Pular para o conteúdo principal
Ilia Topuria comemora após a vitória sobre Alexander Volkanovski no UFC 298, em fevereiro de 2024 (Chris Unger/Zuffa LLC)
Atletas

Os números da conquista de título de Ilia Topuria no UFC 298

Nascido na Geórgia e naturalizado espanhol, "El Matador" se tornou o quinto campeão da história do peso-pena no UFC

O UFC 298 marcou a coroação de um novo campeão peso-pena. Ilia Topuria chocou o mundo das artes marciais mistas ao nocautear Alexander Volkanovski na luta principal do evento realizado no último sábado (17), nos Estados Unidos. Com a vitória, ele se tornou apenas o 5° lutador a conquistar o cinturão na história da categoria. 

Ilia Topuria comemora após a vitória sobre Alexander Volkanovski no UFC 298, em fevereiro de 2024 (Chris Unger/Zuffa LLC)

José Aldo foi o primeiro campeão da categoria, trazendo consigo em 2010 o cinturão que detinha no extinto WEC, seguido por Conor McGregor em 2015. O título retornou para Aldo em 2016, passou para Max Holloway em 2017 e estava sob posse de Volkanovski desde 2019, até a vitória de Topuria.

Além de garantir o lugar mais alto da categoria, Topuria fez história ao se tornar o primeiro campeão da Geórgia e da Espanha no UFC. O lutador de 27 anos tem descendência georgiana e é naturalizado espanhol, país onde reside atualmente.

"El Matador" chegou ao UFC em 2020 e rapidamente ganhou notoriedade na divisão peso-pena. Sua vitória sobre Volkanovski marca o ponto alto de sua carreira após sete lutas no Octógono. Com um cartel de 15 vitórias, sendo 13 por nocaute ou finalização, Topuria se tornou o 16º lutador invicto a conquistar um título na história do Ultimate.

Além disso, ele foi o primeiro atleta a derrotar Volkanovski na categoria peso-pena no UFC. O australiano ostentava até o último sábado uma sequência de 13 triunfos seguidos na divisão, sendo seus dois únicos reveses no Octógono em desafios a Islam Makhachev pelo cinturão dos leves.