
Eventos
Inglês se junta a Forrest Griffin, Rashad Evans, Matt Serra e Carla Esparza
A vitória sobre Luke Rockhold na luta principal do UFC 199, no último domingo (4) e a conquista do cinturão dos pesos-médios por Michael Bisping coroam uma trajetória de uma década do inglês no Ultimate, que começou com sua participação na terceira edição do The Ultimate Fighter, em 2006.
Mais UFC 199: Personalidades comentam evento | Provocações seguem após lutas | Bisping é o novo campão dos médios | Brasileiros vão bem e vencem no card preliminar | Bisping, Hendo, Reyes e Kim levam os bônus da noite
Invicto no circuito europeu à época, Bisping chegou à casa do TUF como um meio-pesado, e não teve trabalho para despachar seus adversários, se credenciando à final do reality com duas vitórias por nocaute. Sua estreia no octógono não foi diferente, com o “Conde” se tornando campeão da edição no início do segundo assalto da luta sobre Josh Haynes.
Com a conquista do último domingo, Michael se tornou o quinto atleta da história do Ultimate a chegar a um cinturão da organização tendo sido campeão de alguma edição do TUF. Você se lembra dos outros?
Forrest Griffin - TUF 1
Forrest Griffin fez, provavelmente, a luta mais memorável da história do The Ultimate Fighter, quando derrotou Stephan Bonnar por decisão dos jurados e se tornou o campeão da primeira edição do reality entre os meio-pesados, em 2005.
Três anos depois, ele foi convidado para ser o treinador da sétima temporada do programa e enfrentou Quinton Rampage Jackson, então campeão dos meio-pesados, no duelo de treinadores. Apesar de considerado um grande azarão, Griffin venceu Rampage por decisão dos jurados e se tornou campeão em 2008.
Rashad Evans - TUF 2
Apesar de pequeno e leve para a categoria, Rashad se inscreveu entre os pesos-pesados para a segunda edição do TUF e fez da velocidade sua grande aliada vencendo três lutas na casa até chegar às finais. Sua estreia no octógono foi em novembro de 2005, com vitória sobre Brad Imes e o título de campeão da temporada.
Mas o “Suga” teve que trabalhar até conseguir uma disputa de cinturão. Foram sete outras lutas, incluindo um empate com Tito Ortiz e um nocaute sobre Chuck Liddell, até que ele fosse escolhido para encarar o recém-coroado Forrest Griffin. Evans venceu Forrest por nocaute técnico em dezembro de 2008.
Receba as novidades do UFC no WhatsApp! Basta mandar um "olá" para (11) 94559-5935!
Matt Serra - TUF 4
Diferentemente dos demais, Matt Serra já tinha oito lutas dentro do octógono quando se inscreveu para participar da quarta edição do TUF. Isso porque o programa tinha um formato diferente: ao invés de aspirantes ao UFC, integraram o torneio atletas já contratados pelo evento, mas que ainda não haviam chegado a uma disputa de cinturão.
Serra venceu os três combates do torneio, se sagrando campeão com vitória sobre Chris Lytle em decisão dividida. Cinco meses depois, ele desafiou o título de Georges St-Pierre e protagonizou uma das maiores zebras da história do MMA ao nocautear o canadense e se sagrar campeão dos meio-médios.
Carla Esparza - TUF 20
Outra edição do TUF com formato alternativo foi a 20ª. Todas as lutadoras envolvidas no torneio do peso-palha realizado na edição já entraram no programa com contratos com o UFC. Sendo assim, a vencedora do reality seria coroada a primeira campeã peso-palha da história da organização.
Ex-campeã da divisão no Invicta FC, Carla Esparza chegou à casa com certo favoritismo e despachou três adversárias no caminho até a final. Ela conquistou o reality e o cinturão em dezembro de 2014 com vitória por finalização sobre Rose Namajunas.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC