Pular para o conteúdo principal
SINGAPORE, SINGAPORE - JUNE 12: (R-L) Jiri Prochazka of Czech Republic punches Glover Teixeira of Brazil in the UFC light heavyweight championship fight during the UFC 275 event at Singapore Indoor Stadium on June 12, 2022 in Singapore. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Listas

As melhores lutas do 1º semestre de 2022 no UFC

O que é melhor que uma luta emocionante? Aqui estão as nossas favoritas de 2022...até agora

Quais foram as melhores lutas do primeiro semestre de 2022 no Octógono? Confira o Top 5 feito pela equipe do UFC.com.

5 - Calvin Kattar-Giga Chikadze

Calvin Kattar elbows Giga Chikadze of Georgia in their featherweight fight during the UFC Fight Night event at UFC APEX on January 15, 2022 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)

No primeiro evento de 2021, Calvin Kattar sofreu uma dura derrota para Max Holloway. No primeiro evento de 2022, ele deu a volta por cima e conquistou uma dominante vitória sobre Giga Chikadze em duelo pelo peso-pena. Os placares foram 50-45, 50-45 e 50-44 para o norte-americano.

Chikadze colocou chutes e socos duros logo de início, e assim que os conectava, usava sua movimentação para impedir que Kattar respondesse. Porém, no segundo minuto de combate, Chikadze escorregou ao tentar um chute e Kattar capitalizou com uma queda. Chikadze ainda ficou brevemente por cima, mas Kattar não o deixou respirar enquanto buscava por uma finalização.

Os golpes de Chikadze seguiram entrando no corpo e na cabeça no round seguinte, mas Kattar não se abalou e seguiu pressionando e conectando os seus próprios golpes, mudando o desenho da luta conforme o round progredia. Cotoveladas de Kattar atordoaram Chikadze no minuto final, e uma queda aplicada deu números finais ao assalto.

A pressão de Kattar não diminuiu no 3º round, mas quando Chikadze parecia desacelerar, o atleta da Geórgia respondeu com uma chuva de golpes, e Kattar tentou uma queda para ganhar tempo. Quando se separaram, o norte-americano voltou a andar para frente machucando Chikadze, que tentava sem sucesso frear a agressividade do oponente.

No 4º assalto, um avariado e cansado Chikadze se recusava a desistir, mas embora jogasse golpes buscando virar o rumo do combate, Kattar estendia sua vantagem com pressão ininterrupta. No último round, Chikadze mostrou garra em uma última tentativa de vencer o duelo, mas Kattar não parou de atacar, inclusive derrubando o oponente nos segundos finais.

4 - Deiveson Figueiredo-Brandon Moreno 3

ANAHEIM, CALIFORNIA - JANUARY 22: Deiveson Figueiredo of Brazil reacts after his decision victory over Brandon Moreno of Mexico in their UFC flyweight championship fight during the UFC 270 event at Honda Center on January 22, 2022 in Anaheim, California. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

ANAHEIM, CALIFORNIA - JANUARY 22: Deiveson Figueiredo of Brazil reacts after his decision victory over Brandon Moreno of Mexico in their UFC flyweight championship fight during the UFC 270 event at Honda Center on January 22, 2022 in Anaheim, California. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)


Na luta co-principal do UFC 270, o brasileiro Deiveson Figueiredo recuperou o cinturão peso-mosca com vitória por decisão unânime na trilogia com Brandon Moreno após cinco rounds de uma batalha memorável. Os placares foram 48-47 para o brasileiro, que havia perdido o título para o mexicano em junho de 2021.

Os rivais começaram a luta cautelosos. O combate esquentou nos minutos finais do 1º round, quando Moreno chamou atenção de Deiveson com um golpe limpo de direita, e o brasileiro respondeu com uma queda e alguns chutes nas pernas.

Uma sequência selvagem no chão deu início ao 2º assalto, mas os dois lutadores voltaram a ficar em pé em igualdade de condições. O jogo de xadrez continuou, com Moreno sendo mais ativo com as mãos, enquanto Deiveson focava nas pernas do adversário. A um minuto do fim, o mexicano acertou o brasileiro e arrancou gritos da torcida.

Deiveson levou a luta ao chão no início do 3º round, mas Moreno não perdeu tempo e logo se levantou. O brasileiro tirou o equilíbrio do campeão com um golpe de esquerda, mas Moreno respondeu acertando-o com sua própria esquerda repetidas vezes. O "Deus da Guerra" terminou a parcial em vantagem, derrubando Moreno com um golpe de direita e tentando encaixar um estrangulamento antes do gongo soar.

No 4º, o ritmo de Moreno esteve mais acelerado, mas a força de Deiveson manteve o campeão em alerta. No último round, Deiveson machucou Moreno em diversas ocasiões, mas o mexicano reagiu conforme o assalto progredia, fazendo o público se levantar na arena.

Os melhores do 1º semestre: Estreantes | Nocautes | Finalizações

3 - Bryan Barberena-Matt Brown

Como se esperava, Bryan Barberena e Matt Brown entregaram um duelo emocionante, que teve Barberena saindo com o braço erguido em decisão dividida dos jurados após três rounds.

O 1º round foi equilibrado, com bons momentos para ambos os lutadores. No início do 2º, Brown conectou um forte chute no corpo e deu sequência aplicando uma queda. Barberena não ficou no chão por muito tempo, mas a trocação de Brown na curta distância se manteve eficiente. Uma cotovelada de Barberena parecia que mudaria o momento, mas Brown logo aplicou nova queda. Após abrir espaço no chão, Barberena se levantou e terminou o round punindo o adversário.

Brown conseguiu aplicar uma rasteira pela terceira vez no início do 3º round e conectou alguns golpes antes de a luta ir para a grade, com ambos atletas sangrando, atacando e arrancando gritos da torcida. A menos de dois minutos do fim, Brown aplicou uma queda, mas Barberena se levantou imediatamente. Nos 30 segundos finais, os dois usaram toda a energia restante em busca do nocaute, fechando com chave de ouro 15 eletrizantes minutos de combate.

2 - Khamzat Chimaev-Gilbert Burns

Khamzat Chimaev of Russia punches Gilbert Burns of Brazil in their welterweight fight during the UFC 273 event at VyStar Veterans Memorial Arena on April 09, 2022 in Jacksonville, Florida. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Khamzat Chimaev of Russia punches Gilbert Burns of Brazil in their welterweight fight during the UFC 273 event at VyStar Veterans Memorial Arena on April 09, 2022 in Jacksonville, Florida. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Se a estrela em ascensão Khamzat Chimaev queria uma guerra contra Gilbert Burns, ele teve uma. O sueco manteve seu cartel invicto e venceu por decisão unânime uma luta parelha contra o ex-desafiante ao cinturão. Todos os juízes marcaram 29-28 para o sueco.

Bastaram apenas três golpes para Chimaev se aproximar para a queda e ele conseguiu colocar Durinho no solo com um minuto. O brasileiro cosneguiu se livrar e ambos ficaram em pé. Os dois lutadores trocaram golpes, com Durinho acertando de forma sólida. Com um minuto para o fim do round, um golpe de direita derrubou o brasileiro, que se recuperou rapidamente.

A  batalha em pé animou a torcida no 2º round, com cada um dos lutadores acertando bons golpes. Com dois minutos, Durinho conseguiu um knockdown e foi com tudo para cima, mas Chimaev se recuperou. O duelo então foi para o solo, com o brasileiro voltando a colocar a luta em pé. Enquanto ficavam frente a frente, Durinho sorria confiante para Chimaev, que foi para cima. O ex-desafiante ao cinturão conseguiu mais um knockdown antes do fim do round.

No segundo minuto do 3º round, o brasileiro mostrava cansado, mas conseguia evitar a blitz de Chimaev, que mantinha a pressão. Durinho então encarou o sueco como pode e ambos trocaram golpes novamente. No minuto final, a torcida vibrava com ambos e o brasileiro foi para cima, mas foi Chimaev quem saiu com a vitória.

1 - Jiri Prochazka-Glover Teixeira

Jiri Prochazka knees Glover Teixeira at UFC 275

SINGAPORE, SINGAPORE - JUNE 12: (R-L) Jiri Prochazka of Czech Republic knees Glover Teixeira of Brazil in the UFC light heavyweight championship fight during the UFC 275 event at Singapore Indoor Stadium on June 12, 2022 in Singapore. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Em uma divisão marcada por épicas batalhas de título, Jiri Prochazka e Glover Teixeira escreveram um capítulo a mais na história na luta principal do UFC 275 em Singapura, que terminou com Prochazka conquistando o cinturão dos 93 Kg ao finalizar o brasileiro no 5º round, apenas em sua terceira luta no UFC.

Prochazka mudou de base no início da luta procurando aberturas, mas foi o campeão que saiu na frente ao levar a luta para o chão no segundo minuto do round. Glover golpeou e passou a guarda. Prochazka conseguiu se levantar, mas foi novamente derrubado em seguida, com o brasileiro chegando à montada. Glover desferiu socos e obrigou Prochazka a dar as costas, mas o tcheco conseguiu se levantar e terminou o round atacando.

O desafiante pareceu confortável no início do 2º round e teve sucesso com uma variedade de golpes. No segundo minuto, uma direita limpa conectou e fez o brasileiro reagir com tentativas de queda desesperadas. Prochazka defendeu bem de início, mas então o brasileiro levou a luta para o chão e aproveitou a chance desferindo uma série de cotoveladas que abriram um corte profundo na testa do desafiante.

Prochazka defendeu a primeira tentativa de queda de Glover no 3º round e mais uma vez teve sucesso com sua trocação pouco ortodoxa. Quando parecia que a luta estava caminhando para o lado do tcheco, Glover conseguiu mais uma queda. Prochazka se levantou rapidamente, conectou um duro golpe no corpo do brasileiro e o castigou com golpes no chão. Mas o campeão se recusou a se entregar, conseguiu reverter a posição e terminou batendo por cima.

Após uma trocação franca no início do 4º round, Glover derrubou Prochazka e foi ao trabalho, conseguindo a montada em pouco tempo. O brasileiro tentou encaixar um katagatame em duas oportunidades. Após Jiri se livrar da tentativa de finalização, os dois alternaram posições e raspagens até o final do assalto.

Uma direita limpa de Glover entrou no rosto de Prochazka e quase derrubou o desafiante no início do round final, mas uma tentativa de guilhotina mal sucedida permitiu que o desafiante se recuperasse caindo por cima do brasileiro. Quando se levantaram, o tcheco jogou seus golpes, mas o brasileiro conectou os socos mais duros antes de aplicar outra queda. Na montada, Glover parecia ter controle da luta, mas Prochazka escapou mais uma vez e em meio à troca de posições, encaixou um mata-leão, mesmo sem ganchos, que obrigou o brasileiro a desistir a menos de 30 segundos do fim.

No momento da interrupção, Glover vencia a luta nas pontuações de dois jurados (39-37, 38-37), e o terceiro via o duelo empatado em 38 a 38.