Pular para o conteúdo principal
Alex Pereira jogs around the octagon prior to his middleweight fight against Israel Adesanya at UFC 281 at Madison Square Garden on November 12, 2022 in New York City. (Photo by Jamie Squire/Getty Images)
Atletas

Melhores Momentos de Alex "Poatan" Pereira: Jornada até o UFC 303

Saiba mais sobre a carreira do brasileiro, que fará a luta principal do UFC 303, dia 29 de junho

A jornada de Alex "Poatan" Pereira dentro do UFC é rápida e impressionante. Com apenas três combates em sua carreira no Octógono, o brasileiro teve a chance de lutar pelo título contra o velho rival Israel Adesanya, que ele havia derrotado por duas vezes nos tempos de kickboxing.

O brasileiro saiu vencedor no UFC 281, mas na revanche realizada no UFC 287 acabou nocauteado. Ele então subiu para o peso meio-pesado e teve sucesso em sua estreia ao vencer o ex-campeão Jan Blachowicz por decisão dividida no UFC 291.

Em seguida, Poatan enfrentou Jiri Prochazka na luta principal do UFC 295, valendo o cinturão da categoria, e saiu vitorioso. Em seguida, nocauteou o ex-campeão Jamahal Hill na luta principal do UFC 300. Agora, ele terá uma revanche contra Jiri Prochazka no UFC 303, e como aquecimento para o duelo, relembre o caminho percorrido pelo brasileiro no Ultimate.

Momentos Marcantes na Carreira

Alex Poatan com o cinturão após a vitória no UFC 281. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex Poatan com o cinturão após a vitória no UFC 281. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


  • Em 2017, Poatan tornou-se campeão peso-médio do Glory Kickboxing. Ele defendeu seu título por cinco vezes.
     
  • Poatan tornou-se em 2019 o campeão interino do peso meio-pesado do Glory Kickboxing, antes de se tornar o campeão linear da categoria em 2021.
     
  • Poatan tornou-se profissional de MMA em 2015 e perdeu em sua estreia. Desde então, tem nove vitórias e apenas uma derrota.
     
  • No UFC 268, Poatan fez sua estreia no UFC contra Andreas Michailidis, vencendo por nocaute técnico no 2° round.
     
  • Poatan tornou-se campeão peso-médio do UFC depois de nocautear Israel Adesanya no 5° round da luta principal do UFC 281.
     
  • Poatan tornou-se campeão peso meio-pesado do UFC depois de nocautear Jiri Prochazka no 2° round da luta principal do UFC 295. Ele foi o nono lutador a conquistar dois cinturões em categorias diferentes na história da organização.

A Jornada de Poatan

UFC 268: Alex Poatan x Andreas Michailidis (6/11/2021)

Alex Poatan nocauteia Andreas Michailidis no UFC 268. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex Poatan nocauteia Andreas Michailidis no UFC 268. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Existia muita expectativa em cima da estreia de Poatan no UFC, já que ele chegou na organização com duas vitórias sobre Adesanya quando ambos lutavam kickboxing. Seu primeiro desafio no Ultimate em frente aos fãs não decepcionou, e foi uma pequena amostra do que ele poderia fazer no Octógono.

Reveja Alex Poatan x Andreas Michailidis no UFC Fight Pass

No primeiro round, Andreas Michailidis colocou o kickboxer no solo, forçando Poatan a trabalhar na luta agarrada. Porém, as coisas mudaram no segundo round, com o brasileiro acertando uma joelhada voadora em 18 segundos que levou Michailidis à lona. Depois de alguns socos no ground and pound, Poatan saiu vitorioso e mostrou seu cartão de visitas a todos.

Alex Poatan x Bruno Blindado (UFC Vegas 50 - 12/3/2022)

Alex Poatan golpeia Bruno Blindado no UFC Vegas 50. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alex Poatan golpeia Bruno Blindado no UFC Vegas 50. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Muitas pessoas não esperavam que Poatan e Blindado fossem à decisão dos juízes depois que o futuro campeão tivesse conquistado seis vitórias pela via rápida antes do combate entre eles. Apesar dos brasileiros terem lutado os três rounds, foi uma performance dominante de Poatan.

Reveja Alex Poatan x Bruno Blindado no UFC Fight Pass

Blindado e Poatan trocaram diversos golpes durante o primeiro round com o paraibano conseguindo uma queda no meio do período, mas o kickboxer ficou rapidamente de pé. A luta continuou de forma similar no round seguinte, mas Poatan mostrou maior técnica e acertou golpes que deixaram Blindado atordoado. Por muito pouco que o paulista não conseguiu o nocaute, mas a buzina soou. O panorama foi o mesmo no terceiro round e Poatan saiu com a vitória por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).

Alex Poatan x Sean Strickland (UFC 276 - 2/7/2022)

Alex Poatan nocauteia Sean Strickland no UFC 276. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex Poatan nocauteia Sean Strickland no UFC 276. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Foi uma noite de trabalho tranquila para Poatan, já que ele nocauteou Sean Strickland com 2m36s de luta. Antes do combate, o norte-americano estava ranqueado no Top 5 da divisão, enquanto o brasileiro não aparecia entre os 15 melhores, o que tornava a situação de alto risco e alta recompensa.

O nocaute no primeiro round e a terceira vitória seguida no Octógono o colocariam frente a frente com Adesanya pelo cinturão.

Reveja Alex Poatan x Sean Strickland no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Israel Adesanya (UFC 281 - 12/11/2022)

Alex Poatan acerta Israel Adesanya na luta principal do UFC 281. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alex Poatan acerta Israel Adesanya na luta principal do UFC 281. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Cerca de um ano depois de sua estreia no UFC, Alex Poatan tornou-se campeão do peso-médio.

Indo para o quinto round de sua luta com Adesanya, Poatan estava perdendo nas pontuações do juízes, mas isso não o impediria de conquistar o cinturão. O poder que ele possui mais uma vez foi mostrado enquanto ele pressionava Adesanya, que ficou preso na grade do Octógono. Um jab atordoou o nigeriano, e de lá o então desafiante continuou a golpear de forma contundente, forçando o árbitro a interromper o combate faltando três minutos. 

Reveja Alex Poatan x Israel Adesanya no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Israel Adesanya (UFC 287 - 8/4/2023)

Alex "Poatan" Pereira aguarda o início da luta no UFC 287. (Foto por Carmen Mandatto/Getty Images)

Alex "Poatan" Pereira aguarda o início da luta no UFC 287. (Foto por Carmen Mandatto/Getty Images)


O reinado de Alex Poatan como campeão peso-médio durou pouco, e o cinturão voltou para o nigeriano no UFC 287, em Miami.

Os rivais faziam um duelo muito equilibrado durante boa parte dos primeiros rounds, com Alex castigando as pernas de Israel, e o desafiante lutando com uma postura mais agressiva do que no encontro anterior. Quando Poatan aumentou a pressão e tentou encurralar o adversário, que parecia acusar os golpes, Adesanya contragolpeou com uma direita certeira e encerrou o assunto com o golpe seguinte, levando o brasileiro ao chão desacordado.

Reveja Alex Poatan x Israel Adesanya 2 no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Jan Blachowicz (UFC 291 - 29/7/2023)

Alex Poatan comemora a vitória no UFC 291. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Alex Poatan comemora a vitória no UFC 291. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


O promissor início de Poatan no peso meio-pesado veio no UFC 291, em seu duelo contra Jan Blachowicz.

Depois ter Blachowicz em suas costas durante todo o primeiro round e sobreviver às tentativas de finalização, o brasileiro teve sucesso em pé no segundo round, rapidamente se levantando quando o veterano polonês o colocou no centro do Octógono. Enquanto Blachowicz teve bons momentos nos cinco minutos finais, Poatan se mostrava mais descansado e preciso do que o rival, fazendo o suficiente para assegurar a vitória.

Reveja Alex Poatan x Jan Blachowicz no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Jiri Prochazka (UFC 295 - 11/11/2023)

Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão do peso meio-pesado no UFC 295. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão do peso meio-pesado no UFC 295. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


A coroação de Alex Poatan como campeão do peso meio-pesado veio no UFC 295.

No início do combate, o brasileiro e Prochazka adotaram estratégias diferentes: enquanto Poatan buscava manter a distância e usar cruzados, o tcheco tentava encurtar a distância e levar a luta para o chão. Prochazka conseguiu uma queda e venceu o 1º round, mas o paulista mostrou calma e conectou dois bons cruzados no 2º round, derrubando o ex-campeão e finalizando a luta com cotoveladas.

Pelo terceiro ano consecutivo, Poatan conquistou uma vitória no Madison Square Garden, e pelo segundo ano seguido, ele levou o cinturão do UFC em Nova York. O brasileiro é o nono atleta a ganhar dois títulos, em duas categorias de peso diferente, sendo o mais rápido deles em apenas sete aparições.

Reveja Alex Poatan x Jiri Prochazka no UFC Fight Pass

Alex Poatan x Jamahal Hill (UFC 300 - 13/4/2024)

Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão peso meio-pesado de Dana White após a vitória no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex "Poatan" Pereira recebe o cinturão peso meio-pesado de Dana White após a vitória no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Após conquistar o cinturão no UFC 295, Poatan teve pela frente o ex-campeão Jamahal Hill no UFC 300 em sua primeira defesa de cinturão - e não decepcionou.

A luta durou até a metade do 1º round e terminou com o brasileiro acertando um poderoso gancho de esquerda, que fez o ex-campeão cair no Octógono. Aproveitando a oportunidade, Poatan rapidamente capitalizou sua vantagem com uma enxurrada de golpes no ground and pound até que o árbitro interrompesse o combate.

O feito do brasileiro adicionou mais uma conquista impressionante em sua notável carreira no UFC. Com este triunfo, ele estendeu sua sequência de vitórias para três, todas contra ex-campeões. Além disso, Poatan ostenta um impressionante cartel de 7-1 dentro do Octógono, com quatro lutas pelo título, todas conquistadas em menos de três anos.

Alex Poatan posa para retrato após vitória no UFC 281. (Foto por Mike Roach/Zuffa LLC)

Alex Poatan posa para retrato após vitória no UFC 281. (Foto por Mike Roach/Zuffa LLC)


Todas as lutas de Alex Poatan no UFC

UFC 268 (6/11/21) Poatan nocauteou Anderas Michailidis aos 18s do 2° round.

UFC Vegas 50 (12/3/22) Poatan venceu Bruno Blindado por decisão unânime.

UFC 276 (2/7/22) Poatan nocauteou Sean Strickland aos 2m36s do 1° round.

UFC 281 (12/11/22) Poatan nocauteou Israel Adesanya aos 2m01s do 5° round e conquistou o cinturão do peso-médio.

UFC 287 (48/4/23) Poatan foi nocauteado por Israel Adesanya aos 4m21s do 2º round, perdendo o cinturão do peso-médio.

UFC 291 (29/7/23) Poatan venceu Jan Blachowicz por decisão dividida

UFC 295 (11/11/23) Poatan venceu Jiri Prochazka por nocaute técnico aos 4m08s do 2º round e conquistou o cinturão peso meio-pesado do UFC.

UFC 300 (13/4/24) Poatan nocauteou Jamahal Hill aos 3m14s do 1º round e manteve o cinturão do peso meio-pesado do UFC.

Vitor Miranda analisa a vitória de Alex "Poatan" Pereira sobre Jamahal Hill na luta principal do UFC 300, que terminou com o brasileiro nocauteando de forma espetacular.

Qual é o cartel de Alex Poatan?

  • 10-2

Qual é a idade de Alex Poatan?

  • 36 anos

Qual é a altura de Alex Poatan?

  • 1,93m

Qual é a envergadura de Alex Poatan?

  • 2 metros

Onde nasceu Alex Poatan?

  • Alex Poatan nasceu em São Bernardo do Campo, em São Paulo, mas luta por Danbury, Connecticut, Estados Unidos.

Em qual categoria de peso Alex Poatan luta?

  • Alex Poatan luta no peso meio-pesado, categoria em que é o atual campeão, e é ex-campeão do peso-médio.

Qual é o cartel de Alex Poatan no kickboxing?

  • O cartel de Alex Poatan no kickboxing é de 33-7, com 21 nocautes. Seu cartel no Glory Kickboxing é de 12-4, com oito nocautes.

Quando é a próxima luta de Alex Poatan?

UFC 303:ペレイラ vs. プロハースカ 2

Alex Poatan irá em busca da segunda defesa do cinturão do peso meio-pesado no UFC 303, dia 29 de junho, quando enfrenta o ex-campeão Jiri Prochazka em uma revanche na luta principal do evento.

O UFC 303: Pereira x Procházka 2 foi um evento realizado em 29 de junho de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all