Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

'Morango' em busca da sua primeira vitória no UFC

Por Martins Denis

Na sua segunda aparição no octógono, o brasileiro Fabrício 'Morango' Camões encara, no dia 27 de março, o ultra talentoso Kurt 'Batman' Pellegrino pelo UFC 111, em Newark, New Jersey. A luta entre os pesos leves tem para Morango o mesmo significado de quando ele chegou ao UFC, em novembro do ano passado, para enfrentar Caol Uno, mas sem as nuances que ele encontrou naquele dia no Mandalay Bay, Las Vegas.

A diferença de experiência entre o brasileiro lutando por San Diego e do japonês de Kanagawa era gigantesca, já que Uno tinha quase três vezes o número de lutas de Morango. Mas isso não foi um problema para o novato do UFC que, apesar de estar realizando um sonho, estava pronto para encarar Uno de frente.

Mas o MMA não é feito apenas de glória e a vontade não é determinante para assegurar o sucesso, logo, os resultados variam entre vitórias, derrotas e até um raro empate. E foi esse empate que Camões teve que lidar logo na sua estreia, levantando uma série de dúvidas na cabeça do lutador. Eu venci a luta? Eu deixei a vitória escapar? Ou a disputa foi realmente muito apertada?

"Eu não fiquei frustrado com o resultado, mas eu posso dizer que não foi o que eu esperava", disse Camões. "Eu tentei mostrar minhas habilidades no UFC, e como essa foi a primeira luta, me senti confortável e feliz de estar lá. A sensação do empate é muito estranha, mas me motivou a treinar como um louco para a luta seguinte".

No caso de Morango, o empate entrou na categoria 'Eu deixei a vitória escapar' por conta de seu bom desempenho durante os três rounds. Mas ele aprendeu a lição, assim como aprendeu que a reputação que Uno tinha de lutar sob pressão era merecida. O japonês não perdeu o foco em nenhum momento durante a luta, mesmo depois de levar socos e chutes em sequência.

"Eu treinei muito em pé e mostrei crescimento luta após luta. Eu acho que Uno sentiu alguns dos meus golpes, mas acredito que a sua experiência escondeu qualquer sinal de tontura. Eu combinava golpes, olhava na sua cara e ele vinha pra cima com low kickes eu pensava: 'Esse cara não vai me mostrar nenhuma fraqueza?' No final das contas, a experiência valeu muito a pena e eu se manter da mesma forma contra Pellegrino, vencerei a luta".

O adversário do dia 27 de março não perde uma luta desde abril de 2008 quando foi derrotado por Nate Diaz. A partir dessa data, o favorito de New Jersey conquistou três boas vitórias sobre Rob Emerson, Thiago Tavares e Josh Neer. Enquanto Morango pode não ser o cara mais forte de todos, ele está mais do que pronto para os desafios que o UFC irá lhe proporcionar. 

"Eu sai do Rio de Janeiro para San Diego por causa disso e estou aqui para lutar contra os melhores. Eu nunca quis lutar com novatos ou lutadores medianos. Eu estou no UFC para ultrapassar todos os obstáculos e marcar meu nome na divisão dos Pesos Leves. Meu trabalho é mais difícil, pois não sou conhecido por aqui, mas sei do meu potencial. Uma luta só é decidida quando termina e não porque alguém é mais experiente ou parece mais forte no papel".

Ansioso e com a adrenalina mais controlada, Morango espera mostrar mais confiança e vontade contra Pellegrino, um veterano com 10 lutas pelo UFC, e aposta no tempo em que não estava na organização, assistindo lutas e sonhando que um dia ele chegaria lá.

"Eu gosto de assistir lutas, especialmente as do peso leve. Eu conheço detalhes de cada lutador e com Pellegrino não é diferente", conta Morango. "Isso é um benefício para mim, mas o mais importante é o treinamento, pois os lutadores melhoram e desenvolvem novos golpes o tempo todo. Eu conheço as minhas qualidades como atleta de Jiu-Jitsu, mas eu vejo uma luta com todas as possibilidades para nós dois. Ele é um excelente grappler, completo e tenho certeza que a nossa luta será candidata a Luta da Noite.

"Mas não gosto de imaginar o que irá acontecer depois dessa luta, pois o futuro a Deus pertence. Só posso controlar o que estou fazendo no momento. Kurt é um veterano no UFC e estou feliz que me escolheram para essa luta", ele afirma. "Apenas a vitória me interessa; me sacrifiquei muito para alcançar meu objetivo de chegar ao UFC e não quero desperdiçá-lo. Vou atrás de quem quer que seja como um cão faminto".