Pular para o conteúdo principal
Entrevistas

Mayra Sheetara: "Recuperei a alegria de lutar"

Brasileira faz a luta de abertura do UFC Vegas 59 contra Stephanie Egger, neste sábado (6)

Em busca de sua primeira sequência de vitórias na organização, Mayra Sheetara retorna ao Octógono neste sábado (6), quando encara a Stephanie Egger na luta de abertura do UFC Vegas 59.

A brasileira vai para seu segundo combate no peso-galo. Em sua estreia na categoria, ela bateu Wu Yanan por decisão unânime no UFC Vegas 51, em abril deste ano, conquistando o bônus de 'Luta da Noite' do evento.

"Estou muito feliz por ter subido de peso", comentou a mineira. "A gente detectou isso, que tinha alguma coisa errada comigo fazia algumas lutas. Começamos a trabalhar e entender o que estava acontecendo, pois eu treinava muito bem e não conseguia performar. Chegamos à conclusão de que era o peso. Agora é outra vida".

Enquanto muitos lutadores descem de categoria para ter vantagem física, o processo inverso acontecia com a brasileira. Em sua passagem pelo peso-mosca, ela conta que perdia muito de sua explosão e sofria com a dieta, chegando até a perder sua paixão pela luta. 

Mayra Sheetara comemora a vitória no UFC Vegas 51. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Mayra Sheetara comemora a vitória no UFC Vegas 51. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


"Eu tinha perdido a vontade de lutar por não saber o que acontecia comigo. Estava sempre triste, sempre cansada. Era a dieta e a perda de peso muito forte que estavam causando isso. Eu sou uma lutadora que conto muito com minha explosão, então eu tinha perdido a minha maior característica. Agora estou feliz, treinando muito bem, sem cansaço ou nada do tipo. Eu quero mostrar mais uma vez que pertenço ao peso-galo e vamos sair com a vitória".

Para mostrar que pertence à categoria, ela terá que superar Stephanie Egger. A rival da brasileira vem de duas vitórias consecutivas e possui um jogo de chão perigoso, sendo inclusive campeã do ADCC Europeu em 2016 e 2019.Sheetara, porém, garante que está pronta para o que a suíça levar ao Octógono.

"Ela tem um ótimo grappling, mas não foco no que ela vai trazer. Se eu levar o problema até ela, essa minha agressividade e explosão, ela não terá tempo de pensar e trabalhar o que tem de melhor. O foco é melhorar a mim mesma e impor meu jogo. Quero dar um show e empolgar quem estiver assistindo".

Mayra Sheetara caminha para sua luta no UFC Vegas 40. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Mayra Sheetara caminha para sua luta no UFC Vegas 40. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


E ela já sabe o que quer depois do combate deste sábado: continuar ativa e lutar pelo menos mais uma vez em 2022, visando subir no ranking e se estabelecer cada vez mais na organização.

"Me sinto valorizada pelo UFC. Independente de ser vitória ou derrota, gosto de como sou tratada. Quero lutar mais uma vez nesse ano depois de sair com uma boa vitória. Meu sonho sempre foi fazer três ou quatro lutas no ano e nunca consegui. As lesões no peso-mosca atrapalharam também. Estou bem empolgada, mas estou mais focada na Egger. Vai ser um passo muito grande se eu passar por ela".