Marcus “Buchecha” assina com UFC e estreia no UFC Abu Dhabi
Maior campeão mundial de jiu-jítsu na história enfrenta Martin Buday no evento do dia 26 de julho
O UFC oficializou a contratação de Marcus “Buchecha” Almeida, um dos maiores nomes da história do jiu-jítsu. O peso-pesado fará sua aguardada estreia na organização no dia 26 de julho contra o eslovaco Martin Buday no UFC Abu Dhabi, em evento que marca uma nova fase na carreira do multicampeão brasileiro.
O UFC Fight Passtransmite todas ao lutas ao vivo e com exclusividade a partir das 13 horas (horário de Brasília).
Considerado por muitos como um dos maiores competidores de jiu-jítsu de todos os tempos, Buchecha acumula 13 títulos mundiais da IBJJF e dois títulos do ADCC. Integrante do Hall da Fama da IBJJF, o paulista de Santos iniciou sua transição para o MMA em 2020, quando assinou com o ONE Championship, onde construiu um cartel de 5 vitórias e apenas uma derrota, com todos os triunfos vindo pela via rápida.
Em suas redes sociais, o lutador comentou sobre a nova fase na carreira.
"Depois de muitos anos de carreira e uma vida dedicada ao esporte consegui alcançar mais esse sonho na minha vida, que era de um dia lutar na maior organização do mundo, o UFC.
Claro que foi uma longa jornada até aqui e isso não aconteceu do dia para noite, tive muitos obstáculos pelo caminho nessa caminhada e “o que está no caminho, vira o caminho”. Foi com esse pensamento que consegui superar todas as dificuldades e chegar até aqui hoje.
Estou amarradão e preparado para mais esse desafio, gostaria de agradecer a todos de coração pelo suporte e pela torcida de sempre, agradecer a todos que sempre vibraram e vibram com minhas conquistas e podem ter certeza que eu estarei levando a bandeira do Jiu Jitsu comigo pra dentro do cage novamente!
Vamo que vamo que chegou a hora!"
Faixa-preta formado por Rodrigo Cavaca, Buchecha começou no jiu-jítsu por influência da irmã e do pai, e rapidamente se destacou nos tatames pela técnica, força e mentalidade competitiva. O apelido veio ainda na adolescência e o acompanhou até o lutador se tornar sinônimo de excelência no esporte.
"Buchecha" estreou em 2021 com uma vitória por finalização sobre Anderson “Braddock” Silva e, desde então, superou nomes como Kirill Grishenko, Kang Ji-won e Amir Aliakbari. Seu último combate, em novembro de 2024, foi uma vitória por mata-leão ainda no 1º round, que lhe rendeu um bônus de Performance da Noite. Após o fim do contrato com o ONE, o brasileiro agora inicia sua trajetória no maior palco do MMA mundial.
Seu adversário de estreia será Martin Buday, atleta eslovaco com passagens marcantes pelo Dana White's Contender Series e dono de um jogo sólido, com destaque para o jogo de clinch e pressão na curta distância. O duelo promete um interessante contraste de estilos entre a trocação de Buday e o jogo de solo de elite de Buchecha.
A estreia de Marcus "Buchecha" é um dos momentos mais aguardados do segundo semestre e pode representar o início de uma nova era no peso-pesado do UFC.