Eventos
Com card repleto de astros do The Ultimate Fighter, reality show do UFC, e participação do brasileiro Francisco Massaranduba sete lutas esquentaram o público nas preliminares do UFC 173, em Las Vegas.
Entre os destaques no octógono, um nocaute e uma finalização de tirar o chapéu! Bom começo para os fãs que chegaram cedo no ginásio ou assistiram desde o início a transmissão pela TV. Único brasileiro nas preliminares, Francisco Massaranduba, em sua primeira luta internacional pelo UFC, teve uma parada indigesta. Michael Chiesa, campeão da 15ª edição do TUF, tinha a seu favor, além da torcida local, a maior envergadura.
O piauiense não se intimidou, foi para cima e conectou boa joelhada na linha de cintura. Especialista nas finalizações, Chiesa optou por derrubar Massaranduba. No chão, chegou à montada e castigou, principalmente com os cotovelos.
No segundo round, Massaranduba vinha bem com os socos, mas tentou surpreender com uma guilhotina. O golpe foi justo, mas Chiesa conseguiu escapar e ficar por cima no chão, de onde novamente tentou atacar com os cotovelos. O brasileiro tentou bons ataques, com chaves de calcanhar e raspadas. Não foi massacrado como na primeira parcial, mas novamente perdeu.
Ciente de que só o nocaute ou a finalização lhe dariam a vitória, Massaranduba voltou com tudo no assalto final, mas o americano novamente conseguiu derrubar. Massara ainda tentou o último ataque, com um justo armlock, mas novamente Chiesa escapou, tendo garantido assim a decisão unânime dos jurados a seu favor.
“Ele me acertou duros golpes e também acertei ele. Foi uma guerra!”, resumiu Chiesa, que vence a segunda seguida entre os pesos leves.
Em outras lutas que chamaram a atenção, o japonês Katsunori Kikuno conectou bons golpes em Tony Ferguson, mas insistia em lutar com a guarda baixa. Tal postura foi determinante, Ferguson passou a acertar duros socos. Kikuno levou uma queda violenta. No chão, o japonês sobreviveu a um armlock e a um triângulo de braço, mas a casa caiu quando se levantou e recebeu um soco em linha limpo de Ferguson. O nocaute para o campeão do TUF 13 foi aos 4min6s, sua segunda vitória em sequência.
Surpreendente foi a finalização de Mitch Clarke sobre o finalista do TUF 15 Al Iaquinta. Clarke levou um atraso no primeiro round, parecia que não teria chances. Mas, no segundo assalto, encaixou um justo triângulo de braço que colocou Iaquinta para dormir.
Confira os resultados das preliminares:
Michael Chiesa venceu Francisco Massaranduba por decisão unânime
Tony Ferguson venceu Katsunori Kikuno por nocaute
Chris Holdsworth venceu Chico Camus por decisão unânime
Mitch Clarke venceu Al Iaquinta por finalização (triângulo de mão)
Anthony Njokuani venceu Vinc Pichel por decisão unânime
Sam Sicilia vendeu Aaron Phillips por decisão unânime
Li Jiangliang venceu David Michaud por decisão