Pular para o conteúdo principal
Atletas

O histórico da Família Gracie no UFC

Relembre a trajetória de todos os membros do famoso clã que passaram pelo Octógono

Neste domingo (17), o peso-pena Kron Gracie se tornará o quinto membro da família fundadora do Ultimate a pisar no Octógono, quando enfrentará Alex Caceres no UFC Phoenix.

Veja também: Como era o mundo na última luta de Cain Velasquez?Motivos para ver o UFC Phoenix | Os brasileiros no evento

Antes desta aguardada estreia, vamos relembrar como foram as trajetórias dos outros membros do clã na organização.

Royce

O mais icônico e bem-sucedido Gracie na história do UFC foi Royce. Na época com 26 anos de idade e pesando cerca de 70kgs, ele foi o escolhido da família para representar o jiu-jítsu na primeira edição do Ultimate, em 1993, enfrentando oponentes de diversas modalidades e biotipos. E Royce mudou o rumo do MMA para sempre.

Ele foi campeão do torneio do UFC 1, vencendo três combates em uma noite, e repetiu o feito no UFC 2, quando superou quatro oponentes. Royce venceu sua primeira luta no UFC 3, mas abandonou o torneio ao passar mal após o duelo, e se sagrou novamente campeão no UFC 4. No UFC 5, em 1995, ele empatou com Ken Shamrock em um confronto histórico que durou 36 minutos sem intervalo.

Onze anos depois, em 2006, ele voltou ao Octógono para uma superluta em peso casado contra o então campeão dos meio-médios Matt Hughes, e acabou sendo nocauteado no primeiro round. Ao todo, Royce teve 11 vitórias, um empate e uma derrota no Ultimate, e um legado imensurável

Rolles

Filho de Rolls Gracie - e sobrinho de Royce -, o peso-pesado Rolles Gracie teve uma breve passagem pelo Ultimate em 2010. Ele estreou na organização invicto com um cartel de três vitórias, mas em sua única apresentação no Octógono, foi derrotado por Joey Beltran por nocaute técnico no segundo round.

Renzo

Meses após a experiência de Rolles, Renzo chegou ao Ultimate. À época com 43 anos de idade, ele já tinha um nome consolidado no mundo das lutas, e encerrou um intervalo de três anos sem competir para uma superluta com Matt Hughes. Assim como seu primo Royce, Renzo perdeu o duelo por nocaute técnico no primeiro round.

Roger

Considerado por muitos o maior nome da história do jiu-jítsu esportivo, Roger passou pelo UFC em 2013, chegando com um cartel de 6-1. Em sua única experiência no Octógono, o peso-médio foi derrotado por Tim Kennedy por decisão unânime.

Após o estrondoso sucesso de Royce nos primórdios do UFC, as mais recentes passagens de um membro da família Gracie pelo Octógono não tiveram desfechos positivos. Kron, filho do lendário Rickson, tentará mudar isso neste domingo (17), no UFC Phoenix.

Assine o combate | Siga o UFC Brasil no Youtube