Pular para o conteúdo principal
Alex Pereira comemora com os braços flexionados durante o anúncio da vitória sobre Jiri Prochazka no UFC 303, em Las Vegas, em junho de 2024. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Atletas

Melhores Momentos de Alex "Poatan" Pereira: a jornada até o UFC 307

Com uma trajetória meteórica no Octógono, paulista já conquistou dois cinturões e busca sua terceira defesa de título somente em sua 10ª luta pelo UFC

Poucas vezes um atleta fez tanto em tão pouco tempo no UFC quanto Alex "Poatan" Pereira.

Menos de três anos desde sua estreia no UFC, o paulista já se sagrou campeão de duas divisões e no UFC 307, dia 5 de outubro, busca defender pela terceira vez o cinturão dos meio-pesados no confronto com o norte-americano Khalil Rountree Jr. naquela que será somente sua 10ª apresentação no Octógono.

Confira tudo o que você precisa saber sobre Alex Poatan abaixo e não se esqueça: o UFC 307 terá transmissão exclusiva do UFC Fight Pass. Assine já e não perca!

Linha do Tempo de Alex "Poatan" Pereira

Alex Poatan com o cinturão após a vitória no UFC 281. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex Poatan com o cinturão após a vitória no UFC 281. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


  • Alex Poatan fez sua estreia profissional no MMA em 2015, sofrendo uma derrota. Desde então, tem 11 vitórias e apenas mais um revés.
     
  • Em 2017, Poatan se sagrou campeão peso-médio do Glory Kickboxing. Ele defendeu seu título por cinco vezes.
     
  • Alex Poatan se tornou campeão interino do peso meio-pesado do Glory Kickboxing em 2019, antes de se tornar o campeão linear da categoria em janeiro de 2021.
     
  • No UFC 268, em novembro de 2021, Poatan fez sua estreia no UFC contra Andreas Michailidis, vencendo por nocaute técnico no 2° round.
     
  • Alex Poatan se sagrou campeão peso-médio do UFC ao nocautear Israel Adesanya no 5° round da luta principal do UFC 281, em novembro de 2022.
     
  • Em novembro de 2023, Alex Poatan se sagrou campeão do peso meio-pesado do UFC ao nocautear Jiri Prochazka no 2° round da luta principal do UFC 295. Ele se tornou o nono lutador a conquistar dois cinturões em categorias diferentes na história da organização.
     
  • Na luta principal do histórico UFC 300, em abril de 2024, Alex Poatan defendeu pela primeira vez o título dos meio-pesados ao nocautear o ex-campeão Jamahal Hill no 1º round.
     
  • Em junho de 2024, no UFC 303, Alex Poatan venceu a revanche com Jiri Prochazka por nocaute técnico no 2º round, fazendo sua segunda defesa do título dos meio-pesados.
Alex Poatan nocauteia Andreas Michailidis no UFC 268. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex Poatan nocauteia Andreas Michailidis no UFC 268. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


A trajetória de Alex Poatan no UFC

Alex Poatan x Andreas Michailidis (UFC 268 - 6 de novembro de 2021)

Existia muita expectativa em cima da estreia de Poatan no UFC, já que ele chegou na organização com duas vitórias sobre Adesanya quando ambos lutavam kickboxing. Seu primeiro desafio no Ultimate em frente aos fãs não decepcionou, e foi uma pequena amostra do que ele poderia fazer no Octógono.

No primeiro round, Andreas Michailidis colocou o kickboxer no solo, forçando Poatan a trabalhar na luta agarrada. Porém, as coisas mudaram no segundo round, com o brasileiro acertando uma joelhada voadora em 18 segundos que levou Michailidis à lona. Depois de alguns socos no ground and pound, Poatan saiu vitorioso e mostrou seu cartão de visitas a todos.

Reveja Alex Poatan x Andreas Michailidis no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Bruno Blindado (UFC Vegas 50 - 12 de março de 2022)

Alex Poatan golpeia Bruno Blindado no UFC Vegas 50. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alex Poatan golpeia Bruno Blindado no UFC Vegas 50. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Muitas pessoas não esperavam que Poatan e Blindado fossem à decisão dos juízes depois de o futuro campeão ter conquistado seis vitórias pela via rápida antes do combate entre eles. Apesar dos brasileiros terem lutado os três rounds, foi uma performance dominante de Poatan.

Blindado e Poatan trocaram diversos golpes durante o primeiro round com o paraibano conseguindo uma queda no meio do período, mas o kickboxer ficou rapidamente de pé. A luta continuou de forma similar no round seguinte, mas Poatan mostrou maior técnica e acertou golpes que deixaram Blindado atordoado. Por muito pouco que o paulista não conseguiu o nocaute, mas a buzina soou. O panorama foi o mesmo no terceiro round e Poatan saiu com a vitória por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).

Reveja Alex Poatan x Bruno Blindado no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Sean Strickland (UFC 276 - 2 de julho de 2022)

Alex Poatan nocauteia Sean Strickland no UFC 276. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex Poatan nocauteia Sean Strickland no UFC 276. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Foi uma noite de trabalho tranquila para Poatan, já que ele nocauteou Sean Strickland com 2m36s de luta. Antes do combate, o norte-americano estava ranqueado no Top 5 da divisão, enquanto o brasileiro não aparecia entre os 15 melhores, o que tornava a situação de alto risco e alta recompensa.

O nocaute no primeiro round e a terceira vitória seguida no Octógono o colocariam frente a frente com Adesanya pelo cinturão.

Reveja Alex Poatan x Sean Strickland no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Israel Adesanya (UFC 281 - 12 de novembro de 2022)

Alex Poatan acerta Israel Adesanya na luta principal do UFC 281. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alex Poatan acerta Israel Adesanya na luta principal do UFC 281. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Cerca de um ano depois de sua estreia no UFC, Alex Poatan tornou-se campeão do peso-médio.

Indo para o quinto round de sua luta com Adesanya, Poatan estava perdendo nas pontuações do juízes, mas isso não o impediria de conquistar o cinturão. O poder que ele possui mais uma vez foi mostrado enquanto ele pressionava Adesanya, que ficou preso na grade do Octógono. Um jab atordoou o nigeriano, e de lá o então desafiante continuou a golpear de forma contundente, forçando o árbitro a interromper o combate faltando três minutos para o fim.

Reveja Alex Poatan x Israel Adesanya no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Israel Adesanya (UFC 287 - 8 de abril de 2023)

Alex "Poatan" Pereira aguarda o início da luta no UFC 287. (Foto por Carmen Mandatto/Getty Images)

Alex "Poatan" Pereira aguarda o início da luta no UFC 287. (Foto por Carmen Mandatto/Getty Images)


O reinado de Alex Poatan como campeão peso-médio durou pouco, e o cinturão voltou para o nigeriano no UFC 287, em Miami.

Os rivais faziam um duelo muito equilibrado durante boa parte dos primeiros rounds, com Alex castigando as pernas de Israel, e o desafiante lutando com uma postura mais agressiva do que no encontro anterior. Quando Poatan aumentou a pressão e tentou encurralar o adversário, que parecia acusar os golpes, Adesanya contragolpeou com uma direita certeira e encerrou o assunto com o golpe seguinte, levando o brasileiro ao chão desacordado.

Reveja Alex Poatan x Israel Adesanya 2 no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Jan Blachowicz (UFC 291 - 29/7/2023)

Alex Poatan comemora a vitória no UFC 291. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Alex Poatan comemora a vitória no UFC 291. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


O promissor início de Poatan no peso meio-pesado veio no UFC 291, em seu duelo contra o ex-campeão Jan Blachowicz.

Depois de ter Blachowicz em suas costas durante todo o primeiro round e sobreviver às tentativas de finalização, o brasileiro teve sucesso em pé no 2º round, rapidamente se levantando quando o veterano polonês o colocou no centro do Octógono. Enquanto Blachowicz teve bons momentos nos cinco minutos finais, Poatan se mostrava mais descansado e preciso do que o rival, fazendo o suficiente para assegurar a vitória.

Reveja Alex Poatan x Jan Blachowicz no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Jiri Prochazka (UFC 295 - 11 de novembro de 2023)

Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão do peso meio-pesado no UFC 295. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão do peso meio-pesado no UFC 295. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


A coroação de Alex Poatan como campeão do peso meio-pesado veio no UFC 295.

No início do combate, o brasileiro e Prochazka adotaram estratégias diferentes: enquanto Poatan buscava manter a distância e usar cruzados, o tcheco tentava encurtar a distância e levar a luta para o chão. Prochazka conseguiu uma queda e venceu o 1º round, mas o paulista mostrou calma e conectou dois bons cruzados no 2º round, derrubando o ex-campeão e finalizando a luta com cotoveladas.

Pelo terceiro ano consecutivo, Poatan conquistou uma vitória no Madison Square Garden, e pelo segundo ano seguido, ele levou o cinturão do UFC em Nova York. O brasileiro é o nono atleta a ganhar dois títulos, em duas categorias de peso diferente, sendo o mais rápido deles, em apenas sete aparições.

Reveja Alex Poatan x Jiri Prochazka no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Jamahal Hill (UFC 300 - 13 de abril de 2024)

Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão peso meio-pesado de Dana White após a vitória no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão peso meio-pesado de Dana White após a vitória no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Após conquistar o cinturão no UFC 295, Poatan teve pela frente o ex-campeão Jamahal Hill no UFC 300 em sua primeira defesa de cinturão - e não decepcionou.

A luta durou até a metade do 1º round e terminou com o brasileiro acertando um poderoso gancho de esquerda, que fez o ex-campeão cair no Octógono. Aproveitando a oportunidade, Poatan rapidamente capitalizou sua vantagem com uma enxurrada de golpes no ground and pound até que o árbitro interrompesse o combate.

O feito do brasileiro adicionou mais uma conquista impressionante em sua notável carreira no UFC. Com este triunfo, ele estendeu sua sequência de vitórias para três, todas contra ex-campeões.

Reveja Alex Poatan x Jamahal Hill no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Jiri Prochazka 2 (UFC 303 - 29 de junho de 2024)

Alex "Poatan" Pereira acerta um chute alto em Jiri Prochazka no UFC 303. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex "Poatan" Pereira acerta um chute alto em Jiri Prochazka no UFC 303. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Pouco mais de dois meses após a primeira defesa de título, o brasileiro voltou à ação para uma revanche com Jiri Prochazka, de quem havia tomado o cinturão.

Poatan assegurou a liderança da luta ao aplicar um knockdown com seu famoso cruzado de esquerda no último segundo do 1º round, e liquidou a fatura nos primeiros instantes da segunda parcial, desferindo um chute alto certeiro e nocauteando o tcheco com mais alguns golpes no chão. Com este triunfo, Alex se tornou o primeiro campeão dos 93 Kg com pelo menos duas defesas de título desde Jon Jones em 2019.

Alex Poatan posa para retrato após vitória no UFC 281. (Foto por Mike Roach/Zuffa LLC)

Alex Poatan posa para retrato após vitória no UFC 281. (Foto por Mike Roach/Zuffa LLC)


Todas as lutas de Alex Poatan no UFC

UFC 268 (6/11/21) Alex Poatan nocauteou Anderas Michailidis aos 18s do 2° round.

UFC Vegas 50 (12/3/22) Alex Poatan venceu Bruno Blindado por decisão unânime.

UFC 276 (2/7/22) Alex Poatan nocauteou Sean Strickland aos 2m36s do 1° round.

UFC 281 (12/11/22) Alex Poatan nocauteou Israel Adesanya aos 2m01s do 5° round e conquistou o cinturão do peso-médio.

UFC 287 (48/4/23) Alex Poatan foi nocauteado por Israel Adesanya aos 4m21s do 2º round, perdendo o cinturão do peso-médio.

UFC 291 (29/7/23) Alex Poatan venceu Jan Blachowicz por decisão dividida

UFC 295 (11/11/23) Alex Poatan venceu Jiri Prochazka por nocaute técnico aos 4m08s do 2º round e conquistou o cinturão peso meio-pesado do UFC.

UFC 300 (13/4/24) Alex Poatan nocauteou Jamahal Hill aos 3m14s do 1º round e defendeu o cinturão do peso meio-pesado do UFC.

UFC 303 (29/6/24) Alex Poatan venceu Jiri Prochazka por nocaute técnico aos 13s do 2º round e defendeu o cinturão meio-pesado do UFC.


Qual é o cartel de Alex Poatan?

  • 11-2

Qual é a idade de Alex Poatan?

  • 37 anos

Qual é a altura de Alex Poatan?

  • 1,93m

Qual é a envergadura de Alex Poatan?

  • 2 metros

Onde nasceu Alex Poatan?

  • Alex Poatan nasceu em São Bernardo do Campo, em São Paulo, mas atualmente vive em Danbury, Connecticut, Estados Unidos.

Em qual categoria de peso Alex Poatan luta?

  • Alex Poatan luta no peso meio-pesado, categoria em que é o atual campeão, e é ex-campeão do peso-médio.

Qual é o cartel de Alex Poatan no kickboxing?

  • O cartel de Alex Poatan no kickboxing é de 33-7, com 21 nocautes. Seu cartel no Glory Kickboxing é de 12-4, com oito nocautes.

Quando é a próxima luta de Alex Poatan?

Pôster oficial do UFC 307, em outubro de 2024, com Alex Pereira, Khalil Rountree Jr., Raquel Pennington e Julianna Peña. (Divulgação)

Alex "Poatan" Pereira tentará defender pela terceira vez o cinturão dos meio-pesados no duelo com Khalil Rountree Jr., na luta principal do UFC 307, que acontece dia 5 de outubro em Salt Lake City, nos Estados Unidos. O UFC Fight Pass transmite o card completo ao vivo e com exclusividade a partir das 19 horas (horário de Brasília).

O UFC 307: Pereira x Rountree Jr. foi um evento realizado em 5 de outubro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all