Pular para o conteúdo principal
Atletas

Michael Bisping lidera a classe de 2019 do Hall da Fama do UFC

Inglês é o primeiro nomeado ao Hall da Fama deste ano

O UFC anunciou na noite do último sábado (16) que o ex-campeão peso-médio e vencedor da terceira temporada do The Ultimate Fighter, Michael Bisping, será nomeado para a "Era Moderna" do Hall da Fama do UFC, como um membro da classe de 2019. A cerimônia será dia 5 de julho, sexta-feira, em Las Vegas.

"É difícil ter o nível de talento necessário para competir no UFC por qualquer período tempo, mas Michael Bisping conseguiu ter uma carreira de 11 anos onde ele se tornou campeão do mundo e venceu o The Ultimate Fighter. Poucas pessoas podem dizer isso", comentou o presidente do UFC, Dana White. "Ele também voltou e foi treinador do The Ultimate Fighter e agora é um dos melhores analistas da nossa equipe de transmissão. Michael tem sido uma peça importante não só da construção da nossa marca, mas também do MMA. Ele absolutamente merece estar no Hall da Fama do UFC. Parabéns".

Bisping, o primeiro lutador britânico a se tornar campeão do UFC, entrará para o Hall da Fama como um membro da "Era Moderna", juntando-se a Forrest Griffin (2013), BJ Penn (2015), Urijah Faber (2017) e Ronda Rousey (2018). A categoria "Era Moderna" inclui atletas que se tornaram profissionais a partir do dia 17 de novembro de 2000 (quando as regras das artes marciais mistas foram adotadas), têm idade mínima de 35 anos ou que estão aposentados a mais de um ano.

Veterano de 40 lutas profissionais em seus 13 anos de carreira, Bisping compilou um cartel de 31-9, conquistou os cinturões peso-médio do UFC e do Cage Warriors, assim como o cinturão meio-pesado do Cage Warriors. Durante sua carreira impressionante, Bisping obteve vitórias notáveis contra o Hall da Fama Dan Henderson, os ex-campeões dos médios Anderson Silva e Luke Rockhold, o ex-campeão dos médios do Strikeforce Cung Le, o ex-campeão meio-pesado do WEC Brian Stann e o ex-campeão dos médios do WEC Chris Leben.

Após passagens impressionantes no Cage Warriors e Cage Rage, Bisping entrou na terceira temporada do The Ultimate Fighter: Time Ortiz vs. Time Shamrock, com um cartel de 10-0 em 2006. Bisping passou pelas suas primeiras lutas do programa, despachando seus oponentes com interrupções no primeiro round, antes de nocautear Josh Hayes no segundo round para vencer o torneio meio-pesado. O inglês começou sua carreira pós-TUF no UFC 66: Liddell vs. Ortiz, em 30 de dezembro de 2006, derrotando Eric Schafer por nocaute técnico no rpiemiro round.

Em 2011, Bisping retornaria ao The Ultimate Fighter como treinador da 14ª temporada contra Jason Miller, enquanto treinava pesos-penas e pesos-galos. Bisping derrotou Miller por nocaute técnico na luta principal do The Ultimate Fighter: Time Bisping vs. Time Miller Finale.

Durante sua notável permanência dentro do mundialmente famoso octógono, "The Count", cuja música de entrada marcante seria "Song 2" da banda Blur, se tornaria um dos lutadores favoritos dos fãs de todo o mundo, registrando um cartel de 20-9 no UFC, que incluíram a tomada do cinturão peso-médio ao nocautear Luke Rockhold no UFC 199, em junho de 2016. Tendo perdido para Rockhold em 2014, Bisping aceitou ser o substituto da luta principal faltando apenas 17 dias, vencendo o duelo com socos no primeiro round.


Bisping entra no Hall da Fama com um currículo impressionante, que inclui:

* 16 vitórias como peso-médio - o maior na história do UFC
* 20 vitórias - empatado em segundo como o maior da história do UFC
* 29 lutas - empatado em terceiro como o maior da história do UFC
* 5h15m15s dentro do octógono - o maior tempo de um peso-médio na história do UFC
* 1.384 golpes significativos como peso-médio - o maior na história da divisão
* 1.567 golpes significativos - o segundo maior na história do UFC (Max Holloway é o primeiro, com 1.627)
* 1 dos 8 vencedores do TUF que se tornaram campeões do UFC
* O único atleta do UFC em sua história a vencer o The Ultimate Fighter, se tornar campeão e defender seu título
* 1 dos 4 atletas do UFC que acertaram 100 golpes significativos ou mais em cinco lutas diferentes (os outros são TJ Dillashaw, Max Holloway e Joanna Jedrzejczyk)
* Protagonista de lutas principais em sete países diferentes - o maior na história do UFC

Natural do Reino Unido, Bisping começou a treinar jiu-jitsu aos oito anos. Aos 15, competiu no primeiro vale-tudo amador britânico, um precursor ao MMA moderno.

Fora do octógono, tornou-se um respeitado analista esportivo e comentarista do UFC, bem como um empreendedor de sucesso como sócio na UFC GYM - Costa Mesa e UFC UK.

Ele também se destacou como ato em papéis nos filmes Covil de Ladrões, Triplo X: Reativado, Meu nome é Lenny e Ameaça Tripla. Ele mora com a esposa e três filhos em Orange County, Califórnia.

Os próximos membros nomeados para a classe de 2019 do Hall da Fama do UFC serão anunciados nas próximas semanas até a 8ª Semana Internacional de Lutas do UFC, que ocorrerá de 3 julho a 7 de julho, em Las Vegas.

Assine o combate | Siga o UFC Brasil no Youtube