Eventos
Na noite do último sábado (14), Merab Dvalishvili venceu Sean O'Malley por decisão unânime na luta principal do UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC e se tornou o 9º atleta da história da organização a conquistar o cinturão peso-galo, se juntando a grandes nomes da história do esporte como Dominick Cruz, TJ Dillashaw e Henry Cejudo.
Com um forte jogo de wrestling, o georgiano anulou o ex-campeão com a sua estratégia, se impôs durante os 25 minutos de confronto e alcançou o seu 11º resultado positivo seguido no Ultimate.
Relembre todos os outros oito atletas que conquistaram o título da divisão até 61 Kg na organização.
A história da divisão peso-galo
Primeiro campeão peso-galo da história da organização após o UFC absorver o extinto evento WEC em dezembro de 2010, Dominick Cruz defendeu o cinturão com sucesso em duas oportunidades, porém, uma triste sequência de lesões obrigou o Ultimate a retirar o seu título e nomear Renan Barão, que já havia defendido o título interino outras duas vezes, como novo número um da divisão até 61 Kg em janeiro de 2014.
O reinado linear do brasileiro durou apenas um confronto, a vitória por nocaute sobre Urijah Faber e, já em maio de 2014, Renan foi destronado por TJ Dillashaw com uma atuação de gala no UFC 173. O norte-americano ficou pouco mais de um ano em posse do cinturão, com triunfos sobre Joe Soto e Barão novamente, e foi derrotado por Dominick Cruz que retornava de lesão em janeiro de 2016.
No mesmo ano, e com apenas uma defesa de título, “Dominator” não conseguiu manter o seu reinado por muito tempo e foi superado por Cody Garbrandt no UFC 216. Dando início a uma das grandes rivalidades da história da divisão peso-galo, “No Love” enfrentou o seu ex-parceiro de treinos TJ Dillashaw em seu primeiro compromisso como campeão linear e foi nocauteado no 2º round.
Na aguardada revanche, nova vitória e cinturão defendido com sucesso por TJ. Porém, em janeiro de 2019, o norte-americano foi pego no exame antidoping e teve o seu título retirado. Na disputa do posto vago de número um da divisão até 61 Kg, o medalhista de ouro olímpico Henry Cejudo nocauteou o brasileiro Marlon Moraes no 3º round e entrou para a seleta lista de campeões da categoria.
Em maio do ano seguinte, com apenas uma defesa de título, Cejudo anunciou sua aposentadoria do esporte e deixou novamente o cinturão vago. Quem aproveitou a oportunidade foi Petr Yan que nocauteou José Aldo no 5º round e assumiu o trono no dia 11 de julho de 2020. Entretanto, em seu primeiro compromisso como campeão, o russo foi derrotado por Aljamain Sterling após aplicar um golpe ilegal e ser desclassificado.
O reinado de Aljamain Sterling foi um dos mais duradouros da história da categoria: durou entre março de 2021 e agosto de 2023, com três defesas de título e um curto reinado interino de Petr Yan enquanto o “Funk Master” se recuperava de uma lesão em suas costas.
No UFC 292, realizado em Boston, Sean O’Malley deu fim a soberania de Sterling ao nocauteá-lo antes do primeiro minuto da segunda parcial e se tornou o novo campeão da divisão até 61 Kg. A primeira e única defesa de título do “Suga” aconteceu no UFC 299, em março de 2024, quando o norte-americano dominou o equatoriano Marlon Vera, com quem protagonizou uma aguardada revanche, e saiu vitorioso por decisão unânime.
Na noite do último sábado (14), no UFC 306, o georgiano Merab Dvalishvili dominou Sean O’Malley com um forte jogo de wrestling por cinco rounds e se tornou o nono atleta da história a conquistar o cinturão peso-galo.
Confira abaixo todos os campeões peso-galo da história do UFC:
- Dominick Cruz: (2010-2012; 2016)
- Renan Barão: (2014)
- TJ Dillashaw: (2014 - 2016; 2017 - 2019)
- Cody Garbrandt: (2016-2017)
- Henry Cejudo: (2019 - 2020)
- Petr Yan: (2020 - 2021)
- Aljamain Sterling: (2021 - 2023)
- Sean O'Malley: (2023 - 2024)
- Merab Dvalishvili: (2024)
O UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC foi um evento realizado dia 14 de setembro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.
Tags