Pular para o conteúdo principal

Maurício Shogun: experiência para moldar campeões no TUF

 


Maurício Shogun é um lutador com uma das carreiras mais vitoriosas no MMA. O curitibano foi campeão no GP da categoria peso-médio do PRIDE em 2005 e é ex-campeão mundial dos pesos meio-pesados do Ultimate, tendo conseguido durante sua trajetória vitórias contra nomes consagrados do esporte, como Quinton “Rampage” Jackson, Rogério Minotouro, Alistair Overeem, Mark Coleman, Chuck Liddell, Lyoto Machida, Forrest Griffin, entre outros.

Apesar da vasta experiência no esporte, esta é a primeira vez que Shogun será treinador do The Ultimate Fighter, o que é muito bem visto pelo presidente do Ultimate, Dana White. “Shogun é uma lenda . Já lutou contra todo mundo e é uma das melhores escolhas que poderíamos ter”, afirma o dirigente.

O curitibano começou sua carreira no MMA aos vinte anos de idade, no ano de 2002, em uma época em que o esporte era marginalizado na sociedade. “Nós sofremos muito preconceito. O TUF é uma oportunidade de mostrar que somos atletas, que não estamos aqui somente para brigar. Vamos trabalhar no dia-a-dia para mostrar profissionalismo”, comenta.

Quando o assunto são os integrantes da casa do TUF Brasil 4, o ex-campeão não mede palavras para elogiar a qualidade dos atletas, com a certeza de que irá formar novos lutadores de elite para o Brasil. “Temos pessoas que têm tudo para se destacar no UFC em um futuro próximo. São muito dedicados, com excelente técnica e muita garra. Não tenho dúvidas que iremos formar grandes nomes”.

Shogun, porém, sabe que formar apenas um atleta está acima de desenvolver apenas suas habilidades como lutador, mas também ensinar sobre valores como caráter e respeito ao próximo. “O importante é moldar seres humanos, prontos para a vida. Quero passar muito do meu lado profissional, mas também do meu lado pessoal. O importante é sair daqui não somente como um lutador melhor, mas como um faixa preta na vida”.