tornando realidade no octógono.

Pettis chega ao embate tendo perdido duas seguidas pela primeira vez em sua carreira. Na primeira derrota, perdeu o título dos pesos-leves. Na segunda, Eddie Alvarez o tirou a chance de disputar o cinturão em um futuro imediato. “Showtime” não fez jus ao apelido ultimamente, e precisa voltar a ser um lutador eletricamente ofensivo, ou será engolido pelo bando de lutadores subindo nos rankings da divisão até 70kg.

Garantia de lutas divertidas, Barboza vem de derrota para Tony Ferguson, que ganhou o prêmio de “Luta da Noite” e rendeu várias críticas positivas apesar do resultado nada desejado. Dono dos chutes mais letais do esporte, o brasileiro tem a velocidade para brigar de igual para igual contra Pettis, e uma vitória sobre o ex-campeão solidificará sua posição como um top 10 e o deixará aberto para mais uma grande luta ainda este ano.

Se você está procurando uma Luta da Noite em potencial no UFC 197, esta pode ser sua melhor aposta.



Demetrious Johnson x Henry Cejudo, valendo o título dos pesos-moscas

Um pouco ofuscado pela rivalidade que lidera este card está o retorno de Johnson ao cage em busca de sua oitava defesa de título consecutiva, desta vez contra o invicto medalhista Olímpico Cejudo.

“Mighty Mouse” pode ser o lutador mais completo e técnico do esporte atualmente. É o resultado de treinamentos intensos e focados sob a tutela de “The Wizard” Matt Hume, e das habilidades naturais e ética de trabalho de Johnson. Ele venceu todos os desafiantes que teve em performances praticamente perfeitas, que o consagram como o único campeão da categoria, e um dos talentos de mais alto nível do MMA.

Cejudo progrediu de maneira estável nos rankings, com vitórias sobre Chris Cariaso, Chico Camus e Jussier Formiga. O mais jovem wrestler norte-americano a conquistar o ouro nas Olimpíadas, “The Messenger” acredita que ele será o homem a destronar Johnson e adicionar “campeão do UFC” à sua longa lista de conquistas esportivas.

Esta deve ser uma batalha interessante e técnica, com Johnson batendo em ângulos pouco usuais e usando sua velocidade, enquanto Cejudo tentará derrubá-lo e acertar mãos pesadas. Será que um novo campeão será coroado, ou o reinado continuará?

Daniel Cormier x Jon Jones, valendo o título dos meio-pesados

Em uma das lutas mais aguardadas de 2016, Cormier e Jones dividirão o cage pela segunda vez, só que agora é “DC” quem entra como campeão, e “Bones” é o desafiante.

A história entre os dois atletas e os acontecimentos que antecedem a revanche são bem documentados e não precisam ser relembrados aqui. Depois de falar sobre o assunto durante quase um ano, tudo o que resta é sentar e acompanhar a batalha entre os dois titãs, com o título da categoria até 93kg em jogo novamente.

O canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC