Eventos
Recheado de frases de impacto, brasileiro enfrenta Michael Chiesa neste sábado
O título desta entrevista é apenas mais uma das várias frases elaboradas pelo piauiense Francisco 'Massaranduba' Trinaldo, que ficou conhecido na primeira edição do The Ultimate Fighter Brasil. Na noite de sábado (24), ele enfrenta o norte-americano Michael Chiesa, antes de Renan Barão defender o cinturão de campeão dos galos contra TJ Dillashaw no UFC 173, em Las Vegas.
Em conversa com o UFC Brasil, Massaranduba desabafou sobre uma visita inesperada ao médico, falou sobre o corte de peso e tentou explicar um pouco da personalidade simples e humilde.
Durante mais de quinze minutos, ele respondeu perguntas dos fãs e até comentou sobre a expectativa de um dia disputar o cinturão dos leves. Confira os melhores trechos.
Como é o processo de perder peso na semana da luta?
A gente começa devagarinho, acostumando com o clima da cidade (em que lutará) e fazendo treinos curtos. Nos dias seguintes, vou perdendo os quilos que restam. A alimentação agora é o mínimo possível. Cada um tem seu jeito de perder peso, mas todo mundo passa fome. Alguns deixam de beber água, mas eu fico sempre dando minhas bicadinhas.
Você se tornou conhecido pelas frases irreverentes, chega a pensar nelas antes das entrevistas?
Não, tudo sai de forma natural, não é bom a gente forçar as coisas. O bom é ser você mesmo, vai sair na hora certa.
Afinal, você “nasceu para bater em outro cara”…
Essa foi uma frase que lancei na casa do The Ultimate Figther Brasil e pegou, mas eu falei sem intenção. E é o que qualquer lutador faz: se não bate, apanha. Bater é mais prazeroso, mais legal. Apanhar não é muito bom, mas faz parte do nosso trabalho.
Como foi seu treinamento para esta luta?
Muito bom, não perdi nenhum dia de treino. Estava lá todos os dias de segunda a sábado. Estou sentindo que a luta vai dar certo, porque não fiz nada de ruim.
Você treinou mais luta de chão ou em pé?
Minha estratégia é fazer meu jogo, meter a porrada nele. Eu boto fé na minha mão e treinei muito para entrar na hora certa. Lutador de MMA tem que treinar de tudo.
Sonha com a disputa de cinturão?
Nada é impossível na vida de um homem, não é à toa que estou aqui. O segredo é treinar de manhã, de tarde e de noite. É preciso ter foco e fé para um dia chegar lá.
Qual o segredo para estar sempre calmo, até segundos depois de vencer?
Quando a gente ganha a sensação é de estar realizado, depois de todo um trabalho de sofrimento. Fui fazer exame com um médico e ele disse que eu precisava conseguir outro emprego. Além de eu precisar pagá-lo pela consulta, ele quis dizer que nossa profissão é de vagabundo. Acredito que estou melhor de saúde que ele.
O que esperar da luta no sábado?
Um Massaranbuda bem agressivo, indo para frente. Mas consciente, porque sei que vou pegar um adversário muito difícil, super experiente, que sabe usar seu jogo de wrestler. Só posso dizer que vou para ganhar.