Eventos
Saiba quais duelos você precisa vez neste mês
Levante a mão se você também está surpreso que só faltam três meses para o fim de 2016! Não parece que o UFC 200 foi há anos?
Ele aconteceu há 13 semanas. Isso é loucura.
Mas agora é hora de olhar o calendário e escolher as lutas mais intrigantes e promissoras que acontecerão no octógono em outubro. Tirando, é claro, os duelos do UFC Portland, que aconteceu no último sábado (1º).
UFC 204
Leo Santos x Adriano Martins
Analisando o card preliminar do evento numerado deste mês, esta é uma batalha de qualidade entre pesos-leves que as pessoas parecem subestimar, e não sei o motivo para isso.
Santos tem um cartel 4-0-1 no UFC, e está invicto em suas últimas 10 lutas, nocauteando Kevin Lee em sua mais recente aparição, no UFC 194. Dono de um dos melhores jiu-jitsu no UFC, o atleta de 36 anos tem boa envergadura, treina em uma equipe de elite e vem, sem muito alarde, mostrando evolução em seu jogo em pé. Se vencer mais essa, os fãs precisam começar a prestar mais atenção no veterano brasileiro.
O mesmo digo sobre Martins, que tem o cartel 4-1 no Ultimate até hoje, e vem de três vitórias consecutivas. Ele tem duas derrotas nos últimos seis anos - para Donald Cerrone e Francisco Massaranduba - o que me faz pensar: por que ninguém está falando sobre ele no ranking dos leves?
Com ambos tentando ter algum brilho em uma das categorias mais profundas da organização, não fique surpreso se essa luta for como uma descarga elétrica para começar o evento.
Leon Edwards x Albert Tumenov
A história da luta principal deste card é conhecida, mas é interessante ver quantos talentos jovens e promissores subirão ao octógono em Manchester.
Tumenov é parte deste grupo, já que o prospecto dos meio-médios ainda nem tem 25 anos e já está no top 15 da divisão. Antes de trombar em Gunnar Nelson, o membro da K Dojo Warrior Tribe vinha de cinco vitórias consecutivas, incluindo uma decisão dividida sobre Lorenz Larkin e um triunfo no primeiro round contra Alan Jouban.
Edwards é um resistente britânico que vem de performance sólida contra Dom Waters, voltando ao caminho das vitórias depois de ser superado nos pontos pelo campeão do TUF Kamaru Usman no final de 2015. Com boa movimentação e mãos afiadas, "Rocky" ainda tem potencial para crescer e pode acelerar sua subida nos rankings com uma vitória sobre "Einstein" em 8 de outubro.
Vitor Belfort x Gegard Mousasi
Esse combate não só é importante para o andamento da divisão dos médios, como também é um duelo importante para as carreiras de ambos os atletas.
Mousasi buscará sua terceira vitória consecutiva, a 40ª de sua carreira, e o triunfo que lhe colocaria no topo do ranking e solidificaria seu nome entre os competidores de elite até 84kg. Ele lutou muito bem em suas duas últimas vitórias, sobre Thales Leites e thiago Marreta, e parece finalmente estar confortável no octógono do UFC. Uma vitória sobre Vitor Belfort em seu currículo - especialmente se for nocaute ou finalização - provavelmente o levará no caminho para uma conversa sobre title shots.
Michael Bisping x Dan Henderson
O teto da Manchester Arena vai explodir quando as luzes se apagarem e os acordes de "Song 2" soarem pelo sistema de som enquanto Bisping faz sua primeira caminhada até o octógono como campeão dos médios. Este será um momento tremendo para "The Count", e é um duelo interessante.
A vitória de Henderson sobre Hector Lombard foi um lembrete de como o atleta mais velho do UFC ainda tem poder de nocaute de sobra. Levando em conta que ele declarou que se aposentará depois desta, independente do resultado, não seria surpreendente ver o lutador de 46 anos ser um pouco mais agressivo, caçando o nocaute e a chance de encerrar sua carreira lendária com um cinturão.
Quanto a Bisping, a oportunidade de defender o título em casa e, de quebra, vingar a derrota mais famosa de sua carreira certamente farão com que ele esteja mais motivado do que nunca - o que significa muito, já que ele sempre entra no cage pegando fogo. Depois de tanto trabalhar para chegar a este ponto - sacundindo a poeira sempre que caía - não existe a possibilidade de Bisping deixar o título escapar sem ao menos fazer uma grande batalha.
Além de tudo, você sabe que esses dois não vão parar de se provocar durante a semana da luta, então isso também será divertido.
UFC Manila
Kyoji Horiguchi x Ali Bagautinov
Este será um encontro entre dois integrantes da elite dos moscas que somam 10 vitórias e três derrotas no octógono, sendo que dois dos reveses aconteceram em disputas de título contra Demetrious Jonhson, e o outro foi contra o eterno desafiante Joseph Benavidez.
Horiguchi se recuperou da derrota para "Mighty Mouse" com triunfos sobre Chico Camus e Neil Seery, mostrando desempenhos de qualidade que evidenciam sua evolução desde o title shot no UFC 186. Agora treinando na American Top Team, o japonês de 25 anos segue como um dos melhores jovens talentos da categoria, e pode validar o título com outra performance forte.
Bagautinov voltou ao caminho da vitória com uma decisão sobre Geane Herrera em Ottawa, em junho. O russo tem um jogo sufocante de grappling e força nas mãos, o que faz com que ele seja um desafio difícil para qualquer um, especialmente para Horiguchi neste ponto.
Derrick Lewis x Marcin Tybura
Com a divisão dos pesados começando a sentir o peso da idade, este duelo entre dois talentos em ascensão é algo imperdível.
Lewis aumentou sua sequência de vitórias para quatro com uma decisão dividida sobre Roy Nelson na International Fight Week. Apesar de seu poder ser evidente, o "Black Beast" vem acertando aspectos de seu jogo nos últimos anos e continua a ganhar experiência, então a tendência é que continue a ser uma ameaça aos rapazes veteranos do ranking.
Depois de sofrer a segunda derrota da carreira em sua estreia no UFC, Tybura deu a volta por cima com um nocaute memorável sobre Viktor Pesta em augusto, lembrando por que ele foi uma grande adição aos pesados. Com seis nocautes e seis finalizações em 14 triunfos, o polonês de 30 anos tem um arsenal diverso que pode ser uma ameaça no futuro. Agora, é necessário juntar tudo e dar bons passos em direção ao caminho certo.
Ricardo Lamas x BJ Penn
Um dos talentos mais amados e respeitados que já pisou no octógono retorna após um hiato de dois anos para enfrentar um grande nome na luta principal da segunda viagem do UFC a Manila.
Penn anunciou sua aposentadoria após a terceira derrota para Frankie Edgar, em julho de 2014, escondendo a dor e desapontamento que sentia durante a coletiva de imprensa realizada após o evento. Mas, como é comum, ele não aguentou ficar longe, e uma viagem para treinar na academia Jackson-Wink reacendeu seu fogo e o levou de volta ao octógono.
O desafio não será fácil, já que Lamas é um ex-desafiante e presença constante no top 5 da divisão dos penas. "The Bully" já dividiu o cage com os melhores dos melhores até 66kg, e tem o tipo de abordagem agressiva e volumosa que é dureza para qualquer um.
Será que o ex-campeão conseguirá retornar ao caminho das vitórias, ou Lamas colocará outra derrota no currículo de Penn, transformando seu sonho de voltar em um pesadelo?