Eventos
Todos os combates foram parar na mão dos jurados
O Ultimate Fighting Championship voltou a Jaraguá do Sul (SC) neste sábado, com o UFC Fight Night no Combate – Machida x Mousasi. E as lutas do card preliminar não trouxeram muitas emoções na arena. Todos os sete confrontos pararam na decisão dos jurados.
A última luta preliminar trouxe o veterano Cristiano Marcello contra o americano Joe Proctor. Marcello tentou derrubar, no intuito de colocar em prática seu jiu-jitsu. Na preparação para o confronto o brasileiro vinha divulgando a mensagem “bota para dormir”. No início a estratégia deu certo, mas Proctor passou a anular as tentativas do brasileiro, que começou a diminuir o ímpeto. Na terceira parcial, Cristiano já aparentava estar cansado e Proctor aproveitou para dominar o centro do Octógono e aplicar os melhores golpes na trocação, principalmente com socos. Ao final, vitória por decisão unânime para o americano, enquanto Marcello perdeu a segunda em três apresentações pelo Ultimate.
Em combate válido pelos pesos penas, Rodrigo Damm tinha a chance de conquistar a segunda vitória seguida. Ivan Batman, na sua segunda chance pelo UFC, também vinha em busca do segundo triunfo na organização. Depois de dois assaltos parelhos, com ambos mais na trocação, a luta finalmente foi para o chão no terceiro round. Damm tentou um crucifixo, mas Batman escapou e encaixou um justo estrangulamento. A luta voltou em pé e os atletas partiram para ação. Neste momento, Rodrigo conseguiu se sobressair. Na decisão dos jurados, vitória por decisão unânime para Rodrigo Damm, que deu fim a uma série de sete triunfos do oponente.
Ex-participante do TUF Brasil, o peso leve Francisco Massaranduba encarou o canadense Jesse Ronson na tentativa de se recuperar do revés na última apresentação, quando foi finalizado por Piotr Hallmann. A luta transcorreu a maior parte do tempo em pé, e Massaranduba, com apoio da torcia, abriu uma leve vantagem a cada round, principalmente com socos. No fim dos três assaltos, vitória para o brasileiro por decisão dividida. Já Jesse Ronson amargou a segunda derrota em sequência.
Pelos pesos galos, Iuri “Marajó” Alcântara e Wilson Reis fizeram uma luta disputada, mas sem grandes emoções. Iuri fez valer a maior envergadura e conectou melhores golpes na trocação. No segundo assalto, conseguiu um knockdown, mas viu a situação revertida e acabou sofrendo uma montada de Wilson, que, com melhores habilidades no jiu-jitsu, buscava sempre as quedas e a luta agarrada. O round final foi novamente parelho, Reis conseguiu derrubar no início e Marajó mais para o final. A decisão acabou saindo de forma dividida, melhor para Iuri Marajó, que volta a vencer após o revés para Urijah Faber, em agosto de 2013.
Felipe “Sertanejo” Arantes e Maximo Blanco tinham motivos de sobra para buscar a vitória. Ambos vinham de derrota e a luta em Jaraguá poderia ser decisiva para o futuro de ambos na organização. O venezuelano veio para cima, mas Felipe conseguiu um knockdown e ficou perto de definir tudo ainda no primeiro round. O seguimento da luta foi mais parelho, com Blanco buscando algumas quedas. No terceiro assalto, Blanco desferiu um golpe baixo e acabou punido pelo árbitro Mario Yamasaki, tendo perdido um ponto, o que praticamente definiu o resultado para o lado do brasileiro, que já vinha levando vantagem. Por decisão unânime, Sertanejo consegue o terceiro triunfo entre os pesos penas do Ultimate.
Após ver interrompida uma sequência de nove triunfos na última apresentação, quando foi derrotado pelo compatriota Igor Araujo, Ildemar “Marajó” Alcantara tinha muito a perder diante do estreante em UFCs Albert Tumenov. E o russo veio com tudo no início, eficaz na trocação e tendo castigado o brasileiro no ground and pound. Na segunda parcial, Ildemar encurtou a distância e conseguiu derrubar Tumenov, de onde passou a despejar socos e encontrou posições de superioridade. Na etapa final, Marajó controlou a distância e conectou os melhores golpes na trocação. O brazuca, da categoria meio-médio, venceu por decisão dividida.
A primeira luta da noite trouxe dois estreantes na organização, o brasileiro Douglas Andrade e o russo Zubair Tuhugov. Durante os três rounds, o confronto permaneceu na trocação. E o atleta da Rússia soube prevalecer da maior envergadura, tendo conectado os melhores golpes. Na decisão dos jurados, Zubair Tuhugov levou a melhor por decisão unânime e segue numa série de sete triunfos entre os pesos penas.
Joe Proctor venceu Cristiano Marcello por decisão unânime
Rodrigo Damm venceu Ivan Batman por decisão unânime
Francisco Massaranduba venceu Jesse Ronson por decisão dividida
Iuri Marajó venceu Wilson Reis por decisão dividida
Felipe Sertanejo venceu Maximo Blanco por decisão unânime
Ildemar Marajó venceu Albert Tumenov por decisão dividida
Zubair Tuhugov venceu Douglas Andrade por decisão unânime dos jurados