Pular para o conteúdo principal
Atletas

Maria Oliveira vai com tudo em busca da primeira vitória

Brasileira encara a compatriota Glória de Paula no UFC Austin, neste sábado (18)

A carioca Maria Oliveira está pronta para mostrar todo o seu potencial no Octógono. A peso-palha encara a compatriota Glória de Paula no card preliminar do UFC Austin, neste sábado (18), em busca da primeira vitória na organização.

Maria está treinando no Instituto de Performance do UFC, em Las Vegas. Em entrevista ao UFC Brasil, a lutadora exaltou como a estrutura do local a ajudou na preparação para seu próximo compromisso e revela que mudou sua mentalidade como profissional.

"Eu nunca tive uma estrutura igual a essa. Aqui eu tenho a Claudinha Gadelha e uma galera que fica instruindo a gente a ser uma atleta de alta performance. Esse camp completo que eu fiz aqui, desde meu mestre me acompanhando, até a nutricionista e o treino voltado apenas para mim, tudo isso faz a diferença. Antes eu era apenas atleta quando tinha luta marcada e quando estava no tatame. Hoje eu vejo que ser atleta é muito além disso".

Maria Oliveira treina no Instituto de Performance do UFC, em Las Vegas. (Foto por Juan Cardenas)


A lutadora, cujo apelido é "Spider Girl", fez sua estreia em outubro de 2021 contra Tabatha Ricci. Maria teve pouco tempo de preparação e saiu derrotada por decisão unânime, mas acredita ter deixado uma boa impressão apesar do nervosismo da estreia.

"Não tiro o mérito dela, de forma alguma. Ela acabou de fazer uma luta boa e ganhar, mas poderia ter sido diferente. Não fiz uma luta ruim, acredito que ganhei o primeiro round, mas seria uma luta diferente se fosse hoje. Eu tinha medo de trocar golpes e ser colocada no chão. Quando eu era colocada no chão, eu tinha medo de abrir a guarda para tentar levantar e ser finalizada".

A carioca também ficou marcada por um episódio um tanto quanto inusitado em abril deste ano. Maria ganhou fama por ter chamado a atenção da cantora "Anitta" como penetra durante a festa de aniversário da artista, conquistando diversos fãs em suas redes sociais. Ela espera agora capitalizar todo o carinho recebido e apresentar o MMA a essas pessoas.

"É um público totalmente diferente, pois são fãs da Anitta. É muito diferente de quem é fã de luta em si, mas eu recebo muitas mensagens de pessoas falando que não acompanhavam luta, mas agora acompanham por causa de mim e que gostaram do esporte".

Ela, porém, não quer ficar conhecida apenas por este episódio, mas pela sua qualidade como atleta. "A situação com a Anitta veio em uma época boa, pois eu tive uma luta casada logo em seguida e ganhei muitos seguidores. Foi bom, mas é isso. Penso que se eu assinei com o UFC, eu merecia estar aqui. Eu sou igual a todo mundo que está aqui dentro e quero me provar como uma das melhores".

Quando o assunto é sua adversária, Maria não economiza elogios a Glória de Paula. A carioca reconhece a qualidade da rival na luta em pé e espera que a luta entre ambas seja empolgante para o público.

"Eu vejo que a Glorinha tem muitos pontos positivos. Vejo ela como uma atleta boa e completa, mas que o jogo casa com o meu - especialmente por ela ser muito boa em pé. Da minha parte é porrada o tempo todo. Não sei qual será a estratégia dela, mas eu não quero chão. Quero trocar golpes e pressionar o máximo possível. Vai que ganhamos um bônus de Luta da Noite?".

Maria Oliveira na pesagem do UFC Vegas 43. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Maria Oliveira na pesagem do UFC Vegas 43. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


E após o duelo, ela tem apenas o desejo de voltar ao Brasil para ficar mais uma vez próximo de sua mãe, família e amigos.

"Não pisei no Brasil desde setembro do ano passado. Que saudades, meu Deus! Sinto muita falta da comida e da família. Depois da luta eu quero ir ao Brasil, ver minha mãe, que estou com muita saudade, minha família e meus amigos, mas no momento eu só estou pensando na luta. O depois ainda está por vir".