
Eventos
Britânico é um dos maiores trash-talkers do esporte
Se montássemos uma lista dos maiores trash-talkers da história do UFC, o nome de Michael Bisping certamente apareceria na relação - provavelmente no top 3. O britânico, campeão da terceira temporada do The Ultimate Fighter, mostrou que tem a língua afiada ainda em 2006, na convivência com outros atletas da casa.
A habilidade em alfinetar os oponentes vem melhorando a cada ano. Não importa o rival, Bisping sempre dá um jeito de atacar, e ele é o primeiro a admitir que seu primeiro golpe no combate é a provocação.
"Eu sempre tive a boca grande. Sempre falei antes de pensar. Mas olha, isso é divertido. É divertido para mim, que quebro a rotina da preparação para a luta, e com certeza deixa tudo mais interessante para os fãs. Eles querem ver dois caras que não se gostam e vão acertar as contas no octógono", disse Bisping em entrevista exclusiva ao UFC.
A estratégia certamente funciona. Um lutador que não tem medo de soar arrogante e que faz questão de diminuir seus adversários chama bastante a atenção dos fãs. Se uma rivalidade é criada, o público acompanha - nem que seja para torcer contra. Por esse viés, não é difícil ver por que Conor McGregor e Ronda Rousey são tão populares.
A língua afiada do peso-médio não perdoa ninguém. Em 2012, quando o UFC se preparava para receber uma leva de atletas do Strikeforce, que realizada seus últimos eventos, o britânico contou vantagem sobre uma sessão de sparring que fez com o campeão do evento, Luke Rockhold.
"Se você está no Strikeforce, precisa ganhar seu espaço no UFC. Vamos dizer assim: eu fiz um sparring com o Luke Rockhold recentemente, e podemos falar que eu sou o campeão não oficial do Strikeforce. Desculpe, Luke, mas isso é fato", disse ao portal MMA Live. Dois anos depois, Rockhold finalizou o rival com uma guilhotina no segundo round.
A metralhadora de Bisping aponta até para quem não tem a menor possibilidade de ser seu oponente no futuro. Nos eventos de divulgação do UFC 152, em 2012, o britânico não se conformava de ver sua luta contra Brian Stann no posto de co-main event, enquanto a disputa do título peso-mosca entre Demetrious Johnson e Joseph Benavidez liderava o card.
"Na minha opinião, e acho que a maioria das pessoas concorda, essa é a luta principal. Essa é a verdadeira luta principal. Dois caras grandes, que batem forte. Ninguém liga para os pequenos pesos-moscas, essa é a luta principal. A luta grande. Acompanhem, porque alguém vai ser nocauteado, e não serei eu", disse em coletiva de imprensa. Vale ressaltar que isso aconteceu antes de a batalha entre Jon Jones e Vitor Belfort ser promovida a duelo principal do card.
'The Count' x 'The Spider'
Para a batalha contra Anderson Silva, Bisping não seria diferente. Logo que o duelo foi anunciado, 'The Count' usou suas redes sociais para disparar piadas que faziam referência à suspensão por doping que o brasileiro cumpriu no último ano após alegadamente tomar um estimulante sexual contaminado.
Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC | Assine o Canal Combate e não perca nenhum detalhe do UFC
Mas o clima só esquentou mesmo em um evento para a imprensa há algumas semanas, quando o europeu interrompeu uma entrevista de Anderson e iniciou o que parecia uma interação amigável. Os atletas se abraçaram, desejaram sorte um ao outro, mas Bisping não poderia perder a oportunidade de alfinetar o rival.
"Sem viagra!", disparou o britânico, que recebeu uma resposta bastante irônica do Spider.
"Não! Só meu soco na sua cara".
Isso foi o suficiente para fazer o sangue ferver. Bisping, que já estava saindo do local, deu meia volta para chamar Anderson de velho e acusá-lo de usar esteroides durante toda a carreira, sempre rebatido com um sorriso sarcástico do brasileiro.
De volta às alfinetadas online, o europeu publicou em sua conta no Instagram uma montagem na qual aparece nocauteando o Spider - algo que prometeu diversas vezes que fará na tarde de sábado (27).
Há anos Bisping declara sua vontade de enfrentar Anderson, e o desejo finalmente se tornará realidade neste sábado (27). Apesar de todas as provocações, o britânico mostra sinais de respeito pelo ex-campeão, aquele que segue como o mais dominante da história da organização.
"A lenda ainda está aí? Sim e não. Eu respeito o que ele fez no octógono. Ele é uma lenda por tudo que conquistou, mas não posso olhar para ele como uma lenda. Não posso entrar no octógono com esse pensamento. Vou olhar para ele e pensar: 'Estou enfrentando uma notícia do passado, um cara que não pode mais competir, que trapaceou sua carreira inteira e que está vindo de suspensão. É um cara que lutou uma vez nos últimos dois anos, e ele vai enfrentar alguém que esteve ocupando enfrentando os melhores do mundo. Tenho feito isso consistentemente, e eu vou destruí-lo", disse ao UFC.
O UFC Londres terá transmissão AO VIVO e exclusiva do Canal Combate. Assine e acompanhe o evento neste sábado (27) a partir das 14h30.
[View the story "Anderson x Bisping. As melhores notícias da semana" on Storify]